Qual é a melhor opção de dieta para atletas?

· 2 de novembro de 2018
Para cobrir a demanda de energia e nutrientes necessários para a prática de esportes de alto rendimento precisamos de uma dieta saudável e estruturada

Há tantas dietas que saber qual é a melhor dieta para atletas pode parecer uma pergunta impossível de se responder. Calma, se você estiver cheio de dúvidas, então hoje vamos analisá-las e respondê-las.

Qual é a alimentação mais saudável?

Quando falamos de dieta, não estamos nos referindo a um regime severo com a qual colocamos inclusive a saúde em perigo. Todo atleta que se cuide precisa se alimentar corretamente e sem nenhuma deficiência.

Às vezes, podemos cair no erro de comer menos do que devemos com a finalidade de perder peso mais rápido. Mas isso pode causar o efeito oposto ao que você deseja. Seus músculos podem se enfraquecer, seu corpo não estará 100% para fazer exercício e seu humor pode despencar.

Comer muito pouco e tentar se exercitar é uma mistura fatal para qualquer atleta. estudos que mostram que comer muito abaixo da necessidade diária diminui o metabolismo de forma permanente.

Uma dieta para atletas que é saudável e adequada deve conter o seguinte:

Um prato de salada com frango

  • Uma quantidade correta de proteínas. Elas são muito importantes, quer pratiquemos esportes ou não, mas estudos mostram que quando praticamos esportes são ainda mais importantes. Isso porque são elas que nutrem nossos músculos e assim nos dão a energia de que precisamos.
  • Carboidratos. Embora existam muitas dietas que eliminam esse nutriente, eles são necessários para o nosso corpo. Quando praticamos esportes este nutriente será um dos primeiros que nosso corpo queimará e transformará em energia, fazendo com que as proteínas possam realizar o seu trabalho.
  • Vitaminas. As vitaminas fornecidas pelas frutas e legumes são essenciais para manter um bom estado de saúde, uma boa aparência e uma ótima saúde em nosso interior.
  • Gorduras. Sim, as gorduras também são necessárias. Claro, você deve comer gorduras sobretudo naturais. Há muitos alimentos que fornecem gorduras saudáveis para o nosso organismo que te permitirão perder peso, tonificar os músculos e ainda estar em forma.

Visto isso, a questão que surge é: quanto de cada coisa devo comer por dia em uma dieta para atletas?

A melhor dieta para atletas

Dentro desses grupos de alimentos a seguir, há alguns que talvez seja melhor diminuir o consumo e outros que devem ser escolhidos. Vamos ver quais.

  • Peixes. Todos os tipos de peixes brancos e azuis frescos. Esqueça os peixes secos ou enlatados, que possuem substâncias químicas e gorduras desnecessárias, geralmente saturadas.
  • Carnes. Embora as carnes brancas sejam mais recomendáveis do que as carnes vermelhas, estas também podem ser consumidas com moderação. Esqueça o cordeiro e o porco, pois ambos contêm muitas gorduras que não são saudáveis para o seu organismo.
  • Cereais e nozes. Ambos são uma maneira muito saudável de dar ao corpo os carboidratos necessários. Evite o pão branco, e não consuma muitos pratos de massa refinada, uma vez que eles geralmente fornecem mais calorias do que o necessário.
  • Laticínios. Juntamente com os ovos, eles formam uma das fontes de proteína mais importantes que o seu organismo necessita. Busque os desnatados, porque as gorduras que eles fornecem, ainda que seja de maneira natural, não são saudáveis.
Uma tábua com vários alimentos: peixes, abacate, azeite, nozes e castanhas diversas

Para poder ter todos os benefícios desses alimentos para o seu organismo, coma cinco vezes ao dia, o que também favorecerá o rápido funcionamento do seu metabolismo.

Divida seu prato em pelo menos três partes. A parte maior deve estar cheia de vitaminas de legumes e verduras, a segunda de proteínas e a terceira parte, menor do que as duas anteriores, de carboidratos, que podem ser fornecidos por cereais, nozes e legumes.

Quanto às gorduras, embora sejam saudáveis, recomenda-se consumi-las de manhã apenas. Desta forma você terá o dia inteiro para queimá-las e transformar as calorias em energia que você precisará durante o dia. E, claro, não se esqueça de se hidratar com água e isotônicos, pois é algo vital para estar em forma.