Receitas com ovos: proteicas, rápidas e saudáveis
O ovo é um alimento muito completo que não deve faltar no nosso dia a dia. A gema é rica em vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e proteínas, e a clara contém água e proteínas. Além disso, o ovo é um ingrediente muito versátil, e por isso trazemos hoje receitas com ovos para o seu dia a dia.
Com todos esses benefícios, nunca vamos nos cansar de comê-los. A seguir, mostraremos três receitas com ovos.
Receitas com ovos
Salada com ovo cozido
Nesta primeira receita vamos mostrar que podemos incluir o ovo na nossa alimentação sem a necessidade de passar horas na cozinha. Nós vamos fazer uma salada que será um prato perfeito para aqueles dias em que estamos com pressa e não queremos cozinhar.
Ingredientes para duas pessoas:
- Um pé de alface
- Três tomates
- Dois ovos cozidos
- Meio pepino
- Uma lata de sardinha ou atum em conserva
- Sementes de abóbora
- Vinagre
- Sal
Modo de fazer:
Começamos fervendo uma panela com água. Não há necessidade de muita quantidade, já que basta cobrir os dois ovos. Quando alcançar o ponto de ebulição, coloque os ovos e deixe ferver por 10 minutos.
Enquanto os ovos fervem, lave a alface, o tomate e o pepino e corte-os. Devemos colocar um pouco de sal no pepino em um escorredor e com um prato por baixo. Esperamos alguns minutos e quando tiver um pouco de água no prato, lavamos o pepino e o adicionamos ao prato com o resto.
A seguir, abrimos a lata de sardinha, cortamos uns dois ou três pedaços e os colocamos no prato. Reserve o azeite da lata. Finalmente, descascamos os ovos e deixamos esfriar. Picamos o ovo e colocamos no prato junto com as sementes de abóbora.
Para temperar a salada, coloque um pouco do azeite da sardinha e adicione um pouco de vinagre e sal. É isso mesmo que você viu! Uma opção fácil de receitas com ovos.
Ovos rancheiros
Os ovos rancheiros são uma receita típica do México. Originalmente, era um almoço típico dos trabalhadores do campo. Ao longo dos anos, essa comida tornou-se popular e é consumida em qualquer parte do mundo.
Ingredientes (serve quatro pessoas):
- 4 tortilhas de milho
- 4 ovos
- 4 tomates
- Meia cebola
- 1 pimentão verde
- Sal
- Cebola
- Azeite de oliva
Modo de fazer:
Começamos fazendo um refogado com o tomate, o pimentão e a cebola. Pique todos os ingredientes e frite-os com o azeite de oliva em uma frigideira. Quando eles estiverem cozidos, devemos reservá-los em um prato. Se quisermos dar o autêntico toque mexicano, adicionamos um pouco de molho chilli.
Em seguida, frite as tortilhas por um minuto de cada lado. Vamos fazemos uma por uma na panela, deixando-as reservadas em um prato. Finalmente, só é necessário fritar os ovos com azeite e sal.
Assim que tivermos todos os ingredientes, colocamos em cima de cada tortilha algumas colheres de sopa do refogado e um ovo. Agora é só aproveitar esse autêntico prato mexicano.
Ovos recheados
Os ovos recheados são uma das receitas mais tradicionais da gastronomia espanhola. Quer seja em uma refeição em família, um jantar com amigos ou um happy hour, é muito comum comer essa receita.
Existem muitas maneiras de elaborá-la, embora a típica seja feita com atum. A seguir, traremos uma receita diferente: ovos recheados com camarão.
Ingredientes:
- Três ovos cozidos
- 6 kanis
- 12 camarões
- Maionese
Modo de fazer:
Começamos fervendo a água para cozinhar os ovos. Quando a água tiver fervido, colocamos os ovos e deixamos cozinhar por 10 minutos. Mexa ocasionalmente, para que a gema permaneça no centro. Isso nos ajudará a recheá-los posteriormente.
Enquanto os ovos estão cozinhando, trituramos os kanis e cortamos em pedaços a metade dos camarões. Depois de cozidos, descasque os ovos com cuidado para que não quebrem. Corte-os ao meio e tire as gemas. Reservamos as claras e misturamos as gemas com o kani e o camarão.
Adicione a maionese à mistura para criar uma massa compacta. Com a ajuda de uma colher de chá, recheamos os ovos. Para decorar, colocamos um camarão por cima de cada ovo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.