Receitas de molhos caseiros com legumes para massas
Os molhos com legumes são maravilhosos não só pelo seu sabor, mas também devido às propriedades dos ingredientes que são usados na elaboração. Para que eles fiquem ainda mais saudáveis, você pode fazê-los de forma caseira.
Além disso, os molhos de legumes feitos com base, por exemplo, de abóbora, beterraba ou cenoura, podem ainda adicionar um toque de cor e sabor aos seus pratos. Sem precisar mencionar novamente o fato de que eles nos fornecem muitos nutrientes.
Esses alimentos fornecem fibras que nos ajudam a regular o colesterol e o açúcar e previnem a constipação. Por isso, a seguir, mostraremos algumas receitas de molhos com legumes que podem ser feitas facilmente.
Benefícios
Eles são uma boa fonte de vitaminas, minerais e substâncias que aumentam as nossas defesas e que nos ajudam a prevenir todos os tipos de doenças, como por exemplo o câncer.
Todas essas propriedades são maiores se os legumes forem consumidos crus, mas preparar molhos será uma maneira agradável de aumentar a ingestão desse tipo de alimento e vai nos ajudar a permanecermos saudáveis e a mantermos o nosso peso.
As hortaliças com bulbos ou talos (por exemplo, alho, cebola, cebolinha, alho-poró…) estimulam a digestão, promovem os processos respiratórios, são depurativas e possuem substâncias que ajudam a prevenir as doenças que aparecem com a idade.
As verduras com sabor amargo nos ajudarão a melhorar a digestão: alcachofra, chicória, espinafre, acelga… E os legumes de cores fortes são os que têm mais vitaminas: tomates, pimentões, cenouras, abóbora…
Todos nos fornecem fibras, vitaminas, minerais e água, o que ajuda a ser saudável e perfeitamente hidratado. Agora, vamos apresentar algumas receitas e ver como podemos facilmente fazê-las em casa.
Molhos com legumes para massas
Primeira receita
Ingredientes (serve cerca de quatro pessoas):
- Uma xícara de tomates já descascados anteriormente e cortados em pedaços pequenos.
- Uma xícara de cenouras já limpas e cortadas em pedaços pequenos.
- Uma xícara de abobrinha já descascada e cortada em pedaços pequenos como os ingredientes anteriores.
- Uma xícara de cebola bem picadinha.
- Dois dentes de alho picado.
- Uma xícara de caldo de legumes.
- Uma dose generosa de azeite de oliva.
A seguir iremos mostrar o passo a passo para fazer esse molho:
Primeiro, colocamos em uma panela uma generosa dose de azeite de oliva, cerca de 4 colheres de sopa. Em seguida, preparamos as xícaras com os legumes na ordem em que serão colocados na panela: 1) cenouras, 2) abobrinha, 3) cebola, 4) alho, 5) tomates.
Coloque a panela no fogo e quando o azeite de oliva estiver quente iremos acrescentando os ingredientes na ordem em que dissemos anteriormente. Espere um intervalo de cerca de 4 minutos entre um e outro, mexendo com colher de pau, enquanto eles estão dourando.
Quando o tomate estiver se desfazendo, significa que o molho está pronto. Nesse momento, vamos abaixar o fogo e adicionar o caldo para depois mexer.
Após três minutos de fervura, coloque as especiarias de preferência – por exemplo, orégano, páprica ou manjericão – e pouco sal, pois o caldo de legumes já tem sal.
Finalmente, desligue o fogo e coloque por cima do macarrão, cobrindo-o.
Segunda receita
Ingredientes (serve cerca de seis pessoas):
- Uma cebola
- Um dente de alho
- Uma cenoura grande
- Um pimentão verde
- Um pimentão vermelho pequeno
- Uma abobrinha
- Uma berinjela
- Três tomates secos
- 200 mL de vinho tinto
- 500 g de tomate triturado
- Cinco gramas de açúcar
- Pimenta preta moída
- Sal
- Orégano seco
- Azeite de oliva extra virgem
- Queijo parmesão
A seguir iremos mostrar o passo a passo para fazer esse molho:
Comece descascando a cebola e o dente de alho e pique bem. Depois, lave o resto dos legumes e também pique-os e mantenha tudo separado.
Esquente uma boa quantidade de azeite em uma panela grande e frite a cebola por alguns minutos com uma pitada de sal.
Em seguida, adicione o alho e mexa por um minuto, e adicione a cenoura com os pimentões e o tomate seco picado. Deixe-os cozinhar sem pressa por cerca de oito minutos.
Adicione a abobrinha e a berinjela, o sal e a pimenta e refogue o molho até começar a pegar cor. Adicione o tomate, uma pitada de açúcar e despeje o vinho.
Coloque a tampa e cozinhe por cerca de 20 a 30 minutos em fogo baixo, e mexa de vez em quando. Por fim, adicione um pouco de água do cozimento do macarrão ao molho, se achar necessário.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.