3 receitas de salada de maionese para servir de acompanhamento

· 2 de novembro de 2018
A salada de maionese é um prato que podemos consumir em qualquer época do ano, e também podemos fazer receitas personalizadas com ingredientes a gosto. Propomos algumas ideias a seguir!

A salada de maionese é um prato muito popular, refrescante para ser servido em dias de temperatura quente mas também para qualquer época do ano. É geralmente servida como guarnição, em canapés, como entrada ou até como prato principal.

Embora seus ingredientes básicos sejam geralmente batatas, cenouras, ervilhas e maionese, muitas variações podem ser feitas. Entre os produtos mais usados para dar à salada de maionese um toque mais inovador está o atum, o ovo cozido, o kani, conservas como azeitonas e pickles, etc.

A chave está no cozimento

Para conseguir uma salada de maionese com corpo e textura, é importante não cozinhar demais os ingredientes. Batatas e cenouras devem ser apenas levemente cozidas: nem muito duras porque parecerão cruas, nem muito moles porque vão se desmanchar facilmente e não serão distinguidas na mistura.

Um pote de salada de maionese

O tempo de cozimento recomendado é de 20 minutos, dependendo do tamanho das batatas e cenouras. Um conselho muito útil é passar os ingredientes cozidos em água fria depois de escorrê-los. Isso ajudará a interromper o processo de cozimento.

Salada de maionese clássica

A salada de maionese clássica é a mais simples, consistindo apenas de vegetais, atum, maionese, azeitonas e ovos. Esta receita foi planejada para 4 pessoas aproximadamente

Ingredientes:

3 batatas médias (450 g)
• 4 cenouras
• 150 g de atum em conserva, escorrido
2 ovos
• 3 colheres de ervilhas em conserva
• 20 azeitonas
200 g de maionese
• Sal

Preparo:

1. Lave bem as batatas e cozinhe em fogo baixo sem descascar.

2. Inclua as cenouras descascadas na água das batatas e cozinhe tudo por 20 a 25 minutos ou até ficar pronto.

3. Em outra panela, ferva os ovos por 10 minutos. Depois de cozidos, coloque em uma tigela com água fria para parar o cozimento.

4. Descascar as batatas e cortar em cubos pequenos, juntamente com a cenoura. Faça o mesmo com o ovo e coloque todos os ingredientes em uma tigela.

5. Adicione as ervilhas, o atum e as azeitonas à preparação, com uma pitada de sal.

6. Adicione a maionese e misture até o molho envolver todos os ingredientes.

7. Leve à geladeira por duas horas antes de servir.

Salada de maionese com frango

Uma variação desta receita é substituir o atum por frango ou peru. Pode ser de um ensopado que foi reservado ou grelhado na hora, o importante é que a carne esteja cozida no momento de ser incorporada à salada.

Salada de maionese com frango

Ingredientes:

• 250 g de peito de frango ou de peru
• 1 kg de batatas
4 ovos
1 cenoura grande
• 200 g de ervilhas em conserva
• 600 g de maionese
Sal

Preparo:

1. Cozinhe o peito de peru ou de frango . Adicione um pouco de azeite de oliva – rico em antioxidantes! – e sal a gosto. Reserve.

2. Cozinhe as batatas, previamente lavadas, com a casca por cerca de 30 minutos. Inclua a cenoura, lavada e descascada, na mesma panela.

3. Em outro utensílio, ferva os ovos por 10 minutos. Uma vez terminado o tempo de cozimento, reserve em uma tigela com água fria.

4. Descasque e corte as batatas em cubos pequenos. Pique a cenoura e os ovos do mesmo tamanho das batatas.

5. Coloque todos os ingredientes em um recipiente para servir. Inclua o frango cozido e as ervilhas em conserva.

6. Adicione a maionese aos ingredientes e mexa delicadamente até obter uma mistura homogênea.

7. Reserve na geladeira e sirva fria como prato principal ou entrada.

Salada de maionese com maçã

Em algumas áreas da América Central e do Sul, a salada de maionese com frango é muito popular na véspera de Natal. A versão mais deliciosa desta salada, sob a mesma tradição latino-americana, é combinada com maçãs.

Salada de maionese com maçã

Ingredientes:

  •  2 maçãs verdes
  •  4 batatas médias
  •  1 cenoura grande
  •  Uma xícara de ervilhas em conserva
  • 1 colher de café de alcaparras
  •  4 colheres de maionese
  • Sal

Preparo:

1. Lave e cozinhe as batatas com a casca. Adicione a cenoura previamente descascada ao mesmo cozimento. Cozinhe por 20 ou 25 minutos.

2. Corte as maçãs em cubos pequenos. Repita o mesmo procedimento com a cenoura e as batatas, devidamente descascadas. As maçãs se oxidam facilmente, por isso devem ser descascadas e cortadas na hora de usar.

3. Misture todos os ingredientes em uma tigela. Adicione as ervilhas e as alcaparras e mexa.

4. Por fim, adicione a maionese até cobrir toda a preparação.

5. Adicione sal a gosto.

6. Levar à geladeira e servir a salada fria.