A manteiga de amendoim como um superalimento esportivo

27 de abril de 2019
A manteiga de amendoim tem uma grande quantidade de gorduras saudáveis e proteínas. Tudo isso faz com que ela seja um superalimento esportivo perfeito para fornecer energia e te ajudar a atingir os seus objetivos.

A manteiga de amendoim é um verdadeiro superalimento esportivo. A melhor parte é que ela é um alimento totalmente natural que você pode preparar na sua própria casa. Porém, caso você ainda não a tenha incluído no seu plano de alimentação, vamos te mostrar as razões pelas quais você deve fazer isso.

Vamos começar analisando os valores nutricionais deste alimento, já que esta é a melhor maneira de conhecer as suas propriedades detalhadamente.

Em seguida, vamos explicar as razões pelas quais ela é tão benéfica para os atletas. Por fim, vamos propor diferentes maneiras de incluí-la no seu dia a dia para que, dessa forma, você não se canse de sempre comer as típicas torradas com pasta de amendoim.

Valores nutricionais da manteiga de amendoim

A melhor maneira de conhecer bem um alimento é analisar as suas propriedades nutricionais. Por isso, a seguir, vamos te mostrar quais são os valores mais importantes da manteiga de amendoim.

Você vai se surpreender com esses dados, porque eles parecem ser especialmente elaborados para as pessoas que praticam esportes.

Cem gramas de manteiga de amendoim contêm nada mais nada menos do que 610 calorias. Além disso, a cada 100 gramas de produto, estão presentes 31 gramas de proteína. Esta é uma quantidade muito alta e que pode ser diretamente comparada com os níveis do peito de frango ou da vitela.

Além disso, este alimento contém 7% de fibras e 47% de gorduras, muitas das quais são muito saudáveis para os atletas. Outros dados importantes são os 74 miligramas de cálcio e os 180 miligramas de magnésio.

Assim, como você pode ver, não devemos analisar apenas o número de calorias. O que é realmente importante é o que está por trás dessas calorias. Neste caso, encontramos um produto perfeito para fornecer energia aos atletas e, assim, seu melhor desempenho.

Valores nutricionais da manteiga de amendoim

Um superalimento esportivo

A manteiga de amendoim é um alimento muito consumido pelos atletas devido ao seu alto teor calórico. É uma maneira totalmente natural e saudável de nutrir o corpo de energia para que ele possa render ao máximo ao fazer exercícios.

Além disso, a manteiga de amendoim também contém uma grande quantidade de proteínas e gorduras saudáveis. Isso é exatamente o que os atletas precisam para alcançar os seus objetivos.

De uma maneira mais concreta, podemos dizer que a manteiga de amendoim contribui para melhorar a saúde cardiovascular, regular os níveis de glicose no sangue e retardar o envelhecimento das células.

Por tudo isso, ela é um superalimento esportivo que não pode faltar na dieta. Na seção a seguir, conheça as diferentes maneiras de consumi-la a fim de que você possa variar as suas receitas.

Como posso consumir a manteiga de amendoim?

Certamente, depois de conhecer todas as propriedades da manteiga de amendoim, você está disposto a incluir este superalimento esportivo na sua dieta. Por esse motivo, nesta lista propomos três maneiras diferentes de fazer isso. Todas têm em comum o fato de que são muito saudáveis e que podem ser preparadas facilmente.

1. Torrada de manteiga de amendoim

Esta provavelmente é a maneira mais comum de consumir manteiga de amendoim. Escolha um pão de qualidade, para que assim você também possa se beneficiar de todas as suas propriedades; além disso, você pode torrá-lo para conferir a ele uma textura mais agradável.

Se for acompanhada de um café com leite, o resultado será um café da manhã completo. Certamente você não vai ficar com fome durante a manhã inteira.

Mingau com manteiga de amendoim

Imagem: paula.cl

2. Mingau com manteiga de amendoim

Até alguns anos atrás, o mingau era um grande desconhecido. Hoje em dia, ele é um café da manhã regular para muitos atletas. A maneira mais comum de prepará-lo é fervendo o leite ou a água com a aveia. O resultado é uma mistura espessa e muito saciante.

Você também pode acompanhá-lo com frutas picadas ou manteiga de amendoim; basta adicionar duas colheres de sopa depois de terminar de fazer o mingau. Além de se beneficiar de todas as suas propriedades, você também vai apreciar um ótimo sabor.

Panquecas com manteiga de amendoim

3. Panquecas com manteiga de amendoim

As panquecas são outra maneira de se beneficiar deste superalimento esportivo. Em apenas cinco minutos, você pode preparar deliciosas panquecas muito saudáveis. Se você ainda não conhece a receita, deixamos aqui uma proposta muito simples.

Uma vez que as panquecas estiverem prontas, você pode espalhar manteiga de amendoim nelas, como se fossem uma torrada. O resultado é um café da manhã muito saciante e nutritivo que vai te dar energia para o dia inteiro.

Em suma, é muito fácil incorporar a manteiga de amendoim nas refeições diárias e, além disso, ela é extremamente nutritiva. Você ainda não experimentou o seu maravilhoso sabor?

  • Bourke, L. (2010). Alimentos y suplementos para deportistas. In Nutrición en el deporte. Un enfoque práctico.
  • del Castillo, V. (1995). La alimentación del deportista. In Salud, Ejercicio Físico y Deporte.