Shakes e smoothies saudáveis para sua dieta

8 de março de 2019
A maioria dos smoothies que vamos propor tem como base frutas ou vegetais, misturados com gelo, leite, iogurte, sorvete ou outros laticínios; há quem prefira adoçar um pouco, mas isso nem sempre é necessário

Não há nada melhor do que começar o dia com vigor e dinamismo. E que maneira melhor de fazer isso do que consumindo shakes e smoothies saudáveis? O preparo é rápido e seu efeito energizante!

O que é necessário para fazê-los? Um mixer, liquidificador ou processador, os ingredientes para serem combinados e dez minutos do seu tempo. Em geral, eles mantêm o corpo acordado, livre de toxinas e, além disso, revitalizado. Por serem refrescantes e saudáveis, eles não contêm álcool, tornando-os assim muito saudáveis.

Por que tomar shakes e smoothies saudáveis?

Além de saudáveis, os shakes e smoothies são nutritivo. Vitaminas, minerais, antioxidantes, enzimas e fibras entram no corpo de gole em gole. Eles são fáceis de digerir, regulam os níveis de triglicerídeos e melhoram a aparência da pele. Além disso, eles também promovem a função intestinal e aumentam a atividade mental.

Alguns shakes e smoothies fornecem proteínas, ajudando a moldar os músculos, e outros ajudam a emagrecer. Embora possa não parecer, eles são ideais para serem incluídos em uma dieta para perder peso.

A melhor parte é que essa maneira inovadora de apresentar frutas e legumes é ideal para pessoas de todas as idades, incluindo as crianças. O desafio é prepará-los. A seguir, vamos ver algumas receitas simples:

Smoothie verde

Os smoothies verdes dão ao organismo grandes quantidades de nutrientes e vitaminas de origem vegetal. Eles podem ser preparados usando uma série de produtos, incluindo os sugeridos neste delicioso smoothie doce de espinafre:

  • Espinafre (2 xícaras, 300 gramas)
  • Pera (uma unidade)
  • Uvas (15 unidades)
  • Iogurte desnatado (180 gramas)
  • Abacate picado (2 colheres de sopa)
  • Suco de limão (2 colheres de sopa )
Smoothies verdes

O toque doce será dado pelas uvas e pela pera, devidamente descascada. O smoothie de espinafre fornece altas doses de vitamina A e C, magnésio e potássio; da mesma forma, é uma fonte natural de vitamina K.

Se você estiver buscando se desintoxicar ou perder peso, a melhor opção é tomar um smoothie verde todas as manhãs.

As propriedades das frutas e legumes são combinadas em uma bebida que ajuda a nutrir o corpo se ingerida diariamente. Uma outra bebida verde enriquecida e saudável é a de banana, pepino, couve, limão, aipo, abacaxi e sementes de chia.

Smoothie de banana

Por seu caráter doce e cremoso, a banana é um dos ingredientes preferidos na preparação de smoothies. Ela pode ser misturada com chá verde, canela e leite de amêndoas para dessa forma fornecer energia e queimar gordura. Também pode ser feito com chocolate, coco e mel.

Smoothies de banana

Ingredientes

  • Bananas maduras (2 unidades)
  • Iogurte (uma unidade)
  • Mel (100 gramas)
  • Cubos de gelo
  • Essência de baunilha

Se você adicionar abacaxi, morangos e leite (190 ml), você terá um smoothie de banana split. Uma vez servido, pode ser decorado com calda de chocolate. Para os intolerantes à lactose, o iogurte e o leite podem ser substituídos por mais bananas, frutas da época ou sementes de cânhamo.

Smoothie de gengibre

O gengibre possui reconhecidas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Combinadas com as qualidades dos morangos, das laranjas e do iogurte natural, torna-se um verdadeiro elixir.

Para reforçar as defesas, esta bebida é preparada batendo gengibre (15 gramas), laranja (o suco de 4 unidades), limão (o suco de 1 unidade), gelo (150 gramas) e mel.

Uma receita ideal para melhorar os problemas de digestão é feita com uma colher de sopa de gengibre fresco ralado, mamão, iogurte grego com baixo teor de gordura, gelo, suco de limão e quatro folhas de hortelã fresca. Esta receita fornece fibras, prebióticos e também alivia o mal-estar.

Smoothie de pêssego e amêndoas

Manteiga de amêndoa, óleo de linhaça, leite de soja e um pouco de gelo acompanham o pêssego nesta seleção, adoçada com mel.

São necessários dois pedaços de pêssegos frescos (ou 200 gramas dessa fruta em calda) e uma xícara de leite, além de uma colher cheia do restante dos ingredientes. É uma excelente fonte de vitamina C, cálcio e potássio.

Um toque de baunilha

Quem gosta de baunilha, pode escolher uma deliciosa bebida com alto teor de proteína. São necessários apenas leite de soja, banana, manteiga de amendoim e tofu. É uma deliciosa receita vegana, pelo seu aroma e sabor.

Em resumo, existem inúmeras receitas de shakes e smoothies deliciosos e saudáveis. Os shakes de frutas ou vegetais são uma tendência atualmente, mas sempre trouxeram benefícios para a saúde e podem trazer para você também.