Para que serve e onde encontrar potássio

· 8 de janeiro de 2019
Conheça a verdadeira importância do potássio na dieta de um atleta e leve em consideração os conselhos a seguir ao planejar sua alimentação.

O potássio é super essencial para todos aqueles que praticam esportes. Vamos explicar quais são todos os benefícios que este mineral contém e, além disso, mostraremos onde encontrar potássio, ou seja quais são os alimentos que contêm a maior porcentagem.

Como você vai ver, é muito fácil alcançar a quantidade diária recomendada naturalmente e sem ter que recorrer a qualquer suplemento alimentar.

Fundamental para recuperação

Durante o exercício, uma grande quantidade de nutrientes é perdida através da transpiração. E eles devem ser recuperados para voltarmos a ter a energia necessária após o esforço.

Se o exercício é muito exigente ou tem uma duração muito longa, essa questão é ainda mais importante e, por vezes, será necessário fazer uma pausa para recuperar os minerais que foram perdidos.

Uma das maneiras de recuperar os minerais é comendo alimentos ricos em potássio. Se não o fizemos, os músculos perdem a capacidade de gerar impulsos nervosos e, portanto, de realizar a atividade física da maneira correta.

Podemos ingerir potássio de duas maneiras: naturalmente ou através de suplementos alimentares. Nossa recomendação é que, sempre que possível, escolha a primeira opção. Isso ocorre porque o potássio é melhor assimilado quando se trata de sua fonte natural e está associado a um alimento.

Remédio contra câimbras

Quando o exercício é muito exigente e é realizado por um longo tempo, é comum que surjam câimbras. Isso é muito comum em jogos de tênis. Todos já vimos alguma vez um jogador parar o jogo por causa desse aborrecimento e ser rapidamente nutrido por algum alimento, como a banana.

homem sentindo câimbra na panturrilha

A banana é um dos alimentos mais consumidos pelo seu teor de potássio. É uma forma natural para curar câimbras e relaxar os músculos para que eles possam continuar a gerar impulsos nervosos.

Onde encontrar potássio

Agora que você já conhece quais são os benefícios desse nutriente para atletas, você precisa saber onde encontrar potássio em grandes quantidades. Abaixo, oferecemos uma lista para você escolher entre diferentes opções de alimentos ou optar por uma delas de acordo com a quantidade que contenham.

Como você vai ver é muito fácil consumir potássio, já que ele é encontrado em uma grande variedade de alimentos muito versáteis e fáceis de incluir em nossa dieta diária.

Banana

Se falarmos para alguém responder à nossa pergunta de onde encontrar potássio, com certeza a banana virá a mente. A realidade é que existem alimentos com maior concentração de potássio que a banana, que contém 358 miligramas por 100 gramas.

Apesar disso, ela é um dos alimentos mais consumidos, pois pode ser conservado facilmente e é muito fácil de transportar em qualquer mochila ou bolsa esportiva. Basta ver quantos atletas de elite recorrem a essa comida no meio das competições.

Cardo

Contém 400 mg de potássio por 100 gramas de produto. Este vegetal de inverno é muito saudável e saboroso, e o melhor de tudo, é facilmente cozido. Apenas refogue na panela e adicione um pouco de sal e presunto para ter uma refeição pronta que você vai adorar. Ele é da família da escarola, da chicória e da alface.

Batata

Muitas pessoas não sabem que a batata é um dos alimentos que contém mais potássio. Especificamente, cada 100 gramas de produto tem 420 miligramas de potássio. [

Não há necessidade de falar sobre o quão versátil ela é na cozinha, porque todos sabemos que é um ingrediente que pode estar presente de infinitas maneiras em qualquer almoço ou jantar.

Couve de bruxelas

Couves de Bruxelas é um daqueles alimentos que você ama ou odeia. Nós não sabemos a qual grupo você pertence, mas o que é certo é que, se você estiver procurando onde encontrar potássio, é um alimento a considerar. Couves de bruxelas contêm cerca de 450 miligramas de potássio por 100 gramas.

Abacate

Ao lado da banana, o abacate é outra fruta rica em potássio. Com quase 490 miligramas por 100 gramas é um alimento perfeito para comer com torradas, em saladas ou simplesmente de forma pura.

tigela com abacate batido

Se você pratica esportes regularmente, o potássio é um mineral que deve estar muito presente em sua dieta. Inclua no seu dia a dia os alimentos que mencionamos e seu desempenho e recuperação serão muito melhores, tanto que você notará imediatamente os resultados.