Aspectos chave a serem considerados para manter o peso

28 de junho de 2019
Se você quer manter o peso é necessário levar em conta alguns aspectos essenciais. Revise-os neste artigo e tente aplicá-los em seu cotidiano para que você não tenha problemas ao subir na balança.

São muitos os esportistas querem manter o peso sob controle. Como você imagina, o esporte e a alimentação são alguns dos aspectos a serem levados em conta para este objetivo. No entanto, a realidade é que só é possível alcançá-lo seguindo certas dicas. Neste artigo listamos as melhores dicas para manter seu peso.

Cuidar do físico e não estar acima do peso nem sempre é fácil, e requer muita dedicação. É necessário perseverar, não perder a calma e manter sua motivação intacta para consegui-lo. Da mesma forma, incluir algumas mudanças na vida cotidiana pode aproximá-lo cada vez mais do seu objetivo.

Quais são os aspectos chave para manter seu peso?

Há uma variedade de fatores importantes que contribuem para um estilo de vida saudável e para manter o peso. Todos são dependentes uns dos outros, o que significa que, para alcançar os melhores resultados possíveis, é importante investir em cada um para viver de forma saudável.

A seguir, dizemos quais são os mais importantes. Tome nota e inclua-os em seu cotidiano!

1. Atividade física

Em primeiro lugar, a atividade física é um dos componentes mais importantes para manter o controle de peso. Entre outras coisas, o esporte permite que você exercite os músculos do seu corpo e queime calorias.

Além disso, o exercício físico praticado de maneira regular também ajuda a manter os músculos firmes e influencia na sensação de bem-estar. Se você leva um estilo de vida sedentário, a atividade física pode ser uma das melhores alternativas para você começar a se colocar em forma e controlar seu peso.

2. Nutrição

A dieta e o exercício físico andam de mãos dadas. Concentrar-se em um e deixar o outro de lado apenas será prejudicial para seus objetivos.

Embora o exercício seja um fator muito importante no controle do peso e para uma composição corporal saudável, sem uma dieta equilibrada a atividade física não será tão eficaz. A nutrição é, sem dúvida, um elemento essencial quando se trata de não ganhar quilos a mais.

A nutrição é, sem dúvida, um elemento essencial quando se trata de não ganhar quilos a mais

Fazer pequenas mudanças na dieta pode realmente ter um impacto duradouro. Para alcançar os melhores resultados e garantir que a atividade física valha a pena, considere reduzir o excesso de calorias provenientes de gorduras e carboidratos refinados e manter uma quantidade adequada de proteína em sua dieta.

3. Descanso

Você pode ter a rotina ideal de exercícios e uma dieta perfeita, mas sem o descanso adequado, trata-se apenas de uma questão de tempo até você se esgotar. Curiosamente, o descanso também é uma parte essencial quando se trata de manter-se saudável, e pode ter um grande efeito sobre o controle do peso.

Entre outras consequências, a falta de sono pode causar um aumento da fome e do apetite. Além disso, pode levar a hábitos alimentares pouco saudáveis.

4. Estresse

As situações de estresse podem fazer com que você sinta a necessidade de comer em excesso. Embora muitos considerem o estresse um problema mental ou psicológico, você pode se surpreender ao saber que ele também pode afetar sua saúde física.

Controlar a resposta ao estresse, o humor e a energia é uma das melhores dicas para evitar cair em desejos ou comer de forma desequilibrada.

As situações de estresse podem fazer com que você sinta a necessidade de comer em excesso

5. Hidratação, outra chave para manter seu peso

hidratação adequada é uma parte chave para conseguir e manter um peso saudável. Não se esqueça que é igualmente importante reidratar-se antes, durante e depois dos treinos.

Além dos momentos em que você faz exercício, o ideal é tomar um copo de água durante o dia sempre que necessário. Sucos doces, refrigerantes, bebidas energéticas, chá ou café devem ser evitados para este fim.

Além disso, a desidratação pode fazer você se sentir cansado ou com fome, o que pode levar a comer em excesso. Limitar o consumo de álcool também é uma das chaves para manter o peso.

Em suma, não há dúvida de que para manter o peso sob controle é necessário levar em conta todas as dicas anteriores. Embora seja verdade que tudo isso requer empenho, as recompensas fazem qualquer esforço valer a pena.

Você só precisa se encher de motivação e não perder a esperança na busca de seu objetivo. Certamente você vai conseguir!

  • Elfhag, K., & Rössner, S. (2005, February). Who succeeds in maintaining weight loss? A conceptual review of factors associated with weight loss maintenance and weight regain. Obesity Reviews. https://doi.org/10.1111/j.1467-789X.2005.00170.x
  • Epel, E., Lapidus, R., McEwen, B., & Brownell, K. (2001). Stress may add bite to appetite in women: A laboratory study of stress-induced cortisol and eating behavior. Psychoneuroendocrinology, 26(1), 37–49. https://doi.org/10.1016/S0306-4530(00)00035-4
  • Torres, S. J., & Nowson, C. A. (2007, November). Relationship between stress, eating behavior, and obesity. Nutrition. https://doi.org/10.1016/j.nut.2007.08.008
  • Donini, L. M., Savina, C., & Cannella, C. (2003, March). Eating habits and appetite control in the elderly: The anorexia of aging. International Psychogeriatrics. https://doi.org/10.1017/S1041610203008779
  • Pereira, M. A., Kartashov, A. I., Ebbeling, C. B., Van Horn, L., Slattery, M. L., Jacobs, P. D. R., & Ludwig, D. S. (2005). Fast-food habits, weight gain, and insulin resistance (the CARDIA study): 15-year prospective analysis. Lancet, 365(9453), 36–42. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(04)17663-0
  • Vega Pérez, R., Ruiz Hurtado, K. E., Macías Gonzáles, J., García Peña, M. D., & Torres Bugarín, O. (2016). Impacto de la nutrición e hidratación en el deporte. Mediagraphic, 11(2), 81–87. Retrieved from www.medigraphic.com/elresidente