Será que todas as calorias são iguais?

· 17 de novembro de 2018
O tipo de alimentação que você leva determina a qualidade das calorias que você ingere. Nesse artigo contaremos tudo o que você precisa saber sobre como a comida que você come influencia a forma como o seu corpo gerencia as calorias.

Sem dúvida, esta é uma das perguntas mais recorrentes quando você quer perder peso. Teoricamente uma caloria é uma caloria, mas há grandes diferenças em como o corpo responde às calorias que consumimos e como elas nos fazem sentir. Por este motivo, neste artigo saberemos se todas as calorias são iguais.

Certamente pelo menos em algum nível todas as calorias são iguais. Todos os alimentos podem ser transformados em gordura, e eles serão, se a quantidade de calorias que você come for maior do que a quantidade que você queima.

É que quando as pessoas comem mais calorias do que queimam durante um dia, isso faz com que o corpo armazene as calorias restantes na forma de gordura.

Quando falamos de saúde ou perda de peso, no entanto, o que faz a diferença são as calorias que seu corpo precisa. Por um lado, as calorias podem ser acompanhadas de boa gordura, muita proteína e fibras magras. Ou, por outro lado, eles podem simplesmente trazer muitos açúcares e poucos nutrientes.

Mulher fazendo uma receita com legumes

Além disso, se você estiver tentando perder peso, o fato de ingerir alimentos e calorias que contenham fibras ajudará você a se encher rapidamente e a manter-se satisfeito por mais tempo.Quando falamos de alimentos líquidos, geralmente consumimos mais calorias do que quando comemos alimentos sólidos.

Tenha em mente que muitos alimentos altamente calóricos estão cheios de açúcares, caso em que são apenas calorias vazias. Não se esqueça que a quantidade de calorias que você deve consumir depende de muitas coisas, do seu nível de atividade, da sua idade e do peso corporal desejado.

As calorias são iguais?

Uma caloria é uma unidade de energia, portanto, nesse sentido, todas as calorias são iguais. Algumas calorias, no entanto, permitem que você se sinta cheio mais rápido. Alimentos com o mesmo número de calorias podem nos saciar mais ou menos dependendo de seus nutrientes como um todo.

E as calorias são todas iguais fora do seu corpo, mas uma vez lá dentro, as calorias são usadas de forma diferente, dependendo da fonte e da natureza do alimento consumido.

Quando você se alimenta corretamente com alimentos saudáveis, pode comer até se sentir satisfeito sem se concentrar em como as calorias vão te afetar ou até o tamanho das porções.

No entanto, outros tipos de alimentos menos saudáveis ​​exigem que você coma uma quantidade muito maior para que você não sinta a necessidade de comer mais para satisfazer seu apetite.

Se você levar em conta que este tipo de alimento geralmente contém muito mais calorias e que você precisa aumentar a quantidade para se satisfazer, você rapidamente entenderá que é um mau negócio. Portanto, comer uma dieta equilibrada é a melhor maneira de se sentir completo sem ganhar peso.

Um pote com uma fita métrica como se fosse espagueti

“A quantidade de calorias que você deve consumir depende de muitas coisas, desde o seu nível de atividade, até sua idade e o peso corporal desejado”

Caso prático para entender

Antes de terminar, gostaríamos de propor um caso prático para você entender como as calorias afetam seu corpo de acordo com a natureza do alimento.

Nesse caso, queremos verificar a diferença entre dois alimentos que contêm aproximadamente as mesmas calorias: uma bebida açucarada e um sanduíche de frango.

Por um lado, a bebida açucarada contém apenas carboidratos simples e requer pouca digestão. Além disso, as calorias são rapidamente absorvidas pela corrente sanguínea, causando um rápido aumento da glicose no sangue.

Por outro lado, o sanduíche de frango é uma combinação de carboidratos complexos, fibras e proteínas. As fibras e as proteínas ajudam a reduzir a digestão e a absorção, o que leva a um aumento mais lento e constante da glicose no sangue.

Além disso, os alimentos que incluem calorias e proteínas das fibras também ajudam você a se sentir satisfeito, o que mantém você sem a necessidade de comer mais por um longo período de tempo.

Essas diferenças simples permitem que você entenda como as calorias são processadas e como elas podem fazer você se sentir, além de entender que elas têm implicações significativas no controle de peso.

Para piorar, a resposta metabólica do corpo aos dois alimentos é totalmente diferente. Isso, por sua vez, afetará a maneira como você se sente quando consome os dois elementos.

Finalmente, esperamos que a partir deste artigo você tenha entendido que, na realidade, nem todas as calorias são iguais e que você deve prestar atenção especial à comida que você come.

Se você quer perder peso, você não precisa olhar para os rótulos de todos os alimentos para saber as calorias exatas, embora seja importante que você faça algumas mudanças na dieta. O que você está esperando?