Como fazer molho guacamole e receitas para utilizá-lo

· 28 de setembro de 2018
Um dos molhos favoritos para acompanhar os nachos ou quase todos os tipos de carnes, o molho guacamole é, na verdade, um dos mais fáceis de preparar.

Guacamole é o molho mexicano por excelência. Seu sabor é tão delicioso que cruzou fronteiras e é mundialmente conhecido e consumido em qualquer parte do mundo. A seguir, explicamos como o molho guacamole é feito, suas propriedades e propomos uma série de receitas com as quais acompanhá-lo.

Receita de molho guacamole

Ingredientes:

  • 2 abacates maduros.
  • 1 tomate maduro.
  • Meia cebola.
  • Meio limão.
  • Sal.
  • Coentro.
pote de guacamole

Modo de preparo:

Comece descascando os dois abacates maduros e removendo a carne. Coloque a carne dos abacates em uma tigela e esmague-os com a ajuda de um garfo. É importante que estejam maduros para que seja mais fácil esmagá-los com o garfo e o molho tenha uma textura mais cremosa.

Em seguida, descasque o tomate e pique-o em pedaços pequenos. Faça o mesmo com a cebola. Adicione-os à tigela em que estão os abacates esmagados. Mexa e esmague também os tomates e as cebolas.

Pique o coentro e esprema o limão. Vá adicionando pouco a pouco esses ingredientes na tigela e continue mexendo. Por fim, experimente o molho e adicione um pouco de sal. É simples assim, sem sujar a cozinha e sem a necessidade de fogo fazemos este molho guacamole.

Propriedades do molho guacamole

Como você pode ver na receita, o molho guacamole é feito principalmente de abacate. Esta fruta de origem sul-americana possui muitas propriedades, por isso seu consumo é altamente recomendado. Alguns dos benefícios do abacate são os seguintes:

  • Rico em gorduras saudáveis ​​e Ômega 3. Embora a palavra gordura já pareça algo negativo, não é assim. As gorduras são necessárias para o organismo e o abacate é uma estrela para nos nutrirmos de gorduras saudáveis.
  • Rico em potássio. Regula a tensão e facilita a digestão.
  • Contém magnésio. Fundamental para os ossos e os dentes, pois previne a osteoporose e as cáries. Contribui também para o relaxamento do sistema nervoso.
  • Saciante. O abacate possui um alto teor calórico em comparação com a maioria das frutas. Isso não deve ser visto como algo ruim, pois isso se deve ao fato de conter uma grande porcentagem de gorduras saudáveis. Portanto, o abacate é uma das frutas mais saciantes e fará com que você não tenha fome depois da refeição.
tigela de guacamole com nachos

Além do abacate, o restante dos ingredientes contidos no molho guacamole são muito saudáveis. É um molho feito à base de frutas e complementado por vegetais. Se a isso acrescentarmos que não incluímos óleo para fazê-lo, o resultado é um molho caseiro muito saudável.

Com o que combinar o molho guacamole?

O molho guacamole é normalmente utilizado para acompanhar nachos. Além disso, existem muitas outras maneiras de comer este molho. A seguir, propomos algumas elaborações rápidas, simples e saudáveis ​​com as quais podemos aproveitar o molho guacamole:

  • Torrada de guacamole e salmão. Corte uma fatia de pão rústico e coloque-a para tostar. Em seguida, espalhe uma espessa camada de guacamole e coloque duas fatias de salmão defumado por cima. Espalhe um pouco de salsa e está pronta esta proposta de refeição saudável.
  • Salada com molho guacamole. Corte em pedaços abacaxi, tomate, abacate, batata cozida, pepino e adicione azeitonas. Em seguida, adicione duas colheres de sopa de molho guacamole e mexa bem para que todos os ingredientes sejam revestidos com o molho. Esta salada pode ser consumida diretamente ou também usada como recheio para sanduíches.
  • Hambúrguer com guacamole. O molho guacamole pode acompanhar qualquer hambúrguer. É um complemento perfeito para carne, queijo, cebola ou qualquer outro ingrediente que você queira incluir. Também é muito mais saudável do que a maionese ou outro molho similar.

Como você pode ver, as opções do molho guacamole são muito amplas. Podemos combiná-lo com peixe, carne e legumes. Você pode ver que qualquer combinação é possível.

Se você gosta de molhos e os consome com frequência, recomendamos que você faça o molho de guacamole em grande quantidade e guarde na geladeira. Este molho caseiro é uma boa alternativa aos molhos que compramos já prontos.