Quanta proteína preciso consumir para ter o condicionamento físico ideal?

13 de outubro de 2019
A proteína é fundamental para qualquer atleta atingir os seus objetivos, mas é importante consumi-la na quantidade correta. Para que isso possa ser feito, vamos explicar uma regra simples.

A proteína é fundamental para obter o condicionamento físico ideal. Esse nutriente é essencial na alimentação de qualquer tipo de pessoa, mas são os atletas que precisam tomar cuidados especiais para ingerir as quantidades apropriadas.

Ter um consumo regulado e apropriado de proteína é a única maneira de alcançar os objetivos. Por isso, é normal que as pessoas que praticam esportes tenham uma dieta rica em proteínas e consumam suplementos desse nutriente.

No entanto, para muitos atletas é difícil saber a quantidade exata de proteína que deve ser consumida. Isso é algo importante, pois o excesso seria tão prejudicial quanto um déficit. Embora de maneiras diferentes, ambas as situações vão impedir que os objetivos estabelecidos sejam alcançados.

Para que isso não aconteça, vamos começar lembrando por que as proteínas são tão importantes para as pessoas que praticam esportes regularmente e também para quem leva uma vida mais sedentária.

Além disso, vamos explicar uma regra simples, através da qual você poderá calcular a quantidade de proteína que você precisa consumir para obter o condicionamento físico ideal.

Como você pode ver, este artigo está cheio de informações ao mesmo tempo interessantes e práticas. Então, não vamos mais deixar você esperando e vamos entrar de uma vez no mundo das proteínas.

Por que as proteínas são importantes?

Já sabemos o quanto é importante ter uma alimentação variada, na qual todos os tipos de alimentos saudáveis ​​estejam presentes. As proteínas não poderiam ficar de fora, e também devemos consumi-las diariamente.

Mas, além disso, sabemos qual é a função específica desse nutriente e quais são os seus efeitos no organismo? Continue lendo e descubra quais são eles:

Elas contribuem para a formação dos tecidos do corpo

As proteínas reparam e formam os tecidos musculares, por isso elas são essenciais para os atletas que desejam construir músculos e aumentar o seu volume.

a importância das proteínas

Mas, além dos objetivos dos atletas, é interessante saber que esse nutriente deve estar presente em nossa dieta porque ele também tem efeitos sobre a estrutura celular de outros elementos, tais como cabelos ou unhas.

Elas são uma fonte de energia

Quando pensamos nos nutrientes que fornecem energia ao nosso corpo, são os carboidratos e gorduras que vêm à nossa mente em primeiro lugar. Isso está absolutamente correto, mas você deve saber que as proteínas também desempenham essa função.

Quando o corpo tem um déficit desses dois nutrientes, ele usa as proteínas para poder ter energia novamente. Isso se aplica não só aos atletas, mas também a qualquer tipo de pessoa.

Elas intervêm na distribuição de nutrientes

O consumo de proteínas tem um impacto direto no desempenho do atleta, pois atua como veículo para transportar outros tipos de nutrientes. Esses nutrientes são, principalmente, o oxigênio e a glicose, essenciais para poder ter o máximo desempenho e obter o condicionamento físico ideal.

Ingestão de proteínas em uma dieta normal

Conforme já dissemos, as proteínas são essenciais para qualquer pessoa. Geralmente, são os atletas que prestam uma atenção especial à ingestão de alimentos ricos nesse nutriente. Apesar disso, elas devem estar presentes na alimentação de todas as pessoas.

Se você não pratica esportes ou pratica apenas esporadicamente, a sua ingestão de proteínas não precisa ser tão alta quanto no caso dos atletas. Isso ocorre porque tanto os seus objetivos quanto as necessidades do seu corpo são diferentes.

O mais adequado é consumir 1 grama de proteína por cada quilo que você pesa. Ou seja, se você pesa 60 kg, você precisa comer 60 gramas de proteína ao longo do dia. Divididas entre as quatro refeições que a maioria das pessoas faz por dia, seriam 15 gramas em cada uma delas.

Proteínas para o condicionamento físico ideal

No caso dos atletas, o consumo de proteínas é maior. Como resultado, a ingestão também precisa ser maior.

As proteínas

Assim, recomenda-se consumir no máximo 1,8 gramas de proteína por cada quilo de peso. Ou seja, se você pesa 60 kg e pratica esportes, deve consumir 108 gramas desse nutriente por dia. Divididas ao longo do dia, seriam 27 gramas em cada refeição.

Talvez esse número seja familiar para você. Isso ocorre porque muitos manuais de nutrição esportiva se referem à necessidade de consumir no máximo 30 gramas de proteína a cada refeição. Assim, como você pode verificar, esse valor é o resultado do cálculo simples que acabamos de fazer.

Com essa regra, você pode garantir a quantidade necessária para o seu corpo. Além disso, insistimos novamente que o excesso de proteína nunca terá como resultado o condicionamento físico ideal. Pelo contrário, consumir mais proteína do que o corpo precisa pode levar ao sobrepeso ou a níveis elevados de açúcar no sangue.

Rivera, V. M. R. (2008). Propiedades de las proteínas. In Bases de la Alimentación Humana.