Conheça os segredos da dieta pegan

15 de setembro de 2019
A dieta pegan é perfeita para cuidar da nossa saúde e emagrecer ao mesmo tempo. Que tal saber mais sobre ela?

De todos os planos de emagrecimento, a dieta pegan se tornou a mais popular nos últimos meses. Se as coisas continuarem como tem sido até agora, tudo indica que ela se tornará a grande revolução em termos de alimentação saudável. Você sabe em que ela consiste?

Caso você ainda não conheça esse tipo de alimentação, a seguir, vamos te contar todos os segredos da dieta pegan. Vale a pena conhecer esse novo plano de emagrecimento detalhadamente, tendo em vista os seus benefícios e a grande variedade de nutrientes que ele inclui.

O que é a dieta pegan?

Na verdade, a dieta pegan não é nenhuma novidade. Esse plano de emagrecimento foi elaborado pelo médico americano Mark Hyman em 2014.

Surpreendentemente, esse tipo de alimentação só começou a se tornar popular dois anos depois. Porém, foi no início deste ano que ele causou uma verdadeira revolução. De fato, vários sites de busca relataram que a pesquisa pelas palavras «dieta pegan» cresceu exponencialmente nas últimas semanas.

De uma maneira muito básica, podemos começar dizendo que a dieta pegan é uma fusão entre a alimentação vegana e a paleo. O Dr. Hyman analisou esses dois tipos de alimentação detalhadamente e escolheu as características mais benéficas de cada um deles.

O resultado é uma dieta perfeita para emagrecer e para manter uma alimentação saudável. Os protagonistas de cada refeição são as frutas e legumes. Além disso, carnes saudáveis, peixes e gorduras também são consumidos.

A seguir, vamos explicar as principais características desse tipo de alimentação de forma mais detalhada, para que você possa segui-lo e, assim, atingir o seu peso ideal.

Regra do 5, 4, 3, 2, 1

Quem faz a dieta pegan segue a regra do 5, 4, 3, 2, 1. Trata-se de algo muito fácil de entender e lembrar, de tal forma que isso poderá ser feito corretamente sem nenhum esforço. Continue lendo e descubra o significado de cada um dos números que compõem essa regra original e eficaz.

5 porções de frutas e legumes por dia

Isso significa que, em todas as refeições realizadas ao longo do dia, as frutas, os vegetais ou ambos devem estar presentes. Isso pode parecer um pouco complicado no começo, mas, na verdade, é algo muito simples.

Saladas e sucos naturais vão te ajudar a completar as cinco porções por dia. Além disso, eles são deliciosos, e por isso será um verdadeiro prazer emagrecer dessa maneira.

O que é a dieta pegan

4 porções de carboidratos por dia

É essencial que todos os carboidratos ingeridos sejam livres de glúten, uma vez que ele é um componente totalmente proibido. Os cereais e seus derivados podem ser consumidos de várias maneiras, e são especialmente recomendados na hora do café da manhã, por causa da energia extra que eles fornecem.

3 porções de proteínas

Elas devem ser grelhadas ou preparadas de alguma outra maneira similar, para garantir que não haja excesso de gordura, óleo ou outros elementos que retardem o emagrecimento. Lembramos que é possível encontrar proteínas em alimentos como, por exemplo, os peixes, as carnes, as leguminosas ou os vegetais de folhas verdes.

2 porções de gorduras saudáveis

As gorduras são um nutriente tão fundamental quanto qualquer outro e, portanto, devem estar presentes – embora em uma quantidade adequada – em qualquer plano de emagrecimento. O abacate, o azeite de oliva ou as oleaginosas contêm gorduras saudáveis ​​e um grande número de benefícios.

porções de gorduras saudáveis

1 porção de substitutos lácteos

Outro aspecto fundamental da dieta pegan é que os laticínios são totalmente proibidos. É por isso que devemos optar por alimentos com características semelhantes às fornecidas por esse tipo de nutriente. Alguns exemplos são os leites de soja, amêndoa ou coco.

Alimentos proibidos

Assim como acontece em todas as dietas, ela também restringe certos alimentos. Alguns deles já foram comentados ao longo deste artigo, tais como o glúten ou os laticínios.

A esses dois devemos somar os açúcares adicionados. Basta consumir o açúcar que os alimentos contêm naturalmente. É por isso que o fast food, os refrigerantes, os sucos industrializados e os doces são totalmente proibidos.

A dieta pegan é eficaz?

A resposta seria um sonoro sim. A dieta pegan é variada, saudável e contém um grande número de nutrientes. Além disso, ela também elimina o excesso de gorduras e açúcares que consumimos com tanta frequência, apesar de serem prejudiciais.

Porém, se você quiser experimentá-la, primeiramente consulte o seu profissional de saúde de confiança.

  • Ivorra, M. J. A. (2016). Nutrición y Salud en la dieta vegana. Universitat Oberta de Catalunya.
  • MinSalud. (2013). Perfil nacional de consumo de frutas y verduras. Fao. https://doi.org/978-92-5-307534-8