Quais alimentos você pode congelar?

12 de abril de 2019
O tipo de textura, as características de sua estrutura biológica e o modo como é descongelado são alguns dos fatores que determinam se um alimento pode ser congelado ou não.

O processo de congelamento de alimentos é feito desde a antiguidade, mas antes eram utilizadas placas de gelo e agora evoluímos até termos câmaras frias ou os congeladores que usamos em nossas casas. Mais quais alimentos que você pode congelar?

O congelamento permite que os alimentos sejam preservados tanto com seus nutrientes quanto com suas propriedades. Isso acontece porque os microrganismos não podem se reproduzir a baixas temperaturas.

A temperatura ideal para o congelamento de alimentos é de -18 º C. A essa temperatura é assegurado que a comida não vai se deteriorar.

Em ambientes tão frios os patógenos que decompõem a matéria permanecem em estado de latência – em estado inativo, permitindo assim a conservação quase total das qualidades do alimento.

Por outro lado, é importante lembrar que os alimentos que já tenham sido descongelados não podem ser congelados novamente, pois perderiam grande parte de suas propriedades. A seguir, vamos expor uma lista dos alimentos que você pode congelar.

Alimentos que você pode congelar

Alimentos que você pode congelar sem problemas

A seguir, vamos falar sobre os alimentos que você pode congelar sem problemas e que às vezes pensamos que vão perder suas propriedades.

  • Ovos: embora as pessoas pensem que não possam ser congelados, isso não é verdade, mas é preciso seguir um determinado procedimento antes de seu congelamento:

Para congelar os ovos, é necessário remover a casca. Colocamos os ovos em um recipiente que possa ir ao congelador e os batemos de modo que fiquem apenas a gema e a clara. Às vezes é aconselhável congelar a gema e a clara separadamente, mas isso não é estritamente necessário.

  • Chocolate: para congelar este alimento é necessário deixar que ele esfrie na geladeira algumas horas antes. Se você não fizer isso anteriormente, então é possível que ele perca sua textura e sabor.
  • Leite: se congelamos o leite, sua aparência e textura mudam pois a gordura é separada do soro, mas isso não significa que ele não fique adequado para o consumo. Uma vez descongelado, ele vai recuperar a consistência original. O leite com baixa porcentagem de gordura é o melhor para o congelamento.
  • Carne e peixe: a única coisa que deve ser levada em conta é que, uma vez que tenha descongelado, não se pode congelar novamente; você deverá mantê-lo na geladeira por um período de no máximo três dias.
  • Legumes: podem ser armazenados cortados em pedaços, em sacos para congelamento.
Carne e peixe: uma vez que se tenha descongelado, não se pode congelar novamente

  • Pão: o congelamento deste alimento não requer nenhum tipo de procedimento prévio. É muito comum congelar o pão, pois o tempo que ele conserva suas propriedades à temperatura ambiente é muito curto.
  • Farinha: para que não estrague ou fique ruim, ela pode ser armazenada em um recipiente e então congelada sem problemas.
  • Manteiga: apesar de ser uma gordura, é um dos alimentos que você pode congelar sem problemas.
  • Massas e arroz: ambos podem ser congelados desde que não estejam crus. O único problema é que, às vezes, a textura não fica exatamente a mesma de quando acabaram de ser cozidos; no entanto, o sabor e as propriedades nutricionais permanecem intactos.
  • Frutas frescas: é um dos alimentos que podem ser congelados facilmente – além de ser uma ótima ideia para fazer vitaminas e sorvetes para o verão, já que elas são muito saudáveis.

* Congelar a comida pode te ajudar a ter uma dieta mais saudável e equilibrada, porque ainda que você tenha pouco tempo, você pode congelar a comida em recipientes separados para cada refeição e assim ir retirando um recipiente a cada dia.

Dicas para saber como congelar

  • Armazene cada tipo de alimento em sacos ou recipientes diferentes
  • Saiba quais alimentos precisam ou não de procedimentos prévios para o seu congelamento
  • Evite congelar um alimento que já tenha passado por um processo de descongelamento
  • Os recipientes mais recomendados para congelar são aqueles feitos de material plástico
  • Descongele os alimentos progressivamente, coloque-os na geladeira para que assim a temperatura baixe pouco a pouco