O que é um substituto de refeição?

· 8 de novembro de 2018
Vamos verificar o que são os substitutos de refeição, se realmente podemos trocar uma refeição inteira por um desses produtos e, além disso, se a má reputação que eles têm é merecida.

Os suplementos alimentares são uma das formas mais eficazes e recomendadas pela ciência para controlar o peso corporal. No entanto, antes de começar a consumir qualquer tipo, inclusive o substituto de refeição, é importante se informar sobre eles.

Assim, com os dados e as informações adequadas, a pessoa que estiver interessada em usar o substituto de refeição poderá tomar a decisão que melhor se adapte aos objetivos que ela esteja perseguindo.

O que é um substituto de refeição?

Um substituto de refeição é um suplemento alimentar cujo objetivo, assim como o próprio nome indica, é substituir uma ou várias refeições por dia. Os substitutos devidamente aprovados pela comunidade médica contam com todas as propriedades que o corpo requer para se manter forte e saudável, mas nem todos são aprovados.

Em geral, esse tipo de suplemento tem diferentes apresentações, que podem variar desde shakes até barrinhas e líquidos, entre outros. Os substitutos pretendem suplantar certos tipos de alimento, principalmente se a pessoa não tiver tempo suficiente para se alimentar em determinados momentos do dia.

Mulher preparando um shake

É preciso lembrar sempre que os suplementos não devem ser tomados como a base da dieta, mas sim exatamente como aquilo que são, ou seja, um complemento para a alimentação. Sem dúvida, uma dieta equilibrada e natural será sempre a melhor opção para manter a saúde em perfeitas condições.

Razões para consumir substitutos de refeição

Há muitas razões para incluir os suplementos alimentares na dieta diária que não necessariamente a busca pela perda de peso. O fato de ser um complemento saudável faz com que ele seja uma opção ideal para manter a saúde do organismo.

Motivos de saúde

O substituto de refeição é uma excelente opção para complementar a alimentação das pessoas que sofrem de diferentes problemas de saúde. Esse é o caso dos diabéticos, por exemplo, que podem se valer desses suplementos como grandes aliados para a sua saúde.

Os diabéticos podem substituir algumas das refeições principais por suplementos que se adaptem à sua situação de saúde. Eles também podem ser usados como lanches, uma vez que os nutrientes fornecidos vão proporcionar energia o suficiente sem que seja preciso consumir açúcares.

É fundamental e aconselhável que as pessoas que sofram de diabetes consultem seu médico, para receber dessa forma instruções detalhadas sobre o tipo de substituto mais aconselhável para a sua situação.

Perda de peso

A perda de peso é um dos fatores mais importantes para o uso de substitutos de refeições. Milhões de pessoas usam suplementos alimentares com esta finalidade.

Mulher feliz que perdeu peso se pesando na balança

Nesse sentido, diversos estudos científicos demonstraram que esse é um dos métodos mais eficazes para perder peso ou, caso isso não seja possível, controlá-lo.

Para atingir esse objetivo de perda de peso, o substituto deve ser pobre em açúcar e rico em proteínas. Além disso, ele deve conter mais de 300 calorias, principalmente se for substituir uma das três refeições principais.

Não se esqueça de que os suplementos com baixa carga calórica não são capazes de fornecer ao corpo a energia necessária para atender às exigências do dia a dia.

Treinamento esportivo

Outro dos usos mais comuns dos substitutos de refeição é como complemento para o treinamento esportivo. Nestes casos, os suplementos fornecem ao corpo todos os nutrientes e a energia de que ele precisa para poder ter um desempenho muito melhor durante o exercício.

Recomenda-se que o atleta consuma suplementos com alto teor de proteínas e carboidratos uma hora após o treinamento. Desta forma, os músculos vão se recuperar muito mais rapidamente da fadiga gerada pelo exercício.

Lanches

Os suplementos são uma opção conveniente e ideal para comer entre as refeições, pois podem ser transportados confortavelmente para o trabalho, para a faculdade ou para qualquer outro lugar.

Esse tipo de substituto, além de complementar a alimentação habitual, também cumpre com um objetivo de saciedade, importante para controlar o apetite e também para manter o corpo cheio de energia.

Os substitutos de refeição são eficazes?

A ciência diz que sim. Os substitutos de refeição são eficazes para alcançar diferentes objetivos. Por essa razão, é importante consultar um especialista e assim definir as características do substituto mais conveniente, de acordo com o histórico da pessoa e o objetivo buscado.

Homem tomando comprimidos

Os suplementos alimentares são convenientes e práticos para controlar a quantidade de calorias consumidas diariamente. No entanto, é importante complementar com uma dieta equilibrada e exercício físico regular, para que dessa forma os efeitos sejam visíveis e duradouros.

Os substitutos de refeição são uma excelente opção para complementar a alimentação diária: eles são excelentes não só para a perda de peso, mas também para o controle de várias doenças e como suplementos no treinamento esportivo.

Como vimos, para que uma pessoa possa perceber todos os seus benefícios, é aconselhável consultar um especialista em nutrição. Dessa forma, será possível escolher o tipo de suplemento que melhor se adapte às suas necessidades.