Descubra o que é a nutrição holística

· 18 de outubro de 2018
Este tipo de alimentação não entende a dieta como algo que acaba, isto é, não pretende ser uma dieta com uma duração específica, mas pretende ensinar a se nutrir de forma integral e adequada.

Atualmente há muitas maneiras de se alimentar. Vamos mergulhar em uma tendência que se baseia não só em nutrir o corpo, mas também a mente e as emoções: a nutrição holística.

Nutrição holística

A nutrição holística é um estilo de vida que entende a alimentação como um todo que envolve aspectos físicos, emocionais e espirituais como um conjunto. Ela observa o corpo como um sistema, como uma sinergia entre esses aspectos e não a individualidade de cada uma.

Este sistema nutricional surge com a finalidade de acabar com o estilo de vida atual que está nos causando tantos problemas de saúde. Sua base é uma nutrição natural e mais adequada para o nosso organismo.

Mulher comendo um prato de salada

Princípios essenciais

A nutrição holística recomenda o consumo de alimentos saudáveis, orgânicos, frescos e da época. Aconselha a incluir frutas e vegetais de diferentes cores; bem como uma maior quantidade de proteínas de origem vegetal.

Temos como exemplos de proteína vegetal as presentes em grãos, cereais e sementes; especialmente aquelas que estiverem germinadas.

Também podemos incluir as oleaginosas, chás e infusões de ervas medicinais, algas e especiarias. Como por exemplo cúrcuma, gengibre, pimenta, canela e cravo, entre outros.

Além disso, a nutrição também presta atenção às técnicas culinárias saudáveis, de modo que a quantidade máxima de nutrientes possa ser conservada e; portanto, também as propriedades de cada alimento.

Este tipo de alimentação se baseia em ouvir o corpo e aprender com ele; isto é, em aprender a se alimentar de uma maneira que seja boa para o nosso corpo e que dê a ele o que ele precisa em cada momento.

Desta forma, procura-se evitar todos os tipos de maus hábitos alimentares, uma vez que o corpo se adapta e evita desequilíbrios nutricionais.

Além de tudo isso, é necessário destacar três pilares:

1. Comer de tudo: comer todos aqueles grupos de alimentos mencionados, sempre priorizando vegetais, cereais e frutas, além de proteínas de origem animal.

2. Não passar fome. O volume de cada refeição deve ser adaptado ao nosso organismo.

3. Fazer exercício físico. Ele nos ajuda tanto a perder peso quanto a manter um peso saudável, além de nos ajudar a melhorar a saúde em geral.

Como é a nutrição holística

Assim como mencionado anteriormente, a nutrição holística entende a alimentação como um todo, levando em consideração aspectos emocionais, espirituais e físicos.

Mulher idosa lendo um livro de receitas com vários alimentos na mesa

Ainda que para cada indivíduo essa base seja a mesma e a dieta seja composta pelos mesmos alimentos; é fato que as necessidades energéticas e nutricionais de cada um serão diferentes.

Portanto, antes de começar a comer sem controle, temos que determinar quais são as nossas necessidades. Uma dieta holística deve ser composta de:

  • Proteínas principalmente de origem vegetal.
  • Carboidratos que encontramos, por exemplo, em cereais e leguminosas, como a principal fonte de energia.
  • Gorduras provenientes de azeites virgens e oleaginosas.
  • Frutas e legumes para um bom suprimento de vitaminas, minerais e, além disso, de fibras, muito importantes para o sistema digestivo.

Outras considerações

As preparações culinárias, assim como já mencionado, devem ser simples. Quanto menos elaborados e menos produtos processados estiverem presentes nas nossas refeições, melhor será para o nosso organismo, tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Também é muito importante lembrar que esse tipo de nutrição será a chave para conhecermos o nosso corpo e assim sabermos do que ele precisa a cada momento, ou seja, estaremos cientes do que cada alimento nos fornece e as escolhas vão ser sempre benéficas.

Da mesma forma que se fala de exercício físico, o organismo também precisa de descanso para ser saudável, portanto esse princípio será indispensável para esse estilo de vida.

Finalmente, mas não menos importante, uma vez que já dissemos como este sistema compreende a pessoa como um todo, devemos prestar atenção do nosso corpo e da nossa mente com a natureza.

O estilo de vida atual nos deixa sem tempo de entrar em contato com a natureza, e isso muitas vezes pode ser um fator determinante e inclusive associado a um maior risco de desenvolver diferentes patologias.

Conclusão

O objetivo final da nutrição ou alimentação holística é o de educar as pessoas para que assim elas aprendam a se alimentar de forma adequada e personalizada, de tal forma que possamos cuidar de nós mesmos a longo prazo.