Chá gelado é saudável? Descubra se ele é uma boa opção para sua dieta

· 2 de setembro de 2018
É possível encontrar inúmeras opções de chás gelados no mercado, desde as infusões mais comuns aos mais exóticos sabores derivados de frutas. Conhecidos também como "ice tea", podemos também fazê-los em casa.

Vivemos em uma sociedade muito cultural, e por menor que seja, há sempre uma razão para comemorar e celebrar comendo e bebendo. Qualquer momento é bom para comemorar com uma cerveja ou com uma bebida adocicada. Quando estamos tentando perder peso, pedimos algo como o chá gelado. No entanto, será que o chá gelado é saudável e uma boa opção para quem está de dieta?

Nem tudo que parece saudável ou tem um rótulo com uma conotação do gênero indica que o produto do qual estamos falando vai ser a opção mais saudável. Na verdade, seria bom procurar outras opções menos calóricas, sem gorduras ou sem açúcar.

Chá gelado é saudável?

Quando estamos em busca de uma bebida mais saudável, surgem as dúvidas sobre o que pedir em um restaurante, por exemplo. As opções são as de sempre, principalmente “zero” ou “light”, entre outras. Mas também temos o chá gelado.

Chá gelado com rodelas de limão em uma jarra

O que é o chá?

É um conjunto de folhas, flores e outras partes de plantas de chá, como por exemplo, a Camellia Sinensis. Esse conjunto de ervas é feito em infusão em água quente por um curto período de tempo e, em seguida, a água pode ser tomada.

O chá pode ser comprado a granel ou em pequenos saquinhos para facilitar a infusão.

No entanto, quando faz muito calor, você geralmente não quer uma bebida quente e é aí que se encontra a origem do chá gelado. O simples gesto de adicionar um copo com gelo à infusão seria suficiente.

Mas, infelizmente o produto ficou popular e então criaram uma bebida pronta, sem a necessidade de infundir primeiro e esfriar depois.

Quais são as opções no mercado

A questão principal é um detalhe: o açúcar. Esses produtos, assim como os refrigerantes, contêm grandes quantidades de açúcar, que não trazem benefícios para a nossa saúde.

No caso de algumas marcas comercializadas de chá gelado, a quantidade de açúcar adicionado pode chegar a 20 gramas por 100 gramas de produto.

Um copo de chá gelado equivale a arrepiantes cinco torrões de açúcar. Não devemos nos esquecer que uma porção dessa bebida é geralmente um copo de 250 gramas. A fim de resolver esse problema, algumas marcas modificam o produto trocando o açúcar por adoçante. Mas será que assim o chá gelado é saudável?

Adoçantes adicionados

Em vez de adicionar açúcar para dar sabor, eles adicionam adoçantes como a sucralose ou o acesulfame-K. Os adoçantes, assim como o açúcar, fazem com que nosso paladar tenha necessidade do gosto doce. Cada vez o sabor parece mais brando e temos a necessidade de uma maior quantidade.

Garrafas de chá gelado no mercado

Alguns adoçantes podem trazer consigo o desequilíbrio da flora intestinal. Essas substâncias levam a um aumento nas cepas menos benéficas de nossa microbiota e muitas delas têm sido associadas a doenças como a diabetes tipo 2.

Sucos a partir de um concentrado

Além de tudo que mencionamos anteriormente, é também importante salientar que os chás gelados com sabor de fruta contêm cerca de 0,1% do extrato de chá e o sabor é proporcionado a partir do suco concentrado da fruta.

O suco concentrado, na verdade, é o fluido obtido da mistura de água e fruta previamente submetidos ao seguinte processo:

  1. As frutas são trituradas e o suco é obtido.
  2. É removido do suco por volta de 85 a 90% da água e deixa-se a polpa.
  3. O açúcar é adicionado a essa polpa.
  4. Finalmente, é adicionada água potável a essa mistura obtida.

Por isso, todo aquele chá gelado, com suco de frutas e adoçantes, irá conter menos calorias, mas continuará prejudicando a sua saúde. Além de esvaziar o nosso bolso comprando água a preço de chá e suco.

Outras opções que são muito mais saudáveis

Escolha a infusão, o saquinho de chá ou compra o opção que você mais gosta e coloque-a em infusão. Quando ela estiver pronta, despeje o líquido em um copo com gelo. Não adicione açúcar, é hora de reeducar o seu paladar. Você também pode solicitar essa opção em estabelecimentos públicos.

Outra opção que você pode fazer em casa é adicionar pedaços de frutas cortadas a uma garrafa de água fria e deixá-la descansar. Dessa forma, a água irá absorver os sabores doces da fruta e você poderá apreciar o sabor natural.

É necessário escolher opções saudáveis na hora de escolher suas bebidas. Para ter certeza disso, é importante ler os rótulos nutricionais ou escolher uma das opções anteriores que podemos fazer em casa. Dessa forma poderemos afirmar que o chá gelado é saudável, ou pelo menos pode ser!