Alimentos de soja: tofu, seitan e tempeh

· 24 de novembro de 2018
Conheça esses três alimentos que podem tornar suas melhores receitas realidade sem depender da carne; cada um deles tem suas propriedades específicas para complementar a sua dieta.

Atualmente há uma grande variedade de alimentos de soja que podem substituir a carne para as pessoas que são vegetarianas. Na verdade, diante dos benefícios que esses alimentos trazem, você pode incluí-los na sua dieta mesmo que você possa consumir carne regularmente.

Pesquisas indicam que os alimentos de soja possuem diversos benefícios para a saúde. Alguns estudos indicam que até a nossa microbiota pode melhorar sua composição com seu consumo. Incrível, não é mesmo? Neste artigo vamos explicar as diferenças entre os alimentos de soja tofu, seitan e tempeh.

Alimentos de soja: diferenças

Tofu

Este alimento, também conhecido como queijo de soja, tem um sabor suave muito semelhante ao do queijo e é feito com leite de soja coalhado. O tofu é prensado em blocos e então é misturado com cloreto de magnésio.

Além disso, é um produto que absorve muito facilmente os sabores dos temperos e de outros ingredientes com os quais  é misturado.

Mulher comendo tofu

O tofu tem uma grande versatilidade e, por esse motivo, pode ser usado em uma grande variedade de pratos para preparar diferentes versões vegetarianas e veganas de bolos, sobremesas, smoothies e queijos.

Por todas estas razões, ele tem sido um alimento básico e fundamental nos diferentes países da Ásia há mais de 2000 anos.

Seitan

O seitan também é conhecido como glúten de trigo e apareceu pela primeira vez no século VI, como um ingrediente da culinária asiática. Desde então, tem sido um substituto para a carne até o momento atual.

Nas suas origens, este produto era usado para lavar e cozinhar a massa de trigo, com a finalidade de remover o amido. Isso resultava em um alimento rico em proteínas, com até 60 gramas por xícara, que acabou sendo a alternativa perfeita para a carne.

Prato de seitan, que é rico em proteínas

Atualmente, é possível comprar o seitan já preparado na maioria dos grandes supermercados, onde ele é usado para criar diferentes carnes vegetais.

É igualmente possível comprar o glúten de trigo na maioria das lojas de produtos naturais. Ele vem em formato de pó e se transforma facilmente em uma carne densa, com um excelente sabor, para ser adicionada às suas receitas culinárias.

O seitan adota os sabores dos condimentos com os quais for colocado em contato, além de não ter colesterol e um baixo teor de carboidratos. É ainda um alimento muito barato.

A seguir, apresentamos os passos para preparar uma receita de macarrão com seitan:

  1. Em primeiro lugar, cozinhamos o macarrão por cerca de dez minutos aproximadamente.
  2. Em seguida, o seitan é cortado em bifes.
  3. Então, douramos os bifes em uma frigideira no fogo médio e, uma vez que estejam no ponto, reservamos.
  4. Levamos  vinho e pimenta ao fogo em uma frigideira por alguns minutos. Removemos do fogo quando o vinho evaporar.
  5. Caso gostemos, podemos adicionar temperos variados para que dessa forma o prato tenha mais sabor, e então mexemos tudo até formar um molho homogêneo.
  6. Fritamos os bifes de seitan novamente por mais cinco minutos e então adicionamos o macarrão e mexemos. O prato já está pronto para servir.

Tempeh

Este é um alimento fundamental na culinária indonésia, que é preparado após a fermentação da soja em folhas de bananeira, até que se forme um hambúrguer firme e compacto. Ele é usado como um substituto para a carne desde o século 12, ou seja, apareceu mais tarde do que o seitan.

O tempeh contém 31 gramas de proteína por xícara, ou seja, tem mais proteína que o tofu, assim como mais fibras do que ele. Tem um leve sabor de nozes, por isso funciona muito bem em diferentes receitas.

A seguir, apresentamos uma receita de cereais com tempeh:

  • Precisamos começar cozinhando separadamente os cereais e o tempeh. Cortamos o tempeh em pedaços para que dessa forma fique mais fácil para triturá-lo e então misturá-lo com os cereais. Uma vez cortado, levamos ao fogo juntamente com uma colher de sopa de molho de soja e alga kombu, e cozinhamos por aproximadamente 10 minutos.
  • Além disso, colocamos os cereais para ferver com água, juntamente com um pouco de sal, durante cerca de 10 minutos.
  • Enquanto cozinhamos estes ingredientes, vamos preparando um refogado de cebola e cenoura que vamos adicionar à massa posteriormente.
  • Quando o tempeh e os cereais estiverem cozidos, devemos escorrer bem para tirar o máximo de água possível. Os hambúrgueres não precisam ficar muito moles.
  • Misturamos todos os ingredientes em uma tigela e então adicionamos duas colheres de sopa de orégano. Amassamos até a massa ficar firme e uniforme, formando assim bolinhas de cerca de 130 gramas e então dando a elas a forma de um hambúrguer.
  • Finalmente, colocamos os hambúrgueres em uma frigideira com óleo para dourar dos dois lados.

Em conclusão, existem diferentes alimentos de soja com os quais podemos substituir a carne para as pessoas vegetarianas ou veganas. Como vimos, cada um deles fornece diferentes qualidades para os pratos. Experimente hoje mesmo!