Logo image
Logo image

Aprenda a fazer receitas utilizando cereais integrais

3 minutos
As receitas com cereais integrais são essenciais para uma dieta equilibrada e saudável, já que contêm carboidratos de absorção lenta que nos geram mais saciedade e são uma grande fonte de fibras que ajudam na digestão.
Aprenda a fazer receitas utilizando cereais integrais
Última atualização: 05 março, 2019

Cada vez mais as pessoas evitam o consumo de alimentos refinados e escolhem se alimentar optando por alternativas mais saudáveis. Estas receitas com cereais integrais são opções que fornecem nutrientes e fibras ao nosso organismo.

Do ponto de vista nutricional, os cereais integrais contêm minerais tais como o magnésio, manganês, ferro, selênio, fósforo e zinco; também fornecem vitamina B, que serve como suporte do sistema nervoso central, e ajudam no bom funcionamento energético do metabolismo.

Tipos de cereais integrais

Existem vários tipos de cereais integrais, e podemos dividi-los entre os que não contêm glúten e os que contêm. Os cereais sem glúten são: o arroz em suas diversas variedades, o milho e o trigo sarraceno.

Some figure

Por outro lado, os que contêm glúten são: a aveia, a cevada, o centeio e o trigo, além da semolina, do cuscuz, do kamut, etc.

Você pode criar várias receitas com cereais integrais. Existem opções doces e salgadas. Essas receitas podem ser incorporadas na alimentação diária, seja no café da manhã, nos lanches ou nas refeições principais.

Uma das receitas mais populares e fáceis de serem realizadas com cereais integrais é o pão. Um alimento de consumo diário que você pode incorporar em todas as refeições do dia.

Da mesma forma, a substituição do arroz branco por outros tipos de arroz integral é a opção preferida de muitas pessoas. Em seguida, veremos duas propostas de receitas com os cereais integrais.

Pão de farinha integral

Ingredientes:

  • Duas xícaras de farinha de trigo integral (500 g)
  • Uma xícara de água morna (300 ml)
  • Três colheres de sopa de azeite com sabor neutro ou azeite de oliva (30 g)
  • Fermento fresco (25 g)
  • Sal a gosto
  • Três colheres de sopa de sementes de chia, linhaça, girassol, etc (opcional)
Some figure

Modo de fazer:

  1. Preaqueça o forno a 220°C.
  2. Para começar a preparar a massa, coloque em uma tigela todos os ingredientes secos, ou seja, a farinha e o sal.
  3. Dissolva o fermento fresco em meia xícara de água morna.
  4. Adicione, pouco a pouco, os líquidos aos ingredientes secos, integrando-os lentamente: o fermento, o azeite e a água. Misture e amasse bem até formar uma massa uniforme.
  5. Adicione as sementes e misture um pouco mais até integrá-las corretamente à massa.
  6. Forme os bolos de pão, cubra a massa com um pano e deixar fermentar em um lugar quente até dobrar de tamanho. Deve-se esperar cerca de meia hora até uma hora.
  7. Unte e polvilhe com farinha uma travessa para evitar que os pães grudem enquanto cozinham.
  8. Coloque os pães na travessa. Deixe um centímetro entre os pães – novamente para evitar que grudem durante o cozimento, já que aumentam de tamanho.
  9. Asse durante 50 minutos ou até que estejam dourados. Retire-os do forno e deixe que esfriem..

Arroz yanagi na wok

Ingredientes:

  • 300 gramas de arroz yanagi (uma xícara)
  • Uma cebola
  • Uma cenoura
  • Um pimentão
  • Molho de soja (um quarto de xícara)
  • Três colheres de sopa de azeite de oliva (30 gr)
  • Uma colher de sopa de sementes de gergelim (opcional)
  • Sal e pimenta a gosto
Some figure

Modo de fazer:

  1. Em uma panela coloque a água para aquecer. Para uma xícara de arroz yanagi são necessárias duas xícaras de água.
  2. Em seguida, adicione o arroz yanagi e uma pitada de sal. Cubra a panela com a tampa e cozinhe em fogo máximo até que ferva. Uma vez que começar a ferver, coloque o fogo no mínimo. Ferva durante 25 minutos, aproximadamente, até que o arroz fique macio.
  3. Enquanto o arroz cozinha, comece a cortar em julienne todas as verduras.
  4. Salteie os legumes em uma frigideira wok previamente aquecida com azeite de oliva até que estejam macios. Reserve até que o arroz esteja pronto.
  5. Adicione o arroz previamente cozido ao wok e coloque os legumes.
  6. Tempere a gosto com sal e pimenta.
  7. Adicione o molho de soja e mexa bem todos os ingredientes.
  8. Em um prato, sirva o arroz yanagi com os legumes. Por último, essa receita com cereais integrais pode ser decorada com sementes de gergelim.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


Slavin, J., Rivera, J., Uauy, R., & Vannucchi, H. (2007). Cereais integrais e saúde.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.