Por que é tão importante aumentar a taxa metabólica?

8 de julho de 2019
O metabolismo é o conjunto de processos realizados pelo corpo para converter os alimentos em energia e utilizá-la. Neste artigo veremos o que fazer para aumentar a nossa taxa metabólica e o gasto de energia do corpo.

A taxa metabólica é a quantidade de calorias necessária para realizar as funções básicas do corpo enquanto estamos em repouso. Neste artigo vamos aprender por que é tão importante aumentar a taxa metabólica. Descubra tudo o que você precisa saber sobre isso a seguir.

Muitos fatores afetam a taxa metabólica. Entre eles temos a idade, a massa muscular e o que nós comemos. Assim, é possível que você esteja lutando para perder peso e queira aumentar sua taxa metabólica para queimar mais calorias. Mas, infelizmente, alcançar esse objetivo não é tão simples.

Tenha em mente que, quanto mais rápido o seu metabolismo, mais calorias seu corpo precisará para funcionar. Essa é a razão pela qual algumas pessoas podem comer muito sem ganhar peso, enquanto outras parecem precisar comer menos para acumular gordura.

Em qualquer caso, é necessário que você saiba quais são os fatores que desempenham um papel crucial na determinação da taxa metabólica. Portanto, continue lendo para descobri-los!

Fatores que afetam a taxa metabólica

O metabolismo, ou a rapidez com a qual o corpo queima calorias, desempenha um papel fundamental para ajudar a perder peso e manter o corpo em plena forma. Infelizmente, existem muitos fatores que afetam a taxa metabólica. Estes são alguns:

  • Idade: conforme você envelhece, a taxa metabólica se torna mais lenta. Por este motivo, muitas pessoas tendem a ganhar peso à medida que ficam mais velhas. Estudos sugerem que o envelhecimento está associado a uma alteração no metabolismo já que a necessidade de energia diminui.
  • Tamanho do corpo: quanto maior o corpo, mais calorias queimará.
  • Massa muscular: semelhante ao que acontece com o tamanho, quanto mais massa muscular, mais calorias são eliminadas.
  • Atividade física: quanto mais ativa uma pessoa for, mais calorias queimará. Como resultado, o metabolismo se acelera.
  • Temperatura ambiente: o corpo precisa queimar mais calorias quando está frio para evitar que a temperatura do corpo caia.
Qual é a importância de aumentar a taxa metabólica?

Qual é a importância de aumentar a taxa metabólica?

O metabolismo pode variar muito entre as pessoas. Dois indivíduos com o mesmo tamanho e uma composição corporal similar podem ter taxas metabólicas diferentes.

Isso explica o fato de uma pessoa poder consumir uma grande quantidade de comida e não ganhar peso, enquanto outra deve contar cuidadosamente as calorias que consome para não engordar.

No entanto, aumentar a taxa metabólica é uma maneira de perder peso sem reduzir as calorias provenientes da alimentação. Isso porque a maior parte da energia que você queima vem do seu metabolismo em repouso.

Esse fato muitas vezes não é levado em conta. A atividade física também representa uma pequena parte do gasto total de energia.

Entre outros aspectos positivos, os corpos saudáveis ​​têm um metabolismo mais rápido do que aqueles que lutam contra doenças. Tenha em mente que a taxa metabólica aumenta com o nível de atividade, por isso é recomendável realizar exercícios regularmente.

Como posso aumentá-la?

É possível que seu corpo não esteja queimando calorias rapidamente devido a maus hábitos alimentares e a um estilo de vida sedentário. Felizmente você pode assumir o controle, reverter essa situação e aumentar a taxa metabólica. Estas são algumas maneiras de consegui-lo:

  • Descanse mais horas: a falta de sono pode fazer com que os hormônios da fome e do apetite saiam do controle. Conclusão: você acaba comendo mais do que precisa.
  • Acorde cedo e, acima de tudo, não pule o café da manhã: pular a primeira refeição do dia pode parecer inofensivo, mas faz com que você perca a oportunidade de reativar o metabolismo.
Como posso aumentar a taxa metabólica?

  • Procure estar ativo e incluir exercícios físicos em seu cotidiano: o exercício cardiovascular e treino de força para ganhar massa muscular são ideais para aquelas pessoas que desejam aumentar a taxa metabólica.
  • Coma de 5 a 6 refeições pequenas ao longo do dia: isso mantém um fluxo constante de energia disponível para o corpo. Como resultado, o metabolismo acelera e a capacidade cerebral aumenta.

Em suma, é verdade que algumas pessoas têm um metabolismo mais rápido do que outras. No entanto, não se esqueça que o exercício é a maneira mais eficiente de queimar calorias e de aumentar a taxa metabólica, incluindo atividades como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.

  • Albero, R., Sanz, A., & Playán, J. (2004). Metabolismo en el ayuno. Endocrinología y Nutrición51(4), 139–148. https://doi.org/10.1016/S1575-0922(04)74599-4
  • Melier Vargas Z, Lilia Lancheros P, M. del P. B. (2011). Gasto energético en reposo y composición corporal en adultos. Rev Fac Med51 N.1(1), 16. https://doi.org/10.1016/S0716-8640(14)70644-3
  • Gillooly, J. F., Brown, J. H., West, G. B., Savage, V. M., & Charnov, E. L. (2001). Effects of size and temperature on metabolic rate. Science293(5538), 2248–2251. https://doi.org/10.1126/science.1061967