Proteína engorda? Que cuidados tomar?

· 28 de novembro de 2018
Talvez você já tenha se perguntado em algum momento se a proteína contribui para o ganho de peso ou se ela é mais um fator a ser controlado dentro da dieta esportiva. Saiba a seguir!

Se há um nutriente que é especialmente importante para os atletas, esse é a proteína. Mas será que proteína engorda? Ela é fundamental para o desenvolvimento da musculatura mas, ao mesmo tempo, existem muitas dúvidas sobre ela.

A principal delas se refere à sua possível contribuição para o ganho de peso. Além disso, muitos atletas desconhecem as diferenças entre consumi-las antes ou depois da atividade física. Assim, neste post, vamos esclarecer suas dúvidas e descobrir se proteína engorda ou não.

A proteína engorda?

As pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade aumentam a dose de proteína por meio de suplementos alimentares. Geralmente, as pessoas pensam que este aumento no consumo de proteína pode contribuir para o ganho de peso, mas na verdade isto não é bem assim. A proteína por si só não engorda.

Uma tábua de carne com várias proteínas cruas como peixe, frango e carne

A proteína é decomposta em energia que o corpo usa para fazer esforços. Sim, é verdade que um excesso de proteína poderia se transformar em gordura, mas para isso seria preciso consumir uma quantidade exorbitante. A quantidade dos shakes na verdade te ajudará a não engordar.

Basta pensar nos fisiculturistas. Eles ingerem grandes quantidades de proteína. Como você já deve ter reparado, eles não acumulam gordura no seu corpo e muito menos sofrem de sobrepeso ou obesidade. Então, em resposta à pergunta formulada neste post, a resposta seria um sonoro não.

Portanto, se você engordar, você deve saber que a proteína não é a culpada. Assim, analise sua dieta e avalie quais nutrientes você está consumindo e em que quantidade. Você provavelmente vai perceber que talvez você está ingerindo mais gordura ou carboidratos do que o seu corpo precisa.

Outro fator a ser considerado caso você esteja engordando é a atividade física que você faz. Talvez a ingestão de gordura por si só não seja muito alta, mas talvez seja alta em relação à sua atividade física.

Lembre-se de que é aconselhável fazer uma hora de exercício por dia e que você deve consumir os alimentos na mesma proporção em que eles são queimados.

Por que as pessoas acham que a proteína engorda?

Se a afirmação de que a proteína engorda é totalmente falsa, por que todos nós já ouvimos essa frase alguma vez na vida? A resposta para esta pergunta é muito complicada, porque não existe uma resposta clara, nem uma base científica.

É possível dizer que essa crença é mais um dos mitos entre todos os outros que rondam o mundo da nutrição. Costuma-se dizer que uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade. Provavelmente foi isso que aconteceu com essa afirmação.

Homem preparando um shake de proteína

Com isso, queremos dizer que você nunca deve acreditar em qualquer afirmação sobre nutrição simplesmente porque muitas pessoas a tenham repetido.

Sempre procure pela opinião de um profissional e se informe para não cair nesses erros. Existem muitos mitos que rondam o mundo da nutrição e da atividade física; por isso é muito importante estar bem informado. Caso contrário, nossos hábitos podem ser contraproducentes e os resultados não vão aparecer.

Não foque sua dieta na proteína

Embora a proteína seja muito benéfica para todas as pessoas e especialmente para os atletas, seria um erro focar nossa dieta apenas nesse nutriente.

Muitas dietas milagrosas bastante populares, seguidas por milhares de pessoas, colocam a proteína como o principal nutriente e restringem o consumo de outros nutrientes. Algumas delas chegam até mesmo a eliminar completamente a gordura, os açúcares ou os carboidratos.

É preciso ter em mente que todos os nutrientes são necessários para o bom funcionamento do organismo e que, se o nosso corpo sentir a falta de algum deles, será impossível que ele funcione adequadamente.

Lembre-se de que você deve ingerir todos os tipos de nutrientes na quantidade correta. Essa é a única maneira de alcançar os resultados desejados, além de ter uma boa saúde.