Maionese saudável: receitas para fazer maionese em casa

· 30 de agosto de 2018
Vamos ver os diferentes tipos de maionese que podemos encontrar nos supermercados e como fazer nosso próprio molho em casa, algo que sempre será uma opção mais saudável

A maionese é um molho frio feito principalmente com ovos inteiros e óleo vegetal batidos. Trata-se de um molho de origem espanhola, que normalmente é temperado com suco de limão, sal ou vinagre. Hoje veremos algumas receitas para fazer uma maionese saudável.

Atualmente, esse é um molho que está presente em muitos pratos como acompanhamento, geralmente com saladas e peixes. É um molho feito com o uso da batedeira, mas antigamente era misturado manualmente. Hoje, porém, a maionese também é feita industrialmente.

Maionese industrial

Para fazer uma maionese industrial, precisa-se de ovo cru, azeite, tempero, sal e essências naturais. Seu processo começa com um caminhão cisterna cheio de ovos crus, pasteurizados anteriormente para prevenir a salmonela, que são levado a um depósito de refrigeração.

Mulher colocando maionese no seu lanche

Depois, coloca-se em um tanque o óleo. Em um terceiro tanque, coloca-se a mistura de temperos, sal e essências naturais em estado líquido, em temperatura ambiente. Por último, mistura-se uma determinada quantidade de cada tanque em um tanque em comum para formar uma massa cremosa.

Uma vez obtida a mistura homogênea deste molho, colhe-se uma amostra para controle de qualidade, para medir seu nível de pH. Quando o pH é comprovado, enche-se cada frasco com um enchedor automático e outra máquina fecha o produto para conservar seu frescor. Por último, as embalagens são etiquetadas e levadas ao mercado.

Maionese caseira

Para fazer uma maionese caseira, precisamos de duas gemas de ovo, uma pequena colherada de mostarda, três pequenas colheradas de suco de limão, 225ml de azeite de oliva, sal e pimenta preta moída.

O primeiro a ser feito é separar as gemas das claras do ovo. Colocamos as gemas com uma pequena colherada de mostarda e uma de suco de limão em um recipiente para bater. Com a ajuda da batedeira, batemos esses ingredientes até que ganhem uma consistência homogênea.

Um pote de maionese caseira com os ingredientes ao lado

Quando estiverem bem misturados, colocamos pouco a pouco o azeite de oliva. Vamos colocamos um pouco, batemos, colocamos mais um pouco, batemos, e assim até terminar o azeite. Ao fim, é preciso conseguir uma mistura amarela e espessa.

Finalmente, colocamos o restante do suco de limão, além do sal e pimenta preta a gosto. Batemos tudo pela última vez e teremos a maionese pronta.

Maionese saudável

Podemos dizer que a maionese não é totalmente saudável devido a seu alto teor de gorduras por conta do ovo e óleo. Essas gorduras podem fazer com que apareça o colesterol, doenças cardiovasculares, obesidade e até fazer com que nossa pele fique mais gordurosa. Por isso, vamos explicar como fazer uma maionese saudável. 

Receita de maionese sem ovo

Além de não ter as gorduras do ovo, essa maionese tem como vantagem poder ser esquentada sem trazer problemas de estômago. Para essa maionese saudável você precisa de um copo de leite, azeite de oliva e sal.

Sua preparação consiste em colocar na batedeira o leite com o sal e misturar, e pouco a pouco ir adicionando o azeite de oliva, sem deixar de bater em nenhum momento, até obter uma pasta espessa.

Para que seja mais light ainda, você pode usar leite desnatado ou de soja. Além disso, você pode colocar cebolinha picada, alho… Tudo a gosto, para modificar o sabor!

Para sua conservação no freezer, é melhor ter um frasco de vidro do que de plástico.

Receita de maionese de cenouras

Essa é uma outra opção de maionese saudável para colocar sabor em suas refeições. A preparação é fácil e necessita de poucos ingredientes. Para fazê-la, precisamos de 750 gramas de cenoura, um quarto de copo de azeite de oliva ou óleo de girassol, um dente de alho – ou menos, se você prefere um sabor mais suave – uma pitada de sal e suco de limão.

Para começar, descascamos e cortamos as cenouras em rodelas finas, e colocamos em uma panela com água para cozinhar, deixando mornas, mas não muito cozidas. Deixamos que se esfriem um pouco e batemos no liquidificador com os outros ingredientes.

Isso formará uma pasta homogênea e suave, de cor laranja. Para ganhar mais sabor, coloque mais azeite. Conserve na geladeira, mas não é recomendável congelar, já que perderá o gosto.

Existem muitos outros tipos de maionese saudável, como as de batata, de cenoura com grão de bico, tomate, abacate ou até com frutas, como a manga… Você também pode mudar os ingredientes, como a quantidade de azeite ou alho, e adaptar às suas preferências.