Como fazer molho guacamole e receitas para utilizá-lo
Guacamole é o molho mexicano por excelência. Seu sabor é tão delicioso que cruzou fronteiras e é mundialmente conhecido e consumido em qualquer parte do mundo. A seguir, explicamos como o molho guacamole é feito, suas propriedades e propomos uma série de receitas com as quais acompanhá-lo.
Receita de molho guacamole
Ingredientes:
- 2 abacates maduros.
- 1 tomate maduro.
- Meia cebola.
- Meio limão.
- Sal.
- Coentro.
Modo de preparo:
Comece descascando os dois abacates maduros e removendo a carne. Coloque a carne dos abacates em uma tigela e esmague-os com a ajuda de um garfo. É importante que estejam maduros para que seja mais fácil esmagá-los com o garfo e o molho tenha uma textura mais cremosa.
Em seguida, descasque o tomate e pique-o em pedaços pequenos. Faça o mesmo com a cebola. Adicione-os à tigela em que estão os abacates esmagados. Mexa e esmague também os tomates e as cebolas.
Pique o coentro e esprema o limão. Vá adicionando pouco a pouco esses ingredientes na tigela e continue mexendo. Por fim, experimente o molho e adicione um pouco de sal. É simples assim, sem sujar a cozinha e sem a necessidade de fogo fazemos este molho guacamole.
Propriedades do molho guacamole
Como você pode ver na receita, o molho guacamole é feito principalmente de abacate. Esta fruta de origem sul-americana possui muitas propriedades, por isso seu consumo é altamente recomendado. Alguns dos benefícios do abacate são os seguintes:
- Rico em gorduras saudáveis e Ômega 3. Embora a palavra gordura já pareça algo negativo, não é assim. As gorduras são necessárias para o organismo e o abacate é uma estrela para nos nutrirmos de gorduras saudáveis.
- Rico em potássio. Regula a tensão e facilita a digestão.
- Contém magnésio. Fundamental para os ossos e os dentes, pois previne a osteoporose e as cáries. Contribui também para o relaxamento do sistema nervoso.
- Saciante. O abacate possui um alto teor calórico em comparação com a maioria das frutas. Isso não deve ser visto como algo ruim, pois isso se deve ao fato de conter uma grande porcentagem de gorduras saudáveis. Portanto, o abacate é uma das frutas mais saciantes e fará com que você não tenha fome depois da refeição.
Além do abacate, o restante dos ingredientes contidos no molho guacamole são muito saudáveis. É um molho feito à base de frutas e complementado por vegetais. Se a isso acrescentarmos que não incluímos óleo para fazê-lo, o resultado é um molho caseiro muito saudável.
Com o que combinar o molho guacamole?
O molho guacamole é normalmente utilizado para acompanhar nachos. Além disso, existem muitas outras maneiras de comer este molho. A seguir, propomos algumas elaborações rápidas, simples e saudáveis com as quais podemos aproveitar o molho guacamole:
- Torrada de guacamole e salmão. Corte uma fatia de pão rústico e coloque-a para tostar. Em seguida, espalhe uma espessa camada de guacamole e coloque duas fatias de salmão defumado por cima. Espalhe um pouco de salsa e está pronta esta proposta de refeição saudável.
- Salada com molho guacamole. Corte em pedaços abacaxi, tomate, abacate, batata cozida, pepino e adicione azeitonas. Em seguida, adicione duas colheres de sopa de molho guacamole e mexa bem para que todos os ingredientes sejam revestidos com o molho. Esta salada pode ser consumida diretamente ou também usada como recheio para sanduíches.
- Hambúrguer com guacamole. O molho guacamole pode acompanhar qualquer hambúrguer. É um complemento perfeito para carne, queijo, cebola ou qualquer outro ingrediente que você queira incluir. Também é muito mais saudável do que a maionese ou outro molho similar.
Como você pode ver, as opções do molho guacamole são muito amplas. Podemos combiná-lo com peixe, carne e legumes. Você pode ver que qualquer combinação é possível.
Se você gosta de molhos e os consome com frequência, recomendamos que você faça o molho de guacamole em grande quantidade e guarde na geladeira. Este molho caseiro é uma boa alternativa aos molhos que compramos já prontos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.