Tipos, propriedades e benefícios do pão

· 28 de novembro de 2018
Vamos conferir algumas das características do pão, um alimento básico que, no entanto, conta com uma certa má reputação no senso comum.

O pão é um alimento básico composto principalmente de farinha de trigo, água, fermento e sal. Este alimento tem múltiplas qualidades para a saúde, tais como um alto teor de carboidratos, proteína, fibras e vitamina B, além de quase não conter gordura. Descubra todos os benefícios do pão a seguir!

Atualmente existem muitas variedades e cada uma delas possui características nutricionais próprias. Além disso, as pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten podem substituir o pão comum pelo de milho, que não contém glúten e aproveitar os benefícios do pão mesmo assim.

Quais são os ingredientes do pão?

– Farinha: a farinha é obtida após moer o grão do cereal e é o ingrediente mais importante do pão, além de ser a responsável pela estrutura dele. Ela também pode ser obtida de diversos cereais, tais como o milho, a cevada ou o centeio, embora a mais comum seja a farinha de trigo.

Pães prontos e uma massa de pão crua

– Água: a massa é feita com água. Além de água, outros líquidos podem ser incluídos para obter diferentes sabores, como por exemplo o leite, sucos de frutas ou a cerveja.

– Fermento: é outro ingrediente fundamental, pois é necessário fermentar a massa e assim dar origem a um pão mais leve. O fermento, ao provocar a fermentação, também lhe confere a sua consistência característica. Mesmo assim, existem diferentes tipos de pão em que o fermento não é usado.

Além desses ingredientes que mencionamos, geralmente são adicionados outros ingredientes com os quais o processo de fermentação é melhorado, tais como o açúcar.

Pode-se adicionar também outros elementos para melhorar o sabor e dar origem a pães aromatizados. Assim, geralmente são adicionados outros ingredientes, tais como gordura, sementes de girassol ou de gergelim, frutas ou ovos. Como falamos, o pão pode ser feito também de várias farinhas diferentes.

Tipos e benefícios do pão

Precisamos saber que tipo de pão estamos consumindo, porque nem todos os tipos são iguais e por isso os benefícios do pão em questão serão diferentes. A seguir, apresentamos diferentes tipos e as características de cada um.

Branco

Certamente é o tipo de pão mais conhecido em todo o mundo e também o mais consumido. Pode ser encontrado como pão de forma, pão rústico ou artesanal e com diferentes formatos.

Com ele, você pode ajudar a repor as forças e acalmar a fome, algo benéfico para os atletas, principalmente se o pão for artesanal e não pré-cozido. Como a farinha branca tem um alto índice glicêmico e não possui tantas fibras, é recomendável não exagerar se você está de dieta.

Integral

Este tipo de pão é feito com farinhas integrais que fornecem muito mais vitaminas, minerais e fibras ao nosso corpo do que outros tipos de pão, como o pão branco, por exemplo. Isso ocorre porque a farinha é produzida a partir do grão integral dos cereais.

Mulher cheirando um pão na padaria

Destacam-se as vitaminas do grupo B, que trazem benefícios para o sistema nervoso. Da mesma forma, minerais tais como cálcio, fósforo, potássio e magnésio são outros dos benefícios do pão integral.

Com este tipo de pão, é possível prevenir o câncer, melhorar a constipação e diminuir o colesterol, já que a fibra ajuda a baixar os níveis dele no sangue.

Também é recomendado para pessoas diabéticas, porque mantém os níveis de açúcar no sangue, mas não é recomendado para pessoas com alterações no trato intestinal.

Com farelo

É preciso saber diferenciá-lo do pão integral. Este tipo de pão é feito com farinha refinada à qual são adicionados fragmentos de farelo, então ele ainda continua sendo um pão branco. Ele é diferente pelo fato de que tem uma maior quantidade de fibras, mas com a mesma quantidade de nutrientes.

Os benefícios do pão rico em fibras para o nosso organismo se referem principalmente às pessoas que sofrem de constipação. Essa opção com farelo é perfeita para aquelas que não gostam do sabor do pão integral.

Sem fermentar

É feito com os mesmos ingredientes que os outros; mas sem fermento. Graças a isso, uma massa muito mais compacta é obtida e sua digestão é mais lenta; o que traz para o nosso organismo altos níveis de saciedade.

É por isso muito recomendado para as pessoas que estejam fazendo uma dieta. Alguns tipos são o chapati, as tortillas de milho ou o pão pita, que têm uma digestão muito pesada.

Sem sal

Os benefícios desse pão são principalmente para as pessoas que são hipertensas. Com este tipo de pão, elas podem continuar consumindo este alimento, sem precisar eliminá-lo da sua dieta.

Em conclusão, há todos esses tipos de pães e ainda muitos outros que não mencionamos; como por exemplo os de centeio, de milho, torrados ou com nozes. Todos eles são diferentes e trazem benefícios diferentes para o nosso corpo. Não hesite em experimentá-los e aproveitar todos os benefícios do pão!