Saiba como elaborar uma dieta equilibrada

· 31 de agosto de 2018
Embora os conselhos a seguir se concentrem na alimentação, é preciso lembrar que uma dieta balanceada é sempre complementada pelo exercício, por isso, não se esqueça de incluir práticas esportivas no seu dia a dia.

Você acha difícil elaborar uma dieta equilibrada? Se esse é o caso, daremos uma série de dicas para que você coma bem todos os dias e tenha uma vida saudável. Seguindo esses truques simples, você pode abandonar os maus hábitos sem nem perceber.

Coma o tipo de alimento que você precisa a cada momento

A primeira coisa que deve ser levada em consideração ao elaborar uma dieta equilibrada são os tipos de nutrientes que o nosso corpo necessita. Todos eles são necessários, mas é preciso consumi-los no momento certo para ter o máximo de energia possível e ao mesmo tempo não acumular gordura. Os nutrientes são os seguintes:

  • Vitaminas
  • Proteínas
  • Carboidratos
  • Gordura
  • Minerais
Pirâmide alimentar

Nem todos devem ser consumidos na mesma quantidade ou nos mesmos momentos do dia. Aqui estão algumas dicas para você consumi-los no momento certo e da forma adequada.

1. Consuma vitaminas e minerais em todas as refeições. Lembre-se de que você deve fazer cinco refeições ao dia e que em todas elas você deve incluir este tipo de nutriente. Embora a princípio pareça complicado, na verdade é muito simples. Um suco na hora do café da manhã, salada para o jantar, vegetais na hora do almoço e duas frutas no final do dia ou um suco.

2. Carboidratos no café da manhã. Comece o dia com energia bebendo um copo de leite com cereais ou um iogurte com sementes. Você também pode combinar um suco natural com uma torrada saudável.

3. Modere o consumo de gordura. As gorduras são necessárias para o bom funcionamento do organismo, mas devem ser consumidas em pequenas quantidades. Sempre consuma gorduras saudáveis, como o azeite de oliva, nozes ou a gordura dos peixes.

4. Reserve as proteínas para o jantar. Um jantar saudável seria uma salada e um pedaço de carne ou peixe grelhados. Com isso, não queremos dizer que proteínas somente podem ser consumidas durante as últimas horas do dia, mas, dada a sua função regenerativa, é benéfico consumi-las à noite.

Mulher fazendo uma refeição saudável depois de malhar

Como elaborar uma dieta equilibrada

Consuma alimentos da estação

Atualmente quase todos os alimentos podem ser consumidos durante o ano todo. Quando não é a época de sua produção no nosso país, eles são enviados de outra parte do mundo. Ao mesmo tempo, a agricultura em estufas faz com que possamos cultivar tudo em qualquer época do ano.

Apesar disso, os alimentos perdem muitas propriedades quando consumidos fora da época. Nós os consumimos semanas depois de terem sido colhidos, congelados ou enlatados. A melhor maneira de consumir frutas e vegetais e ser capaz de se beneficiar ao máximo de todas as suas propriedades é optando pelos alimentos da estação.

Além disso, os alimentos da estação sempre têm um preço mais baixo nos supermercados. Você pode economizar no momento da compra aproveitando o preço competitivo desses produtos ao mesmo tempo que cuida da sua alimentação.

Congele suas receitas saudáveis

Todos sabemos que os alimentos pré-cozidos não são saudáveis, mas ao mesmo tempo acabamos sempre caindo em tentação. Você chega cansado do trabalho, não quer cozinhar ou ir às compras e se lembra de que tem comida pré-cozida no freezer. É muito fácil romper com uma dieta equilibrada.

Vários alimentos congelados em potes

Para que isso não aconteça, propomos que você prepare refeições saudáveis e as congele. Aproveite os finais de semana ou aqueles momentos em que você pode estar na cozinha por um tempo.

Então, quando você chegar em casa cansado, você terá comida caseira e saudável pronta para comer. Essa ideia é perfeita também para aqueles dias em que estamos com pressa e acabamos comprando qualquer fast food para comer em casa.

A comida congelada fica perfeitamente conservada no freezer por semanas. Em resumo, como você pode ver, não existe desculpa para não elaborar uma dieta equilibrada, nem para abandoná-la e começar a consumir fast food. Então, use um pouco do seu tempo livre e comece a cozinhar.