Os 5 alimentos que atrapalham o seu treino

· 12 de setembro de 2018
É essencial saber quais nutrientes devem ser ingeridos antes, depois e durante o exercício; uma dieta que não leva o treinamento em conta vai fazer com que ele seja ineficaz.

Você se exercita regularmente mas não obtém os resultados desejados? Isto pode ser devido a vários fatores, entre os quais se inclui uma dieta inadequada. Há alguns alimentos que atrapalham o seu treino. É importante saber quais alimentos não devem ser consumidos caso você queira ter um treino eficaz e com bons resultados.

Para que isso não aconteça com você, vamos explicar a seguir quais são os 5 alimentos que atrapalham o seu treino. Se você os consome regularmente, então você deve substituir estes alimentos por outros mais adequados às suas necessidades. Caso contrário, todo o esforço que você fizer não vai servir para nada e você não vai notar nenhuma mudança positiva.

Os 5 alimentos que atrapalham o seu treino

1. Frituras

As frituras se tornaram algo básico na alimentação de muitas pessoas. O seu consumo não é recomendado em nenhum momento do dia, mas menos ainda antes do exercício.

Por causa do seu alto teor de gordura, esses alimentos são de digestão lenta. O estômago tem que trabalhar por várias horas até conseguir digeri-los; por essa razão podemos nos sentimos cansados depois de ingerir frituras, e é também comum a sensação de sono aparecer.

Se você se exercitar depois de ter comido esse tipo de alimento, você vai se sentir mais pesado, mais cansado e, como consequência, não vai ter um bom desempenho. Se você gosta deste tipo de alimento, recomendamos que você não o consuma mais do que uma vez por semana e apenas durante os dias nos quais você não se exercita.

2. Bebidas energéticas

Algumas pessoas têm o costume de tomar bebidas energéticas antes de se exercitarem. Elas acreditam que esta é uma maneira de ficar mais ativo, realizar um maior número de repetições, bem como de ter um melhor desempenho.

É verdade que elas trazem uma sensação de maior atividade, concentração e vitalidade, mas isso é passageiro e devido ao açúcar.

Bebidas energéticas sendo colocada em um copo

Na verdade, ao tomar bebidas energéticas, quantidades exorbitantes de açúcar são ingeridas. Talvez você queime mais calorias por estar motivado, mas você também deve ter em mente que, ao tomar essas bebidas, você também vai ter ingerido uma quantidade muito maior delas que você vai precisar queimar.

3. Balas de goma

As balas de goma são basicamente açúcar, açúcar e mais açúcar. Elas são um alimento que não tem nenhum nutriente para o organismo e que, portanto, não devemos consumir. Geralmente, acredita-se que uma pequena quantidade pode ser benéfica porque o corpo precisa de açúcar para funcionar adequadamente.

Mas a verdade é que o açúcar que o corpo precisa pode ser encontrado nos alimentos mais saudáveis e que, além disso, também contêm nutrientes. As frutas são um exemplo claro disso.

4. Salgadinhos

Os salgadinhos são altamente viciantes e é impossível comer apenas um ou dois. Eles contêm principalmente gordura e sal, dessa forma, eles não são recomendados se você faz exercício. Consumindo salgadinhos tanto antes quanto depois do treinamento, você deve saber que estará jogando fora todo o esforço que foi feito.

Salgadinhos em um pote

Se você quiser beliscar alguma coisa, nossa recomendação é que você coma um punhado de nozes. Elas são muito mais saudáveis e, além disso, também dão energia.

5. Alimentos pré-cozidos

Você sai tarde do trabalho e não chegará na academia a tempo. Como você não tem tempo para cozinhar, você compra qualquer comida pré-cozida e assim consegue chegar para a aula no horário previsto.

Se você costuma fazer isso, você deve saber que, por mais que você vá à academia, você não vai conseguir os resultados adequados. Isso acontece porque você está comendo alimentos que atrapalham o seu treino.

Quando você chegar à academia, seu estômago vai estar digeririndo uma grande quantidade de gordura, sal, corantes e conservantes, o que vai fazer com que seja impossível que você tenha um bom desempenho. Além disso, esses alimentos são tão calóricos que, por mais calorias que você queime durante a sessão de treino, você dificilmente vai poder queimar tudo.

O que devo comer antes e depois do treino?

Depois de tantas restrições, você certamente está se perguntando o que você deve comer antes e depois do treino para ter um melhor desempenho e obter mais resultados. Como você vai perceber, a alimentação de um atleta não precisa ser complexa.

Simplesmente elimine os alimentos que atrapalham o treino e se alimente antes e depois de cada sessão, conforme vamos explicar a seguir.

Mulher bebendo suco verde

Antes do treino. Antes de fazer exercício, o corpo deve estar preparado para ter o máximo desempenho e assim obter os resultados desejados. É importante ingerir os alimentos necessários e em pequena quantidade, para que dessa forma o estômago cheio não seja um obstáculo e nos impeça de ter um rendimento em um bom nível. Alguns alimentos adequados são sucos verdes ou nozes, por exemplo.

Depois do treino. Depois de ter concluído os exercícios, é importante fornecer ao corpo parte dos nutrientes que ele perdeu. Para fazer isso, em primeiro lugar é preciso tomar uma quantidade moderada de líquidos, com a finalidade de reidratar o corpo. Em seguida, consuma alimentos que sejam fáceis de digerir e que contenham proteínas. Evite os açúcares e a gordura em excesso.

Agora que você já sabe quais alimentos que atrapalham o seu treino e quais você deve consumir, siga essas dicas e potencialize seus resultados!