Carnes com molhos caseiros e saudáveis

· 10 de março de 2019
O melhor dessas receitas que propomos é que elas podem ser armazenadas na geladeira por dias, ou seja, você pode preparar uma grande quantidade e guardar para usar em outras preparações.

Quem disse que molhos são proibidos quando estamos fazendo dieta? Normalmente associamos os molhos a elaborações não muito saudáveis ​​ou a uma soma considerável de calorias. Neste post, oferecemos três receitas nas quais mostramos que um molho caseiro pode ser saudável.

Isso mesmo! Molhos os alimentos saudáveis ​​podem andar de mãos dadas. Você só tem que saber como escolher os ingredientes e adicioná-los na medida adequada.

Receitas de carnes com molho caseiro

Hambúrguer com molho de cenoura

O hambúrguer é sempre associado ao junk food, ao sobrepeso, à obesidade e práticas pouco saudáveis. Na verdade, um hambúrguer pode também ser uma refeição saudável.

Para isso você só tem que fazê-lo em casa e optar por ingredientes mais saudáveis. Se você gostar da receita que propomos a seguir, aqui deixamos outra dica para que você possa experimentar hambúrgueres em suas diferentes versões.

Hamburguer fitness

Ingredientes para 1 hambúrguer:

  • 1 pão de hambúrguer integral
  • 2 folhas de alface
  • 1 carne de hambúrguer de vitela
  • Meio tomate
  • 1 fatia de queijo com pouca gordura
  • 2 cenouras
  • Meio dente de alho
  • Azeite de oliva
  • Sal

Modo de fazer:

  1. Vamos começar fazendo esse molho caseiro de cenoura original. Para isso, começamos descascando e lavando as cenouras.
  2. Coloque as cenouras para ferver. Como elas são muito duras levarão cerca de 15 minutos para cozinhar.
  3. Coloque em um processador de alimentos a cenoura picada, meio dente de alho picado, uma pitada de sal e uma colher de sopa de azeite de oliva.
  4. Misture até que fique cremoso.
  5. Em uma frigideira, cozinhe o hambúrguer de carne de vitela até dourar em ambos os lados.
  6. Uma vez que todos os ingredientes estejam prontos, é só montar o hambúrguer.
  7. Para isso, abra o pão redondo integral, coloque o queijo, o alface, o tomate, a carne de hambúrguer e 2 colheres de molho de cenoura caseiro. Viu como é fácil preparar um hambúrguer com molho caseiro com muito menos calorias do que aqueles que podemos comprar em um estabelecimento de fast food.

O complemento perfeito para esse hambúrguer seriam batatas assadas. Para isso, corte uma batata em fatias e adicione um pouco de óleo com um spray, além de um pouco de tomilho. Asse por 15 minutos a 160 graus e tire do forno quando elas estiverem douradas.

Frango com molho de tomate assado

O frango assado é uma das receitas mais tradicionais dos domingos em família. O molho de tomate também é um clássico da culinária de qualquer país. A seguir, combinaremos essas duas preparações para obter uma refeição saudável e saborosa.

Frango com molho de tomate

Ingredientes (serve quatro pessoas):

  • Meio quilo de tomates maduros
  • 2 pimentões verdes
  • 2 cenouras
  • Meia cebola
  • 4 coxas de frango
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Alecrim

Modo de fazer:

  1. Preaqueça o forno a 180 graus.
  2. Misture com um pilão o azeite de oliva, o sal e o alecrim. Passe essa mistura nas coxas de frango e coloque-os em uma travessa no forno, de modo que a pele fique na parte superior.
  3. Deixe no forno por 50 minutos, lembre-se de virar quando tiver passado meia hora. Se eles estiverem muito secos, você pode colocar mais um pouco da mistura quando for virá-los.
  4. Enquanto o frango estiver cozinhando, vamos fazer o molho caseiro de tomate assado. Esse molho é muito versátil. Sendo assim, você pode fazer uma grande quantidade e armazená-lo na geladeira. Serve para acompanhar massas, arroz ou como substituto do ketchup. Além disso, como você pode ver, essa receita não contém açúcar, ao contrário de molhos de tomate industrializados e que contêm uma grande quantidade de açúcar adicionado.
  5. Em outra assadeira, coloque a cebola, os pimentões e as cenouras descascadas cortadas em pedaços. Podemos também adicionar os tomates, mas eles devem estar inteiros e com a casca. Adicione um pouco de azeite de oliva e asse por meia hora.
  6. Uma vez que os legumes estejam assados, retire-os do forno e descasque os tomates em pedaços.
  7. Passe todos os vegetais no processador de alimentos. Coloque o sal à gosto.
  8. Para servir, nossa dica é colocar em cada prato uma coxa de frango e acompanhá-lo com algumas colheres de sopa desse molho de tomate assado caseiro e saudável.