6 dicas de como podemos controlar a fome

1 de fevereiro de 2019
Para controlar a fome, existem algumas dicas e orientações que podem ser seguidas. O importante é ter uma dieta balanceada, rica em nutrientes. Em contraste, um baixo teor de calorias pode ser prejudicial à saúde.

Há pessoas que, quando estressadas, param de comer; outras, ao contrário, não conseguem controlar a fome. O apetite voraz geralmente aparece não só durante as dietas restritivas de baixas calorias, mas também ataca diante da ansiedade pela incerteza e instabilidade do mundo atual.

De fato, é possível que começar a ler este artigo já desperte o seu apetite; nesse caso, chegar ao final é bastante necessário. Você precisa saber, antes de tudo, que o metabolismo – a capacidade de sentir fome, saciedade e de digerir – é regulado por processos químicos articulados por hormônios.

Por um lado, consumir menos calorias dispara, no sistema metabólico, os alarmes que avisam que haverá menos energia para o corpo. Desta forma, é ativado o hormônio leptina ou ‘hormônio da fome’. Quanto às influências do estresse no processo de controlar a fome, os hormônios também estão relacionados.

Segundo o Instituto Médico Europeu da Obesidade, um cenário social adverso é motivo suficiente para levar as pessoas a secretar uma menor quantidade de neurotransmissores. A ausência de dopamina, serotonina e noradrenalina eleva o nível de ansiedade; com isso, torna-se difícil controlar a fome, que parece infinita.

6 maneiras de controlar a fome

Estas seriam algumas técnicas interessantes para evitar o excesso de apetite:

1. Comer devagar

Sentar-se para apreciar cada refeição colabora com a sensação de saciedade. Mastigar lentamente e permanecer à mesa depois de comer permite que a digestão seja realizada de forma mais eficiente. Estima-se que o cérebro precise de cerca de 20 minutos para se sentir saciado.

Devemos cuidar do momento da refeição, fazê-la em um local tranquilo, nem muito frio nem muito quente. O ideal é se afastar do ambiente de trabalho, da televisão e de tudo que gere distração. Concentrar-se na comida facilita o controle da fome.

Prato de salmão com salada

2. Fazer lanches entre as refeições

A vontade de beliscar entre as refeições pode ser evitada organizando uma dieta que inclua lanches. Essa rotina, pelo menos enquanto tentamos controlar a fome, deve ser seguida à risca. Quantas vezes é necessário comer? A cada 3 horas é um número suficiente para não passar fome.

Outra sugestão é não fazer compras com o estômago vazio. É muito provável sair do mercado com um pacote de algo que não contribui para o desejo de controlar a fome. Também não se deve fazer atividade física sem ter comido nada.

3. Preparar refeições que nutram o suficiente

O que se come também é, certamente, essencial para controlar a fome de forma eficaz. Ou seja, se houver apenas salada para o almoço e para o jantar, é muito provável que você não consiga parar de pensar em comida o dia inteiro.

4. Grandes aliados contra a fome

A fome pode ser saciada com frutas durante a manhã e a tarde. Nas refeições principais, os cereais produzem saciedade e, por serem ricos em fibras, vão favorecer a sensação de saciedade. Também não se esqueça das deliciosas oleaginosas.

Por outro lado, os laticínios com baixo teor de gordura fornecem ao corpo as proteínas caseína e do soro, especiais para proporcionar saciedade ao organismo.

Além disso, as sopas, no inverno, oferecem poucas calorias e podem ser consumidas livremente, tanto no almoço quanto no jantar; as sopas caseiras com aveia são as melhores.

5. Os chás também ajudam

Os chás são um atrativo perfeito para controlar a fome, especialmente ao usar a estévia em vez do açúcar. Ela é um adoçante natural que não apenas adoça, mas também regula a glicose, a pressão e a ansiedade.

Por outro lado, algumas ervas favorecem o controle do apetite. Os chás de passiflora, valeriana, flor de laranjeira e melissa podem ser facilmente preparados e ingeridos antes das refeições principais.

6. Alimentos ricos em aminoácidos

Aumentar a serotonina através da inclusão de alimentos ricos em aminoácidos essenciais também é uma forma de controlar a fome. Espinafre, tofu, aspargos, abacaxi e banana são excelentes para isso.

O pão é um dos alimentos mais controversos no ocidente. No entanto, ele pode ser consumido de forma inteligente para gerar saciedade.

Uma maneira simples é molhar o pão no azeite de oliva, por exemplo. O pão de trigo integral ou o pão de centeio no café da manhã podem dar alegria e saciedade para o dia inteiro, bem como energia para fazer exercícios.

Mulher comendo frutas

Dicas para controlar a fome

Finalmente, vamos acrescentar duas dicas finais para controlar a fome. Em primeiro lugar, lembre-se sempre de descansar entre 7 e 8 horas por dia. Certamente isto reduz o estresse e estimula os hormônios que geram a saciedade.

Juntamente com o que foi dito no passo anterior, quando aquela fome feroz parece estar prestes a atacar durante o dia, então é melhor ter à mão barras de cereais, biscoitos caseiros de aveia, frutas frescas ou aquele aperitivo para se sentir bem e não passar fome.

Assim, com esses truques, você já vai ter uma grande parte do problema resolvido.