Sono queimador de gordura: do que se trata?
Um novo plano nutricional com o objetivo de perder peso deve analisar todas as possibilidades. Por isso, algumas pessoas se perguntam se seria possível perder gordura enquanto dormem. Neste artigo, abordaremos o sono queimador de gordura. Ele é realmente uma possibilidade para nos ajudar a perder peso?
Como perdemos gordura?
Para entender se seria possível perder gordura enquanto dormimos, precisamos entender como perdemos gordura. A gordura é uma substância que é armazenada em nosso organismo e tem função energética a longo prazo. Para perdê-la, precisamos usar essa energia.
A única maneira de utilizar essa energia armazenada é ingerindo menos calorias do que o nosso corpo precisa diariamente. Ou seja, criar um déficit calórico. Mantendo esse déficit calórico, o corpo recorrerá às suas reservas de energia e assim perderemos gordura.
Por esse motivo, muitas dietas para perder peso baseiam-se em restringir certos alimentos com um alto teor de calorias e substituí-los por alimentos como verduras, que possuem um valor calórico muito menor.
Sono queimador de gordura
Com o termo sono queimador de gordura, nos referimos à capacidade do organismo de queimar gordura enquanto dormimos. Um fato importante que deve ser levado em consideração é a taxa metabólica basal. Essa taxa é definida como o número de calorias que queimamos em repouso, simplesmente por estar vivo.
Em outras palavras, podemos definir a taxa metabólica basal como a energia que o corpo gasta para manter o tônus dos músculos, realizar a digestão, manter a respiração e o coração batendo.
Temos que entender que essa taxa metabólica é variável e que existem tecidos que consomem mais energia do que outros. Uma pessoa com uma grande massa muscular, por exemplo, terá uma taxa metabólica mais alta, pois o músculo é um tecido muito ativo metabolicamente. Além disso, a taxa metabólica também é variável ao longo do dia.
Enquanto dormimos, continuamos a queimar calorias. No entanto, nossa taxa metabólica diminui, assim como os batimentos cardíacos, a respiração e, em geral, quase todos os processos corporais.
Embora a taxa metabólica seja mais lenta, se estivermos com um déficit calórico, queimaremos gordura enquanto dormimos, assim como durante o resto do dia.
Maneiras de perder gordura enquanto dormimos
Em primeiro lugar, queremos esclarecer que é impossível queimar gordura sem seguir uma alimentação adequada e manter um estilo de vida ativo. Isso é o que nos permite ter um déficit calórico.
Apesar de todas as campanhas publicitárias de comprimidos e cremes redutores, eles são ineficazes e, apenas em alguns casos, poderiam ser um complemento para uma alimentação adequada. A seguir, listamos maneiras com as quais podemos queimar mais gordura enquanto dormimos.
1. Dormir mais
Embora possa parecer contraditório depois de explicar que o corpo queima menos gordura quando estamos dormimos, a realidade é diferente.
De fato, o corpo estará queimando menos gordura durante esse período, mas um descanso suficiente e adequado favorecerá uma síntese correta de hormônios como o do crescimento, os hormônios sexuais e o cortisol.
Esse conjunto de hormônios favorece a lipólise e o aumento da taxa metabólica ao longo do dia. Portanto, dormir é fundamental para perder gordura.
2. Realizar exercícios de alta intensidade
Os exercícios de alta intensidade submete nosso corpo à uma dívida de oxigênio que aumentará a queima de gordura através de um maior consumo de oxigênio nas horas posteriores ao exercício. Isso é conhecido como efeito EPOC ou afterburn.
Entre eles podemos encontrar modalidades como o treinamento funcional, o CrossFit e o conhecido treino intervalado ou HIIT.
3. Suplementos termogênicos
Finalmente, existem alguns suplementos que podem ser úteis para aumentar a taxa metabólica basal. Eles são conhecidos como suplementos termogênicos, que atuam elevando a temperatura corporal.
A maioria desses suplementos contém estimulantes como a cafeína ou a teína — extratos de chá verde ou vermelho — que podem prejudicar o sono. No entanto, existem opções que eliminam os estimulantes de suas fórmulas e que podemos consumir antes de dormir para aumentar nosso gasto calórico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Nedeltcheva A V., Kilkus JM, Imperial J, Schoeller DA, Penev PD. Insufficient sleep undermines dietary efforts to reduce adiposity. Ann. Intern. Med. 2010;153(7):435.
- Strasser B, Spreitzer A, Haber P. Fat loss depends on energy deficit only, independently of the method for weight loss. Ann. Nutr. Metab. 2007 Dec;51(5):428–32.
- Chaput JP, Tremblay A. Adequate sleep to improve the treatment of obesity. Vol. 184, CMAJ. Canadian Medical Association; 2012. p. 1975–6.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.