8 benefícios de trocar as frituras por alimentos assados

· 24 de abril de 2019
Dentro das diferentes maneiras que temos para cozinhar um alimento, a fritura é a que adiciona mais calorias a uma preparação, seja ela orgânica ou processada; assar é sempre uma opção mais sábia

Na nossa agitada vida moderna, tendemos a usar a fritura como método de cozinhar nossos alimentos diários. Seja porque fritar é mais rápido ou porque parece uma opção mais barata, a verdade é que existem muitos benefícios em trocar frituras por assados.

Se pararmos para pensar um pouco, vamos perceber como é benéfico trocar as frituras por alimentos assados. Não apenas vamos poupar tempo e dinheiro, mas também vamos ter um estilo de vida mais saudável.

8 razões para trocar as frituras por alimentos assados

Razões para trocar as frituras por alimentos assados

  1. As gorduras trans presentes no óleo que usamos para fritar estão associadas ao processo de endurecimento das artérias; com isso, aumenta o risco de doença cardíaca e acidentes vasculares cerebrais.
  2. Frituras aumentam os níveis do chamado colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL).
  3. Os alimentos gordurosos são causadores da obesidade e da mesma forma aumentam o risco de sofrer de diabetes tipo 2.
  4. A maioria dos alimentos fritos contém glutamato monossódico (sais tóxicos), uma substância que quebra o cálcio, criando assim problemas nas articulações.
  5. Os óleos que usamos para fritar são ricos em gorduras poli-insaturadas; eles se decompõem rapidamente para então formar os compostos de aldeído, o que aumenta o risco de distúrbios neurológicos.
  6. A fritura destrói os nutrientes dos alimentos, acrescentando gordura e calorias vazias.
  7. O alimento frito faz com que os filtros naturais do corpo, particularmente os rins, funcionem de forma deficiente.
  8. Quando os produtos ricos em carboidratos são aquecidos a altas temperaturas durante a fritura, eles produzem acrilamida, um elemento considerado cancerígeno.

Vantagens de assar no forno

O principal benefício de trocar as frituras por alimentos assados é que assim os alimentos mantêm seus valores nutricionais intactos, tornando então possível cozinhar com menos gordura e menos calorias.

Assar no forno é seguro, o calor é seco e uniforme, os alimentos ficam cozidos por fora, porém preservando seus líquidos e nutrientes (vitaminas, minerais). Além disso, como eles não precisam de óleo, eles não vão afetar nossos níveis de colesterol.

É importante conhecer a temperatura necessária e o tempo de cozimento dos alimentos que vamos preparar. Além disso, também é aconselhável preaquecer o forno antes de usá-lo, assim vamos estabilizar a temperatura e conseguir que ela seja constante.

Existem muitos alimentos que podem ser assados no forno: por exemplo aves, peixes, carne de porco, cordeiro, pães, pizzas, massas, legumes, arroz, biscoitos, bolos, etc.

Uma alternativa saudável: fritar no forno

É inegável como certos alimentos fritos podem ser apetitosos, principalmente por causa da sua inconfundível textura crocante. No entanto, podemos conseguir esse efeito usando o forno convencional, com a vantagem de que vamos ingerir muito menos calorias.

Há uma grande variedade de alimentos que você pode fritar no forno: ovos, croquetes, batatas, nuggets. empanadas, entre muitos outros. Com este método de cozimento, os alimentos vão conservar o seu sabor e textura originais.

Uma ideia excelente e saudável é preparar um delicioso frango frito no forno, seguindo esta receita simples:

  • Ingredientes: 1/4 de xícara de manteiga, 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 pitada de páprica, 1 pitada de sal, pimenta, frango cortado em pedaços.
  • Modo de preparo: preaqueça o forno a 190 graus e derreta a manteiga em uma assadeira. Em uma tigela, misture a farinha, a páprica, o sal e a pimenta. Envolva o frango com a mistura e leve ao forno por cerca de 30 minutos de cada lado.
Uma alternativa saudável: fritar no forno

Outras opções

Outra alternativa é assar os alimentos na churrasqueira ou na grelha, é bastante fácil e você só precisa de lenha seca ou carvão e uma churrasqueira. Os alimentos vão conservar suas vitaminas e minerais e você não precisa adicionar óleo ou outro tipo de gordura.

A comida adquire uma textura crocante ao mesmo tempo que se mantém úmida e suculenta por dentro. Você pode assar não apenas carnes brancas e vermelhas, mas também frutas como por exemplo abacaxi, banana, maçã, morango e muitas outras.

A grelha adiciona um sabor especial aos alimentos, e você pode usá-los como acompanhamento para o seu prato principal. É o caso, por exemplo, dos pimentões, ricos em antioxidantes, das cebolas, dos cogumelos, dos aspargos e dos abacates.

Grelhar na chapa é outra alternativa fácil, rápida e econômica para quando optamos por uma vida mais saudável. A maioria dos alimentos aceita essa técnica de cozimento.

A decisão de mudar nossa dieta, tentando novos métodos de cozinhar, definitivamente vai proteger a nossa saúde e prolongar as nossas vidas.