Efeito platô na dieta: por que acontece?

· 1 de dezembro de 2018
O efeito platô na dieta consiste em uma interrupção no emagrecimento, mas isso é temporário! O mais importante é não se render e desistir imediatamente

Muitas pessoas que estão fazendo dieta e exercício se perguntam porque elas não emagrecem. É possível que nas primeiras semanas elas tenham perdido alguns quilos, mas agora tudo parece estagnado. Isso é o que se conhece como um efeito platô na dieta.

O que é o efeito platô na dieta e porque ele ocorre

Entre as causas pelas quais o efeito platô na dieta ocorre, podemos encontrar o aumento na ingestão de calorias. Poderíamos supor que estamos emagrecendo e assim poderíamos dar uma escapada e então continuar com a dieta como se nada tivesse acontecido.

Mulher insatisfeita segurando uma balança

Quando o corpo se acostuma a comer sempre a mesma coisa e a fazer a mesma atividade física, chega um momento em que ele se acostuma e não quer mais continuar evoluindo, principalmente porque o metabolismo desacelera. O mesmo acontece no caso das dietas milagrosas.

O que já ficou claro para nós é que, para emagrecer, não há nada melhor do que um estilo de vida e de alimentação saudáveis, que possamos manter sem ficarmos entediados. Precisamos analisar os nossos passos constantemente para ver se o que estamos fazendo continua a trazer resultados.

Como sair do efeito platô na dieta

Entendemos que, se você está comendo de maneira saudável e se esforçando para emagrecer, você pode ficar desanimado caso não veja os resultados.

Porém, o mais importante a fazer quando o efeito platô surge na dieta é não desistir. Assim, continue mantendo uma boa alimentação e fazendo exercícios, pois se render te levaria à compulsão alimentar e a um excesso de calorias que podem arruinar grande parte do trabalho já realizado.

Além disso, há vários aspectos a serem analisados e que devem ser levados em conta para reverter esse efeito platô e assim continuar avançando no emagrecimento. Aqui vão algumas dicas:

Anote o que você come

Quando começamos a comer de forma saudável, é possível que a imaginação acabe em algum momento e assim comecemos a comer coisas que, quando estávamos emagrecendo, não comíamos. Também poderíamos estar incluindo ingredientes que fornecem muitas calorias em nossas receitas sem percebermos.

Uma tabela de organização alimentar

Se você tem preguiça de contar calorias ou então não sabe como fazer isso, você pode baixar alguns aplicativos que vão te ajudar nessa tarefa. Você pode ir adicionando todos os alimentos que você consumir e o aplicativo vai te mostrar as calorias que você come e as calorias que você queima com o exercício.

Lembre-se que não adianta comer muito e depois tentar compensar com o exercício. A qualidade da comida é muito importante.

Descanse bem

Já falamos anteriormente sobre a importância do descanso em um estilo de vida saudável.D e fato, ele é tão ou mais importante que o exercício.

Sem descansar, é possível que você chegue a um efeito platô na dieta. Isso porque o cansaço vai te impedir de se exercitar com a mesma intensidade de antes e, embora você sinta que está fazendo a mesma coisa, a balança vai te dizer o contrário.

Verifique seus pratos

Se você acha que está ficando entediado com a dieta, então dê uma olhada na internet e procure receitas de pratos saudáveis. No nosso site há muitas receitas de cafés da manhã, lanches, almoços e jantares leves, ricos em proteína, com baixo teor de gordura e com poucas calorias.

Variar é o que vai permitir que você continue a comer de forma saudável ao longo do tempo. Assim como dissemos antes, a imaginação pode ter limites, mas bendita seja a internet!

Não pule refeições

Há quem acredite que uma ingestão mínima de calorias vai ajudar a emagrecer. Embora isso seja parcialmente verdade, não devemos nos exceder quanto a esse mínimo porque a perda de peso só acontece inicialmente. Logo depois o corpo entra em estado de alerta e transforma em gordura tudo o que você come.

Além disso, pular refeições não só não vai nos ajudar a emagrecer, mas também pode prejudicar seriamente a nossa saúde. Assim, não brinque com isso.

Mude o treino

Da mesma forma que o corpo se acostuma com um tipo de dieta, a mesma coisa acontece com o treino. Por isso, revisá-lo e mudá-lo pode ser importante para sair do efeito platô na dieta. Esforce-se mais para que dessa forma o metabolismo seja ativado e assim comece a funcionar.

Mulher fazendo flexões no chão

Se você costumava fazer mais musculação do que cardio, faça algumas sessões intensas de cardio que coloquem o seu corpo para trabalhar e começar a queimar gordura novamente.

Em suma, se você quiser sair do efeito platô na dieta, a melhor coisa a fazer é surpreender o seu corpo com uma mudança nos seus hábitos; causando assim um choque que vai resultar em uma queima de calorias mais rápida.