3 razões para eliminar os alimentos processados e perder peso

· 8 de abril de 2019
Em muitas ocasiões fazemos dieta e não perdemos todo o peso que deveríamos. Os verdadeiros culpados dessa situação geralmente são os alimentos processados; esses alimentos contêm elementos que não são naturalmente encontrados no produto e que o tornam mais apetitoso e resistente à passagem do tempo, mas que também contribuem para o acúmulo de gordura

É possível comer de maneira saudável e ter uma dieta na qual os alimentos naturais predominem. Se você ainda não está muito convencido disso, a seguir vamos te dar várias razões para eliminar os alimentos processados e assim perder peso.

Os alimentos processados se tornaram um alimento básico na alimentação diária de muitas pessoas. Isso ocorre porque está se tornando cada vez mais complicado fazer compras sem incluir nenhum alimento desse tipo. De qualquer forma, é sim possível.

Por que eliminar os alimentos processados?

1. Contribuem com um excesso de açúcar para o organismo

Os alimentos processados contêm açúcares adicionados. Isso significa que são adicionados açúcares além daqueles que estão naturalmente contidos nos alimentos durante o seu processo de fabricação. Este fato os torna muito mais apetitosos para os consumidores, além de serem viciantes.

Embora neste post estejamos falando dos alimentos processados em relação à perda de peso, você deve saber que um excesso de açúcares tem muito mais perigos além do sobrepeso ou da obesidade. Alguns deles são o diabetes, a hipertensão ou a insuficiência renal, por exemplo.

eliminar alimentos processados

Os alimentos processados que mais incluem açúcar na sua fabricação são os refrigerantes. Uma única latinha pode fornecer mais da metade da quantidade recomendada de açúcar por dia.

O mesmo vale para os sucos industrializados. Seu conteúdo de fruta é muito baixo – às vezes sequer excede 40% – e, ao contrário, o teor de açúcar é muito alto.

Por tudo isso, recomendamos que você faça seus próprios sucos caseiros. Além de não conter um excesso de açúcares, eles conservam todas as vitaminas quando espremidos na hora.

Em relação aos refrigerantes, aconselhamos que você os elimine gradualmente da sua dieta. Vá substituindo-os por sucos ou chás. Estas preparações são muito mais saudáveis; o seu sabor também é mais agradável e, além disso, também vão te ajudar a perder peso.

2. Aumentam as chances de obesidade

Por que os alimentos processados são consumidos cada vez mais? Podemos pensar que é porque eles não exigem um tempo de preparação e podem ser consumidos diretamente. Também pode ser porque seu sabor é muito agradável.

Por outro lado, há também uma terceira razão muito mais desconhecida. É que se tratam de alimentos altamente viciantes. Quando consumimos, queremos comer mais e mais e, além disso, como não são alimentos saciantes, a sensação de fome aparece depois de alguns minutos.

Este consumo excessivo de alimentos processados leva a situações de obesidade ou sobrepeso. Os problemas do excesso de gordura são muito mais do que um aspecto indesejado, uma vez que por trás disso há muitos problemas de saúde.

Alguns deles são, por exemplo, uma maior probabilidade de sofrer um ataque cardíaco, também problemas nos ossos e articulações ou apneia do sono.

Como você pode ver, as razões pelas quais parar de consumir alimentos processados vão muito além de exibir uma aparência física melhor. Trata-se de ter uma melhor qualidade de vida, uma melhor forma física e também uma maior resistência a doenças.

3. Baixo teor de nutrientes

A terceira razão para eliminar os alimentos processados e perder peso é que são alimentos pobres em nutrientes. Ao consumir alimentos processados, o corpo recebe principalmente gorduras e açúcares pouco saudáveis. Pelo contrário, esses alimentos não contêm vitaminas, fibras, proteínas ou minerais.

eliminar alimentos processados

Quando estamos com fome e a satisfazemos com alimentos processados, a única coisa que estamos fazendo é nutrir nosso corpo com nutrientes que não contribuem com nenhum benefício para o organismo.

Em outras palavras, perdemos a oportunidade de dar ao nosso corpo alimentos saudáveis; como por exemplo frutas e legumes. Dê uma chance para outra forma de alimentação muito mais saudável e que também contribui para a perda de peso.

Depois de ler todas estas razões para eliminar os alimentos processados e perder peso, aconselhamos o seguinte. Não elimine todos os alimentos processados de uma só vez da sua dieta.

Faça isso progressivamente para que assim o seu corpo se acostume a uma ingestão cada vez menor, até que você consiga eliminá-los mais ou menos completamente.