5 truques para economizar calorias nas refeições

· 29 de novembro de 2018
Para consumir menos calorias, basta incluir uma série de hábitos saudáveis com os quais, além de tudo, você também poderá prevenir doenças e melhorar sua saúde

Se você quer emagrecer de uma forma simples e quase sem perceber, então temos 5 truques para te contar. Todos eles são pequenos gestos que você deve praticar no seu dia a dia e, assim, apesar de continuar comendo praticamente os mesmos alimentos, você vai conseguir comer menos calorias nas refeições diárias.

Como economizar calorias nas refeições

1. Beba água durante as refeições

Muitas pessoas geralmente acompanham suas refeições com refrigerantes, sucos ou outras bebidas parecidas. Além de não contribuir com nada positivo para o organismo, a única coisa que se consegue dessa forma é ingerir uma alta quantidade de açúcares. Os adoçados artificialmente também não são saudáveis.

É importante adquirir o hábito de sempre tomar apenas água durante as refeições. Elimine as bebidas açucaradas de sua dieta ou então consuma apenas quando estiver com os amigos ou durante o final de semana. Assim você economizará calorias nas refeições todos os dias.

Se você tem dificuldade para beber água e por isso não alcança a quantidade recomendada, então você pode experimentar beber água aromatizada. Uma maneira totalmente saudável de beber água e, além disso, você também vai ter a impressão de que ainda está bebendo um drink diferente.

2. Evite molhos

Muitas vezes preparamos receitas saudáveis, tais como saladas, carne ou peixe grelhado, porém acabamos consumindo uma grande quantidade de calorias. Isso acontece porque temperamos pratos saudáveis com molhos, fazendo com que as calorias nas refeições dobrem automaticamente.

Um pote de molho de tomate

Você deve saber que os molhos processados têm uma grande quantidade de gorduras e açúcares e que por isso é melhor evitá-los. Tempere as saladas com uma colher de sopa de azeite de oliva, vinagre e sal. Em relação à carne e ao peixe, você pode acompanhá-los com legumes salteados.

De qualquer forma, se você adora molhos e acha difícil parar de consumi-los, então escolha algumas propostas caseiras e saudáveis, como o molho de tomate que é rico em nutrientes.

3. Troque o empanado por grelhado

Empanar a carne ou o peixe é uma prática comum na cozinha. As crianças adoram, pode ser preparado facilmente e, além disso, a carne também permanece suculenta por vários dias.

Apesar disso, você deve ficar sabendo que, ao empanar os alimentos, a única coisa que se obtém do ponto de vista nutricional é adicionar uma enorme quantidade de gorduras, carboidratos e calorias nas refeições.

É sempre mais saudável preparar grelhados, porém isso não significa que a comida tenha que ser sem graça. Recomendamos que você prepare grelhados adicionando diferentes temperos para que dessa forma o sabor permaneça delicioso.

4. Sobremesas saudáveis

Os doces que acompanham o café, um pedaço de bolo, um sorvete… Sobremesas são muitas vezes sinônimo de uma grande quantidade de calorias. Recomendamos que você deixe esses alimentos de lado se quiser diminuir as calorias no seu dia a dia e que troque-os pelas propostas que vamos mostrar a seguir:

  • Frutas da época. As frutas são doces, saborosas e causam saciedade. É uma sobremesa perfeita porque inclui um grande número de vitaminas e propriedades e poucas calorias nas refeições. Além disso, se você escolher as frutas da época, você vai se beneficiar de todas as suas propriedades e ainda vai poder comprá-las a um preço muito acessível.
  • Um pedaço de chocolate amargo. Ao contrário do chocolate ao leite ou do chocolate branco, o chocolate amargo é permitido em qualquer tipo de dieta, devido a todas as suas propriedades.
  • Infusões. Perfeitas para fazer a digestão corretamente, além de serem o complemento perfeito para uma refeição pesada.
Potinhos de sorvete caseiro

5. Adicione o óleo com um pulverizador spray

O último truque que propomos para diminuir calorias nas refeições e no dia a dia é muito simples. Você dificilmente perceberá mudanças na sua alimentação e só vai precisar gastar uma quantidade insignificante de dinheiro.

Trata-se de comprar um pulverizador spray que você pode encher com as garrafas de óleo que você compra regularmente. Assim, você só vai usar a quantidade de óleo necessária e então seus pratos vão ser muito mais saudáveis.

Com a garrafa tradicional, é inevitável adicionar óleo a mais e assim acabamos preparando pratos muito gordurosos. Óleos são muito calóricos. Então uma economia pequena do líquido pode economizar uma grande quantidade de calorias das refeições.

Agora que você já conhece esses truques para diminuir calorias, você só precisa colocá-los em prática. Como você pode ver, eles são todos muito fáceis de fazer e você ainda pode continuar aproveitando as suas comidas favoritas praticamente da mesma forma.