Conheça alguns tipos de leites vegetais

17 de janeiro de 2019
Conheça alguns dos leites vegetais que podemos encontrar facilmente no supermercado e que são uma ótima alternativa ao tradicional leite de vaca.

Os leites vegetais são consumidos principalmente por aqueles que sofrem de intolerância à lactose ou por aqueles que seguem uma dieta vegana. Além disso, elas são uma opção saudável para qualquer pessoa, independentemente de intolerâncias ou estilo de vida.

Abaixo, explicamos quais são os principais tipos de leites vegetais e as características e composição de cada um deles. Você ficará surpreso ao saber que existem tantos tipos e que eles têm tantas propriedades que podemos aproveitar.

Leites vegetais

1. Bebida de soja

De todos os leites vegetais, o de soja é o mais consumido em todo o mundo e este tipo de leite tem muitos anos de história. Atualmente, você pode encontrar diferentes versões deste produto em qualquer supermercado, até mesmo como bebida de soja sabor baunilha ou chocolate.

Um copo de leite de soja do lado de grãos de soja

Se você optar por uma dessas duas opções ou similares, você deve levar em conta seu alto teor de açúcar, especialmente se pessoas diabéticas ou crianças forem tomar. Uma variante muito mais saudável é comprar o leite de soja natural e adicionar em casa cacau, adoçante ou qualquer outra opção que gostamos.

Como o leite natural, o de soja contém uma grande quantidade de proteínas e carboidratos. Também é rico em fibras, cálcio e vitaminas do grupo B. Como você pode ver, é uma opção altamente recomendada e muito saudável.

2. Leite de arroz

Este leite vegetal é feito a partir de farinha de arroz e proteína de arroz. Também é possível fazê-lo em casa sem muita complicação. A bebida de arroz é especialmente recomendada para pessoas com dificuldades digestivas. De todos os leites vegetais, é o que é melhor digerido, o que facilita o processo de digestão.

A única coisa que você deve ter em mente antes de consumir esta bebida é que o arroz contém uma grande quantidade de amido. Em outras palavras, não é recomendado para diabéticos. Embora não incorpore açúcar extra, o amido do próprio arroz contribuirá significativamente para elevar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o leite de arroz contém antioxidantes como o magnésio ou o selênio, que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças.

3. Leite de coco

Talvez o leite de coco seja a bebida mais desconhecida de todas as bebidas vegetais. A verdade é que a partir desta fruta podemos desenvolver muitos produtos, tanto alimentícios como de cuidados pessoais de alta qualidade.

Copo de leite de coco

No caso do leite de coco, ele é feito a partir da polpa. Como é muito espesso, é diluído com uma grande quantidade de água até adquirir a densidade desejada.

As principais propriedades do leite de coco são o alto teor de sais minerais, como fósforo ou cálcio. Por outro lado, sua principal desvantagem é que é a bebida vegetal com o maior número de calorias. Os culpados disso são as gorduras saturadas e os carboidratos.

Com tudo isso, não queremos dizer que é uma bebida pouco saudável, mas deve ser consumida em uma medida mais controlada. Se você é uma daquelas pessoas que bebe vários copos de leite por dia, você deve ter em mente que existem opções vegetais mais recomendadas.

4. Leite de Amêndoa

O leite de amêndoa é o resultado da mistura de amêndoas torradas, descascadas e trituradas com água. Como sua base são amêndoas, acaba por ser uma grande fonte de carboidratos e gorduras.

Em relação ao restante dos nutrientes, vários são adicionados no processo de fabricação ao mesmo tempo em que a água é adicionada, tornando-se uma opção menos natural do que o restante.

Embora tenha muitos benefícios, o leite de amêndoa tem uma grande desvantagem. É o alto teor de açúcar que ele tem. É por isso que recomendamos que você examine cuidadosamente a composição antes de optar por uma ou outra marca.

Se você é intolerante à lactose, vegano ou simplesmente procura uma alternativa ao leite de vaca, você pode encontrar muitas opções no seu supermercado habitual.

Como você pode ver, você pode continuar desfrutando de um delicioso copo de leite, uma sobremesa ou qualquer outro produto muito semelhante ao laticínio tradicional, sem grandes mudanças.