Cápsulas de sal, suplemento ideal para os esportes de resistência

· 23 de novembro de 2018
Vamos discutir diferentes funções das cápsulas de sal no nosso organismo, quem pode usá-las e em que momento elas devem ser usadas, bem como os benefícios que elas proporcionam durante o nosso treinamento nos esportes de resistência.

Você conhece as cápsulas de sal? Nos esportes de resistência, como o triátlon, as corridas de longa distância ou as etapas de ciclismo, suplementos alimentares são muito consumidos. Os mais comuns são as barrinhas, o gel de carboidrato e afins, que fornecem ao nosso corpo a energia da qual ele precisa.

No entanto, estes não são os únicos suplementos alimentares que podemos tomar para melhorar o nosso desempenho nos esportes de resistência; também existem as cápsulas de sal, sobre as quais vamos falar a seguir.

Funções das cápsulas de sal

A principal função dessas cápsulas é fornecer ao nosso corpo a quantidade necessária de sais minerais que precisamos durante os treinamentos ou competições esportivas de longa duração.

Quando estamos praticando este tipo de esporte, perdemos sais minerais através de líquidos tais como o suor. Por isso, é necessário reabastecê-los para dessa forma evitar as câimbras e manter os níveis de eletrólitos do nosso corpo.

Mulher com câimbras na perna

Composição das cápsulas de sal

Por muitos anos, o aporte de sais minerais para o nosso corpo foi feito através das bebidas de reposição. No entanto, atualmente, as cápsulas de sal nos oferecem uma nova maneira de fazer isso.

Estas cápsulas são compostas por diferentes sais, tais como o sódio e o magnésio, embora as percentagens de cada um variem de acordo com os diferentes fabricantes. Elas também podem contar com outros componentes, tais como o cálcio ou a vitamina D.

A principal função do sódio é a de regular o equilíbrio osmótico do nosso corpo, além de manter o equilíbrio dos eletrólitos e assim prevenir a desidratação. A função que o magnésio desempenha é a de evitar as temidas câimbras durante a prática de esportes de longa duração.

Dose que devemos ingerir

Assim como já mencionamos anteriormente, durante a prática de esportes de resistência, vamos perdendo sais e eletrólitos através do suor, e é necessário que eles sejam repostos para dessa forma obter um bom desempenho.

Mulher tomando um comprimido

A dose de sódio que devemos consumir é de 300 a 500 miligramas por hora de exercício. Mesmo assim, devemos levar em consideração diferentes fatores. Por exemplo, a taxa de transpiração da pessoa ou a temperatura e a umidade do local onde a atividade está sendo praticada.

Vantagens das cápsulas

Podemos encontrar diferentes vantagens que as cápsulas de sal trazem para o nosso corpo. Vamos falar mais sobre elas a seguir:

  • São mais práticas e fáceis de manusear e transportar do que as bebidas de reposição convencionais. Um exemplo seria utilizá-la sem treinos ou competições de corridas de longa distância, nas quais não é interessante carregar muito peso, já que isso não é nada confortável. As cápsulas quase não ocupam espaço e não pesam nada.
  • Com estas cápsulas, também podemos controlar os sais minerais que consumimos de uma forma simples. Ao contrário das bebidas de reposição, podemos sempre controlar a quantidade de sais que consumimos, já que com as bebidas, a menos que você tome a garrafa toda, é muito difícil calcular os sais ingeridos.
  • Seu formato torna-as muito fáceis de serem consumidas, só temos que engolir junto com um pouco de água. É preciso ter cuidado e nunca misturar com bebidas de reposição, porque elas também fornecem sais.

Em conclusão, as cápsulas de sal são um suplemento ideal para os esportes de resistência, principalmente pela comodidade para transportá-las e consumir a quantidade correta. Assim, não se esqueça de levá-las com você quando for praticar esse tipo de atividade física.