O que comer depois do treino: nutrientes essenciais
O que você costuma comer depois do treino? Após o exercício o corpo está exausto, tanto por causa do esforço quanto pela perda de líquidos. É por isso que é importante fornecer nutrientes ao corpo para que assim ele possa se recuperar.
Neste momento, nem todo nutriente é válido, uma vez que uma má alimentação pós-treino pode fazer com que todo o esforço não sirva para nada. Assim, a seguir, vamos explicar o que comer depois do treino.
Hidratação após o treino
Assim como mencionamos anteriormente, após o treino o corpo perdeu muitos líquidos e, portanto, está desidratado. É importante reidratá-lo, por isso, em um primeiro momento, e antes de ingerir nutrientes sólidos, você deve beber líquidos.
Assim que terminar o treino, você pode beber água, água de coco ou então algum tipo de bebida específica para atletas que inclua alguns sais minerais. Este último tipo de bebida é especialmente recomendado para as pessoas que se exercitam em alto nível.
Para evitar esses estados de desidratação, recomendamos que você sempre vá para a academia com uma garrafa de água. Assim, você vai poder beber água à medida que for perdendo líquidos e se sentir cansado.
Tenha cuidado e não beba muito líquido porque uma flatulência pode aparecer e, além disso, você não vai ter o mesmo desempenho com o estômago cheio de líquidos.
Quais nutrientes devo comer depois do treino?
Há nutrientes adequados para cada momento do dia. Este é um assunto que causa verdadeiras dores de cabeça aos atletas porque, como você já sabe, se alimentar de forma inadequada faz com que todo o esforço não sirva para nada.
Para que isso não aconteça com você, vamos explicar o que você deve comer depois de uma sessão de exercícios.
Após o treino, é importante ingerir os alimentos apropriados, pois eles são absorvidos rapidamente e assim você vai notar melhorias em um curto espaço de tempo.
É neste momento que devemos dar prioridade às proteínas. Você deve ingerir esse tipo de nutriente em quantidade moderada, pois também não é aconselhável comer uma quantidade excessiva após o treino.
Alguns dos alimentos ricos em proteína são a carne, o peixe ou os ovos. Não se esqueça de cozinhá-los de maneira saudável, porque caso contrário ingerir a proteína não vai servir para nada.
Recomendamos que eles sejam preparados grelhados ou assados, pois dessa forma não são adicionadas calorias extras e os alimentos conservam todos os nutrientes. Além disso, é uma maneira rápida e fácil de cozinhar, assim você não vai perder muito tempo na cozinha e também não é necessário que você tenha um alto nível de conhecimento.
Para que a recuperação seja mais rápida, é interessante incluir uma pequena porção de carboidratos de absorção rápida na refeição pós-treino. Graças a esses alimentos, você vai se sentir menos cansado e assim vai estar recuperado em um curto espaço de tempo.
Diferentes propostas para comer depois do treino
Para que você veja como é fácil preparar uma refeição, jantar ou lanche depois de um treino, vamos propor três receitas diferentes a seguir.
- Sanduíche de atum e ovo. Esta receita, tão simples e rápida de preparar acaba por ser uma injeção de proteína, além de trazer uma pequena contribuição de carboidratos perfeitos para a recuperação. Escolha o pão integral e também atum natural com baixo teor de sal. Você pode complementar esta receita com alface ou tomate.
- Omelete francesa com legumes salteados. Um jantar leve perfeito depois de uma sessão na academia. Assim como a receita anterior, pode ser feito em poucos minutos e é muito saudável.
- Peito grelhado com queijo. Escolha sempre o peito sem pele para eliminar a gordura. Você também pode trocar o queijo por ervas aromáticas e pode ainda adicionar uma fatia de pão.
A alimentação adequada após o exercício é tão importante quanto o esforço executado. Não se esqueça de repor os líquidos perdidos e de consumir carboidratos e proteínas para atingir, dessa forma, os objetivos que você definiu.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Jentjens, R., & Jeukendrup, A. (2003). Determinants of post-exercise glycogen synthesis during short-term recovery. Sports Medicine (Auckland, N.Z.), 33(2), 117–144. https://doi.org/10.2165/00007256-200333020-00004
- Urdampilleta, A., Martínez-Sanz, J., Julia-Sanchez, S., & Álvarez-Herms, J. (2013). Protocolo de hidratación antes, durante y después de la actividad físico-deportiva. motricidad. Revista Europea del Movimiento Humano , 31 ( ), 57-76.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.