Salada grega: uma receita deliciosa para sua dieta

7 de março de 2019
Há tantas receitas de saladas quanto sabores, mas uma das preferidas dos consumidores é a salada grega; veremos como preparar e apreciar este prato tão refrescante a seguir

A salada grega é uma salada feita na Grécia com os ingredientes característicos deste país. A salada original é feita de tomate, pepino, pimenta e cebola roxa, temperada com sal, pimenta preta e orégano e azeite de oliva.

A tudo isto adicionamos pedaços de queijo feta, alcaparras e azeitonas kalamata. A alface, apesar do que a maioria das pessoas pensa, não é tão comum na salada grega.

Há uma opção de salada que usa alface, mas é muito diferente. Essa outra receita consiste de alface, cebolinha e endro fresco, tudo temperado com azeite e vinagre ou suco de limão.

Uma receita de salada grega

Salada grega

Ingredientes:

  • tomate
  • pepino
  • cebola
  • pimenta preta
  • pimentão
  • queijo feta
  • azeitonas negras (kalamata)
  • orégano
  • azeite
  • alcaparras
  • sal

Preparação da receita:

Como em qualquer outra salada, a preparação é muito simples, vamos adicionando os ingredientes em uma tigela: um tomate cortado em cubos, meio pepino cortado em pedaços deixando um pouco de pele, meia cebola descascada e picada em pedaços, azeitonas pretas, pimentão, alcaparras, queijo feta fatiado e um pouco de orégano.

Tempere esta salada grega com pimenta preta, óleo e sal a gosto. A salada grega é uma receita muito completa e perfeita para os dias de verão, graças aos seus benefícios hidratantes. Além de ser uma receita muito baixa em calorias, já que todos os ingredientes são pobres em gordura.

Queijo feta

O queijo feta é um produto grego tradicional feito com uma mistura de leite de cabra e leite de ovelha. Tem um sabor excepcional, uma cor branca natural e um baixo teor de gordura.

O queijo feta é armazenado em recipientes de madeira ou alumínio para o seu processo de amadurecimento.

O processo de maturação consiste em duas fases. Primeiramente, é mantido por 15 dias sob condições controladas de temperatura e umidade. Em segundo lugar, ele é armazenado em refrigeradores, a uma temperatura controlada, por 30 dias. O uso de conservantes na produção de queijo feta não é permitido.

Queijo feta

Azeitona kalamata

O nome desta variedade de azeitona grega é devido à região do mesmo nome onde seu cultivo é mais difundido.

Esta azeitona caracteriza-se pela sua maciez, pelo contraste entre o seu sabor doce e salgado e a sua forma amendoada. Outra característica que diferencia esta azeitona de outras é a sua cor.

Quando esta azeitona é colhida é púrpura. Adota, no entanto, diferentes tonalidades de acordo com o processo de embalagem aplicado a ela, em salmoura, óleo ou vinagre de vinho.

O sabor intenso desta variedade de azeitonas faz com que seja um aperitivo ideal, mas também é usado em uma grande variedade de pratos, principalmente em saladas, massas ou pratos de arroz, adicionando sabor e cor a estas receitas.

Para além das amplas virtudes gastronômicas da azeitona kalamata, temos todas as propriedades que das azeitonas, uma vez que ajudam a regular os níveis de colesterol no nosso organismo, contribuem com quantidades elevadas de vitamina E e são uma fonte rica em cálcio e outros minerais.