5 cafés da manhã à base de frutas para atletas

· 8 de abril de 2019
A fórmula adequada para este tipo de café da manhã sempre vai conter cereais, laticínios e frutas para dessa forma facilitar a função reguladora. A escolha da fruta também é importante, pois nem todas oferecem a mesma quantidade de vitaminas e minerais.

A primeira refeição do dia de um atleta é muito importante, mas deve ser bem controlada; entre outras coisas, ela deve fornecer recursos energéticos em meio a uma digestão leve. Por isso, há uma variedade de cafés da manhã à base de frutas para atletas que são ótimas opções.

Café da manhã energético com banana

A característica principal deste prato é que ele nos fornece a carga de energia necessária para o treino. Uma banana, um suco de laranja natural e algumas castanhas vão fornecer as doses de potássio e magnésio que vão nos ativar.

Café da manhã energético com banana

Também é importante acompanhar este café da manhã nutritivo e saudável com uma dose de cereais e laticínios. Para isso, adicione um copo de leite e torradas com manteiga ou geleia, ou ainda meia xícara de cereais. Se quisermos trocar o laticínio, podemos tomar um iogurte natural, por exemplo.

Esta dieta também pode ser seguida por atletas veganos; a melhor alternativa para substituir o leite animal é o leite de soja. Ele é muito energético e cumpre a função de fornecer proteína e cálcio.

Uma primeira refeição com presunto serrano

Um dos cafés da manhã à base de frutas para atletas mais recomendados – e chiques! – é o com presunto serrano. Para isso, precisamos, a princípio, de uma ou duas fatias de presunto, pão e azeite de oliva.

Uma primeira refeição com presunto

O presunto é um ótimo ingrediente que nos carregará de proteína com uma pequena porção, com pouca gordura e um sabor delicioso. Para começar o dia com um toque muito saudável, também podemos adicionar uma ou duas fatias de tomate no pão.

Além do azeite de oliva e do tomate, será necessário complementar com outras frutas. Aqui vamos repetir o suco de laranja natural e, além disso, também vamos adicionar um pedaço de fruta inteira, que pode ser, por exemplo, maçã ou pera.

Dieta matinal para emagrecer

Mas se o que estamos procurando é diminuir de peso, uma boa ideia será acompanhar a fatia de pão integral com uma fatia de salmão defumado. Outra excelente opção é acompanhar o café da manhã com uma xícara de chá verde.

Ao invés de leite, vamos optar principalmente pelo iogurte natural acompanhado de mel. O suco a ser tomado continua sendo o de laranja, embora você possa alternar com morango ou então qualquer outra fruta rica em potássio.

E para continuar com o objetivo de emagrecimento, é possível escolher a maçã ou um kiwi – esta fruta também é um dos alimentos mais ricos em vitamina C. Além disso, não se esqueça de beber muita água durante o exercício.

Cafés da manhã para atletas à base de frutas: shakes

Os shakes e o café da manhã são uma excelente combinação para os atletas. Nesse sentido, frutas e vegetais ocupam uma posição de destaque para a nutrição pré-treino.

Existem muitas ideias de shake, de acordo com as preferências e necessidades a nível nutricional. Por exemplo, para obter uma boa dose de energia, há o clássico suco “3 em 1” que mistura laranja, beterraba e cenoura.

Mas se o que queremos é purificar e depurar o nosso organismo, então podemos bater um shake de pepino e abacaxi.

Uma salada de frutas

O shake não é a única alternativa, embora ele favoreça o processo digestivo antes do treino ou da competição. Se quisermos mudar a dieta um pouco desde a parte da manhã e ao mesmo tempo manter o toque saudável, temos a possibilidade de fazer uma salada de frutas e vegetais variados.

A parte positiva deste prato é que ele nos dá uma sensação de saciedade e fica mais fácil controlar o apetite até a próxima refeição.

Salada de frutas: cafés da manhã à base de frutas

Claro que tudo vai depender das frutas escolhidas. Se tivermos frutas com alto teor calórico, então é aconselhável controlar a quantidade que vamos consumir.

O que não se pode esquecer é que a fruta é um complemento e um regulador, ideal para ser consumido em jejum. Mas o fato de ter frutas abundantes em uma refeição não deve implicar na eliminação de laticínios e cereais.

Esses dois tipos de ingredientes, cereais e leite, vão nos fornecer a energia essencial para a atividade física de alto desempenho. Dessa forma, eles são boas opções quando se trata de um café da manhã saudável.