A polêmica dos carboidratos: comê-los ou não?

11 de março de 2019
Tire todas as suas dúvidas sobre os carboidratos! Analisaremos se é realmente um nutriente nocivo ou se toda sua má fama é fruto apenas de mitos e crenças falsas.

Os carboidratos são, de todos os nutrientes, os mais envolvidos em polêmica. Tanto as pessoas que querem perder peso quanto os atletas têm muitas perguntas sobre esses alimentos, assim como sobre os seus benefícios.

Normalmente, as pessoas que querem perder peso ficam perdidos no meio de tanta polêmica e acabam eliminando os carboidratos de sua dieta. Mas eles são tão ruins assim?

Importância dos carboidratos

Os carboidratos são um dos nutrientes mais importantes para o bom funcionamento do corpo. Graças a eles, temos energia suficiente para nos manter ativos e realizar todas as tarefas necessárias. Além disso, eles têm todos esses benefícios:

  • Eles são saciantes. Muitas pessoas acreditam que os carboidratos contribuem para o ganho de peso, mas na realidade acontece o contrário. Um café da manhã rico em carboidratos irá te manter saciado e fará com que você não belisque até a hora do almoço.
Homem comendo café da manhã com torrada

  • Fonte de fibra. De todos os carboidratos, recomendamos que você escolha o grão integral, pois todas as suas camadas contêm fibra. A fibra melhora o trânsito intestinal e facilita o processo digestivo.
  • Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Carboidratos contêm glicose, o que é necessário para o bom funcionamento do cérebro. Por isso, são especialmente recomendados para estudantes ou idosos.
  • Eles contribuem para a recuperação muscular. Carboidratos são muito consumidos por pessoas que se exercitam regularmente. É porque, além de fornecer energia e promover melhor desempenho, eles ajudam o músculo a se recuperar mais rapidamente.

Depois de saber todos os benefícios dos carboidratos, fica demonstrado que eles são necessários para o bom funcionamento do corpo. Em outras palavras, não é totalmente verdade que eles são prejudiciais.

Mas ainda não terminamos, então continue a ler e descubra quais carboidratos você não deve ingerir. Como você vai verificar, existem algumas exceções, pois nem todos são saudáveis e ​​nem têm os benefícios descritos anteriormente.

Todos os carboidratos são iguais?

O que acontece com os carboidratos é que nem todos são iguais. É por isso que não podemos dizer que todos são ruins ou bons. Você tem que saber diferenciar os diferentes tipos, saber quais são adequados e quais não são, e também em que quantidades você deve consumi-los.

Garota comendo frutas

A primeira classificação de carboidratos é a seguinte:

  • Carboidratos simples. Dentro deste grupo estão aqueles encontrados nas frutas, legumes ou produtos lácteos.
  • Carboidratos complexos. Formado por fibra e amido.

Até agora todos são alimentos saudáveis ​​cujo consumo é especialmente recomendado. Além disso, esses alimentos são uma fonte de vitaminas e minerais, o que os torna alimentos saudáveis ​​e que devemos consumir no nosso dia a dia.

O problema é que existe um terceiro grupo de carboidratos pouco saudáveis. Este grupo é chamado de carboidratos processados.

Esse grupo é composto por alimentos ultraprocessados, como fast food, salgadinhos ou doces elaborados. Somente esse grupo é o que não deve ser consumido, pois possui grandes quantidades de gordura e açúcar associados.

Qual a conclusão sobre a polêmica dos carboidratos?

Voltando à pergunta que colocamos no início, será que toda a polêmica que envolve os carboidratos tem fundamento?

Depois de conhecer todas as propriedades e benefícios dos carboidratos, fica fortemente demonstrado que eles são totalmente saudáveis. Como já comentamos em outras ocasiões, nosso corpo precisa da ingestão de todos os grupos de nutrientes para funcionar adequadamente.

A única coisa que você deve ter em mente é que nem todos devem ser consumidos na mesma proporção e que deve haver um equilíbrio entre o que consumimos e o que queimamos.

Esta quantidade dependerá do exercício realizado ou do estilo de vida mais ou menos sedentário da pessoa. Encontrar o equilíbrio nos fará ficar melhor com nós mesmos e alcançar o peso certo.

Finalmente, lembre-se de que os alimentos processados ​​estão associados a grandes quantidades de gorduras e açúcares, por isso são os únicos carboidratos que você deve banir de sua dieta. De qualquer forma, não é porque este grupo não é saudável que temos que generalizar e dizer que todos os carboidratos são iguais.