O que comer para emagrecer? Algumas dicas para sua dieta

· 9 de setembro de 2018
As frutas e verduras que não possuem amido devem ser os principais alimentos em um regime, pois proporcionam maior saciedade. Além disso, não representam risco para ganho de peso pois são produtos com alto teor de água, fibras e baixa quantidade de calorias

Um dos princípios básicos na hora de cuidar do corpo é a ingestão de calorias. Saber o que comer para emagrecer envolve simplesmente ter o controle da ingestão de calorias para não consumirmos mais do que vamos gastar.

Embora todos os alimentos tenham calorias, há vários alimentos que têm muito poucas e que você pode consumir sem se preocupar. Existem muitas dicas que podemos seguir para obter uma alimentação equilibrada.

A água dos alimentos, por exemplo, é um elemento valioso, pois diminui a retenção de líquidos e beneficia a pele. Por sua vez, a fibra contribui para a digestão e proporciona uma maior sensação de saciedade ao consumidor.

Desta forma, as calorias oferecidas pelas frutas ou vegetais, que têm altos índices de água de fibras, são uma fonte de energia e vitalidade para quem está preocupado com o que comer para emagrecer.

Mulher com um pote de salada

O que comer para emagrecer: alimentos que não vão fazer você engordar

Devido ao seu valor nutricional, estes alimentos não engordam e podem ser consumidos sem muita preocupação:

  • Cranberry. Ricos em fibras e uma importante fonte de antioxidantes. Seu conteúdo calórico é baixo, por isso podem ser consumidos sem preocupação. Eles são um excelente aliado para diminuir o colesterol ruim.
  • O pepino é conhecido por conter uma grande quantidade de água. Para pessoas que sofrem de retenção de líquidos ou têm algum tipo de inflamação, este ingrediente age como um diurético. Embora sua casca possa ser difícil de digerir, recomenda-se não descascar; a maioria das propriedades desse ingrediente está concentrada na sua casca e nas sementes.
  • Aipo. Este alimento muito usado em sopas e cremes é um verdadeiro aliado da dieta. Consumir aipo cru ou fresco oferece ao nosso corpo uma quantidade importante de fibra; a fibra se traduz em uma sensação de saciedade. Além disso, contém potássio, ácido fólico e contém 95% de água.
Laranjas

  • Outros alimentos que podem ser consumidos como o aipo são cenouras e pimentões. Uma maneira de adicionar sabor sem afetar a dieta é com um pouco de sal e limão.
  • A laranja também é uma boa opção entre os alimentos que não engordam. Ela contém fibra que auxilia a digestão e também é rica em colágeno, que traz benefícios para a pele. Cabe ressaltar que as fibras são perdidas quando consumimos a laranja em forma de suco, deixando de ser uma boa opção se você quer saber o que comer para emagrecer.
  • Aveia. A aveia não é apenas um dos alimentos que não engordam, mas é também uma fonte de energia. Este cereal contém uma porcentagem importante de fibra, assim como de proteínas; isso oferece uma sensação de saciedade prolongada. A melhor opção para comer aveia é utilizar o farelo de aveia.

Opções de lanches seguindo uma alimentação natural

  • Pipoca. Quem não gosta de uma boa tigela de pipoca quentinha? Pois este é um dos alimentos que podem ser incluídos nos lanches, sem nenhum tipo de remorso. A pipoca é rica em fibras e, sendo um milho inflado, oferece muita sensação de saciedade. Na hora de consumir a pipoca, é importante cuidar da ingestão de sal, bem como da quantidade de óleo utilizada na sua preparação.
  • Melancia. Embora a melancia seja conhecida pelo seu alto teor de açúcar, é uma boa escolha devido à quantidade de água que possui. Além disso, em momentos de ansiedade sua doçura ajuda a minimizar o desejo de comer doce. O mesmo vale para o melão. O importante é consumir em pedaços, evitando sucos industrializados.
  • A laranja também é uma boa opção entre os alimentos que não engordam. Ela contém fibra que auxilia a digestão e também é rica em colágeno, que traz benefícios para a pele. Cabe ressaltar que as fibras são perdidas quando consumimos a laranja em forma de suco, deixando de ser uma boa opção se você quer saber o que comer para emagrecer.