Importância dos minerais na dieta de um atleta

· 18 de novembro de 2018
Toda boa dieta tem que ter uma oferta equilibrada de minerais para preservar a nossa saúde, por isso é bom saber quais os alimentos que podemos e devemos incluir e em que medida para ingerir todos os nutrientes necessários.

Como já sabemos, uma alimentação correta é baseada em uma dieta variada na qual os carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas devem estar incluídos. Mas para ter uma nutrição adequada, não podemos esquecer da importância dos minerais.

Para começar, temos que descrever os minerais como componentes inorgânicos. Isso significa que eles são elementos que não fazem parte dos seres vivos, mas que são encontrados na natureza. Mesmo assim, são indispensáveis ​​para o organismo, porque intervêm em muitas funções vitais. Veja porque a importância dos minerais é tão grande:

  • Trata-se de componentes estruturais de diferentes órgãos e tecidos corporais. Alguns desses minerais são o fósforo, cálcio, flúor, magnésio ou silício, que fazem parte dos dentes.
  • Eles também atuam como componentes dos fluidos corporais na forma de eletrólitos, além de influenciarem na manutenção e preservação da pressão arterial e do equilíbrio ácido-base do nosso corpo.

Já comentamos que muitos componentes inorgânicos são essenciais para o desenvolvimento da vida, porém, devemos enfatizar a importância dos minerais explicados abaixo:

Importância dos minerais

Cálcio

O cálcio é um mineral encontrado no tecido conjuntivo, nos músculos e especialmente nos ossos. Além disso, juntamente com o potássio e o magnésio, forma complexos que são essenciais para a circulação sanguínea.

Mulher fazendo exercício com os ossos desenhados no corpo

Ele também tem um papel fundamental na contração e relaxamento dos músculos, algo muito importante para os atletas, além de ser um transmissor químico nos impulsos nervosos. É encontrado principalmente em alimentos como vegetais,  frutas secas e laticínios.

Sódio

O sódio é muito importante para a distribuição da água por diferentes partes do corpo. Um alto nível de sódio no corpo produz um aumento na pressão das artérias, que é comumente conhecida como hipertensão e que causa retenção de líquidos. Por outro lado, um nível muito baixo de sódio causa náuseas, vômitos, dores de cabeça e distúrbios visuais.

A principal fonte desse mineral é o sal comum, que pode ser encontrado naturalmente na maioria dos alimentos. Portanto, devemos ter cuidado com o sal que acrescentamos a diferentes alimentos, como condimentos e alimentos preparados.

Potássio

O potássio, como o sódio, participa na regulação da água no corpo, assim como na contração do coração e na transmissão do impulso nervoso.

Ter baixos níveis de potássio no organismo produz sintomas como dores musculares, fraqueza, fadiga e astenia. A falta deste mineral pode ocorrer devido à prática de exercício intenso, devido à grande quantidade de suor expelido.

Uma berinjela fatiada

Podemos encontrá-lo em alimentos como vegetais, o brócolis, a berinjela, a couve-flor e frutas como o abacate, a banana, o pêssego, o damasco, a ameixa e a cereja.

Fósforo

O fósforo também é um elemento que faz parte dos ossos, mas também podemos encontrá-lo nos lipídios, que são componentes essenciais da membrana das diferentes células do corpo e do tecido nervoso. Sua concentração no sangue está diretamente relacionada à concentração de cálcio.

Normalmente encontramos este mineral nos mesmos alimentos que pode haver cálcio, como as nozes, a gema de ovo, o queijo e a soja.

Magnésio

O magnésio é benéfico para a absorção de cálcio, além de ser essencial para o funcionamento normal do coração e dos músculos, graças ao fato de ter a função de relaxá-los, uma vez que o cálcio estimulou sua contração.

Outra de suas funções é ajudar a manter a estrutura óssea. O magnésio pode ser encontrado em alimentos como as avelãs, as amêndoas, as sementes de girassol, o amendoim, o pinhão, as nozes, os cereais, legumes e em diferentes frutas.

Mulher comendo amêndoas

Ferro

O ferro é um mineral necessário para a síntese da hemoglobina, uma molécula que transporta oxigênio dos pulmões para os glóbulos vermelhos, de onde é transferido para órgãos e músculos, além de fazer o uso correto da vitamina B.

Seu déficit provoca anemia. Podemos encontrá-lo em alimentos como peixes, os frutos do mar, as carnes vermelhas, os cereais, as leguminosas, frutas e nozes.

Em conclusão, vimos um grande número de minerais que são essenciais na dieta de qualquer pessoa, mas principalmente para os atletas, pois proporcionam grandes benefícios para o nosso corpo, especialmente aos músculos.

Agora que você já conhece a importância dos minerais, e diante do fato de que estudos indicam que uma dieta saudável é essencial para obtê-los e ter as funções do corpo saudáveis, varie sua alimentação para ingerir todos eles da forma adequada.