Kefir e suas propriedades

· 13 de dezembro de 2018
Os grãos de kefir, formados por culturas de leveduras e bactérias lácticas, são brancos com uma aparência semelhante a da couve-flor.

O kefir é uma bebida fermentada semelhante ao iogurte. Este nome é dado tanto ao conjunto de microrganismos usados ​​para produzi-lo, quanto para a própria bebida.

Para obter a bebida, adicionamos grãos de kefir ao leite de vaca ou de cabra e os microrganismos agem fermentando os açúcares do leite até dar origem à bebida. Estima-se que o tempo de fermentação seja de cerca de 24 horas.

Ao término do processo, é possível retirar os grãos para usá-los novamente e obter mais kefir. Esta bebida tem um sabor semelhante ao iogurte, mas com uma consistência mais líquida e pode ser feita com leite, água e até chá.

Benefícios do kefir

Problemas Digestivos

É um alimento probiótico por conter microrganismos vivos que se alojam no intestino e ajudam a manter o equilíbrio das bactérias intestinais.

Por isso, pode ser eficaz para combater alguns problemas digestivos, como diarreia, síndrome do intestino irritável, infecções provocadas por várias bactérias, etc..

Mulher preparando kefir

Osteoporose e saúde óssea

Esta bebida, feita com leite com alto teor de gordura, é uma excelente fonte de cálcio e vitamina K2; ambos nutrientes essenciais para manter uma boa saúde óssea e retardar o desenvolvimento da osteoporose.

Além disso, pode aumentar a absorção de cálcio das células ósseas, o que aumenta a densidade óssea e ajuda a prevenir fraturas.

Infecções bacterianas

Também tem um probiótico único, o Lactobacillus kefiri, capaz de impedir o crescimento de bactérias nocivas, como a H. pylori, a Salmonella e a E. coli.

Por último, contém um carboidrato conhecido por suas propriedades antibacterianas: o kefiran.

Intolerância à lactose

Além disso, contém bactérias do ácido láctico que convertem a lactose em ácido láctico. Também contém enzimas que contribuem para a decomposição da lactose; por isso, pessoas intolerantes à lactose geralmente não têm problemas quando se trata de tolerá-lo.

Mulher com dor de barriga

Por outro lado, e como mencionado anteriormente, é possível produzi-lo com outros líquidos além do leite (suco de fruta, chá, água de coco…). Portanto, há também a possibilidade de tomar kefir 100% livre de lactose.

Câncer

Alguns estudos realizados com tubos de ensaio mostraram que o kefir pode inibir o crescimento de células cancerígenas.

Os probióticos presentes no kefir podem reduzir a formação de compostos carcinogênicos e, assim, inibir o crescimento de tumores.

No entanto, ainda é necessário realizar estudos em humanos para determinar se o kefir é realmente eficaz contra o câncer.

Como preparar kefir caseiro

Embora seja fácil encontrar kefir de qualidade em supermercados, por ser tão fácil preparar a receita vale a pena fazer em casa. Para isso, vamos comentar a seguir os ingredientes que você precisa e como preparar a receita.

Ingredientes:

  • Uma ou duas colheres de sopa de grãos de kefir
  • Um recipiente com tampa
  • Dois copos de leite

Os passos para a sua preparação são os seguintes:

  • Coloque os grãos de kefir em uma tigela com leite sem preenchê-la completamente; deixe alguns centímetros livres.
  • Dependendo de como você gosta, se quiser mais grosso, você pode adicionar creme com alto teor de gordura.
  • Depois você só precisa cobri-lo e deixá-lo descansar por pelo menos 12-36 horas em temperatura ambiente.
  • Olhe de vez em quando e, quando começar a ter uma consistência irregular, coe o líquido para separar os grãos de kefir da bebida.
  • Você já tem seu próprio kefir caseiro pronto para beber. No entanto, se você preferir tomá-lo frio, pode colocá-lo por um tempo na geladeira e consumi-lo depois.