Mitos nutricionais: você ainda acredita em algum deles?

11 de fevereiro de 2020
Você já deixou de comer macarrão no jantar por medo de engordar? E se disséssemos que esse pensamento, assim como vários outros, não tem base científica?

Nem o café da manhã é a refeição mais importante do dia nem os carboidratos no jantar engordam. Existem diversos mitos nutricionais sem base científica disseminados ao nosso redor. Ajude-nos a eliminá-los!

Os mitos nutricionais que ouvimos com maior frequência

1. Os carboidratos no jantar engordam?

Algumas das razões apontadas para sustentar esse argumento são que o metabolismo fica paralisado durante o sono ou que os carboidratos à noite fazem mal. No entanto, o que a ciência diz sobre isso?

O metabolismo não para durante o sono. De fato, em um estudo, verificou-se que as pessoas magras queimam mais calorias enquanto dormem do que enquanto estão acordadas, uma vez que o seu metabolismo acelera enquanto dormem.

Outra das meias-verdades que se espalharam é que os carboidratos se acumulam em forma de gordura se não forem usados ​​imediatamente, o que também não é verdade.

Os carboidratos são usados ​​para obter energia e, quando não são necessários para essa função, são armazenados pelo corpo em forma de glicogênio nos músculos e no fígado. Somente quando esses depósitos estão cheios é que eles são armazenados em forma de gordura.

E, finalmente, os carboidratos não fazem mal à noite. Pelo contrário, eles podem ajudar a reduzir a sensação de fome e, portanto, promover o emagrecimento.

2. O café da manhã é a refeição mais importante do dia?

Esta declaração vem da indústria de alimentos, especificamente a de cereais. Existem estudos que mostram que, quando uma pessoa que não está acostumada a tomar café da manhã começa a fazer isso, o seu peso aumenta.

Mitos nutricionais

3. Número de refeições, outro dos mitos da nutrição

A ideia das cinco refeições diárias está bastante difundida. O que há de verdade nisso? Foram realizados estudos avaliando a ingestão calórica com diferentes quantidades de refeições e não foram observadas vantagens em fazer um número maior de refeições.

Dependendo da natureza da pessoa, dois padrões de resposta podem ser observados. Por um lado, existem aqueles que controlam melhor a fome com um maior número de refeições. O fato de fracionar a ingestão ajuda a evitar a compulsão nas refeições principais.

Por outro lado, existem pessoas que ficam satisfeitas com duas ou três refeições diárias. Nesses casos, adicionar novas doses pode aumentar a fome emocional e a ingestão ao longo do dia.

Além disso, os lanches são frequentemente associados a alimentos muito palatáveis e que produzem pouca saciedade, ou seja, alimentos ultraprocessados e pouco saudáveis. Quantas vezes por dia você fica com fome? Pense assim e aprenda a ouvir o seu corpo.

4. Consumo diário recomendado

As recomendações nutricionais são extremamente arbitrárias, principalmente no que diz respeito aos micronutrientes. Dependendo da fonte consultada, podemos encontrar diferentes valores.

Assim como os intervalos analíticos não são padronizados, variando de um laboratório para outro, não há padronização das quantidades diárias recomendadas.

Por exemplo, os níveis recomendados de vitamina C são os que previnem o escorbuto – uma doença causada pela deficiência dessa vitamina.

No entanto, isso não leva em consideração o quanto cada pessoa absorve, assim como o seu estado não é contemplado em um exame de rotina. Dar importância a esse termo contribui para a presença de mitos nutricionais na sociedade.

5. É necessário comer de tudo

A maioria dos anúncios vistos na televisão promove o consumo de alimentos processados. É raro encontrar um anúncio que incentive o consumo de frutas, legumes ou peixes, embora esses alimentos sejam, na verdade, a base de uma alimentação saudável.

É comum encontrar afirmações sobre ‘consumo responsável’ e ‘no contexto de uma vida saudável’ em produtos que, justamente, são os menos saudáveis. Essas mensagens são amplamente usadas pelas indústrias de alimentos processados e do álcool.

Mitos nutricionais

Todo mundo sabe que o álcool não é saudável, mas o consumo responsável não deixa de ser anunciado e promovido, quando a melhor recomendação seria eliminar o seu consumo.

6. Calorias são calorias, um dos mitos nutricionais mais difundidos

Essa declaração se concentra no balanço energético. A ideia é defender que o mais importante são as calorias, quando nem todas são iguais.

Os alimentos são um todo: são as calorias que nos nutrem, mas também os minerais, vitaminas e as sensações que eles nos transmitem. Uma caloria de uma maçã não é a mesma coisa que uma caloria de um refrigerante.

Essa afirmação também não leva em consideração o fator de saciedade dos alimentosAfinal, comemos com a intenção de aplacar a fome.

Se você tomar um suco de duas laranjas no café da manhã, na maioria dos casos e na melhor das hipóteses, ele será acompanhado de uma torrada com azeite. No entanto, poucas pessoas conseguiriam comer as duas laranjas inteiras e o restante do café da manhã a que estão acostumadas. Você não acredita nisso? Então teste você mesmo.

Em suma, os mitos nutricionais surgem da desinformação e da confusão gerada por indústrias de setores específicos para posicionar os seus produtos no mercado. Devemos estar atentos e saber realmente o que é melhor para o corpo, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida.

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