Cálculo das quantidades corretas das porções para perder peso

13 de outubro de 2019
Você ainda não conhece o método da mão? Neste artigo explicamos essa simples técnica para comer as quantidades corretas de cada alimento.

Perder peso é sinônimo de alimentação saudável. É por isso que as pessoas que desejam atingir o peso ideal eliminam de sua alimentação os alimentos não saudáveis, como fast food, frituras ou bebidas açucaradas. Você deve saber que esse é um passo importante, mas saber as porções ideais para perder peso também é essencial.

Mesmo quando se trata de alimentos saudáveis, não podemos comer o tanto que quisermos. É importante considerar quais são as porções corretas para perder peso. Essa é a única maneira de atingir os seus objetivos.

Neste artigo propomos um método muito simples para você verificar facilmente se está ingerindo a quantidade certa. Trata-se do método da mão, para o qual precisamos apenas da nossa própria mão e poderemos calcular as proporções ideais. 

A seguir, explicamos qual deve ser a quantidade dos diferentes alimentos em relação à nossa mão. Você verá como esse método se destaca por sua simplicidade e eficácia.

Porções de carne e peixe para perder peso: a palma da mão

A carne e o peixe são as principais fontes de proteína que consumimos. Por esse motivo, devem estar presentes em nossa alimentação diária. Além disso, são alimentos saciantes, que contribuem para a regulação do apetite.

Em geral, falar sobre carne e peixe é realmente complicado, pois, dependendo do tipo do qual estamos falando, os valores nutricionais mudam consideravelmente.

De qualquer forma, são alimentos calóricos, que contêm uma quantidade notável de gordura. É por isso que seu consumo deve ser limitado, correspondendo à palma da mão.

É importante considerar quais são os tamanhos corretos das porções para perder peso

Não basta escolher um bife de carne ou peixe do tamanho da palma da mão e fritá-los. Para que fiquem o mais saudáveis ​​possível, é importante grelhá-los ou assá-los. Se parecerem muito sem graça, para dar um toque de sabor recomendamos que você tempere com especiarias.

Queijo: do indicador ao mindinho

O queijo é um alimento utilizado de várias maneiras. É perfeito comoaperitivo, em um lanche saudável ou em uma salada.

Além disso, serve para o preparo de molhos ou para fazer um gratinado sobre as massas. Muitas pessoas são verdadeiros amantes de queijo e o consomem em grandes quantidades.

Para saber qual é a quantidade apropriada, você deve tomar como referência a superfície do dedo indicador ao dedo mínimo. Essa é a melhor maneira de desfrutar deste alimento tão versátil de uma forma saudável.

Três dedos de vinho

Já comentamos em outros artigos como é saudável tomar um copo de vinho nas refeições. Apesar de se tratar de uma bebida alcoólica, possui muitas propriedades, entre elas, antioxidantes e adstringentes.

Isso não significa que possamos tomá-lo em grandes quantidades, pelo contrário, a quantidade adequada de vinho seria a espessura dos dedos indicador, médio e anelar. Ou seja, uma taça com três dedos de vinho é a porção recomendada se quisermos nos manter saudáveis.

Massa: o punho como referência

A massa é outro daqueles alimentos que não podem faltar em nossa alimentação. Entre suas propriedades mais destacadas, há o fornecimento de energia. Além de todos gostarem dela, existem tantos tipos e maneiras de cozinhá-la que é impossível se cansar de comê-la.

A massa é um daqueles alimentos que não podem faltar em nossa alimentação

Para saber a quantidade adequada que devemos ingerir, tomaremos o punho como referência. A massa deve caber no punho fechado. Talvez a princípio pareça uma quantidade insuficiente, mas você deve ter em mente que o macarrão aumenta de tamanho no processo de cozimento. Essa medida seria a mesma para o arroz ou os legumes.

Verduras: duas palmas

De todos os alimentos, as verduras são os que podemos consumir em maior quantidade. No entanto, o volume de muitas variedades diminuem significativamente após serem cozidas. Por se tratar de um alimento leve e com muitas propriedades, sempre deve ser o protagonista de nossos pratos.

Para calcular a quantidade apropriada, precisamos esticar e unir as duas palmas da mão como uma bandeja. Tudo o que couber nelas será a quantidade de verduras que podemos ingerir.

Como você pode ver, medir os tamanhos corretos de cada alimento não é nada de outro mundo. De fato, tão somente com suas mãos você pode garantir que a porção que você cozinha seja adequada. Portanto, não hesite em implementar este método!

  • Amzallag, W. (2000). De perder peso, al control del peso: Experiencia de un programa. Revista Cubana de Investigaciones Biomedicas.