3 razões para não contar as calorias da dieta

· 4 de outubro de 2018
Talvez essa proposta pareça uma loucura, porque as calorias geralmente são o pilar fundamental de qualquer dieta. Mas a verdade é que elas são só um número, e por trás de uma boa alimentação há aspectos muito mais importantes

As calorias são as protagonistas da dieta de muitas pessoas. É comum passar o dia somando as calorias de cada alimento para não exceder o limite diário. Também é comum olhar os rótulos quando estamos no supermercado. Mas você sabia que existem vários motivos para não contar as calorias da dieta?

Motivos para não contar as calorias da dieta

A seguir, vamos mostrar quais são os principais motivos para não contar as calorias da dieta.

Nem todas as calorias são iguais

A primeira coisa a levar em conta é que nem todas as calorias são iguais. Podemos nos alimentar com cinco nutrientes diferentes: vitaminas, proteínas, carboidratos, sais minerais e gorduras.

Cada um desses nutrientes tem características diferentes, e deve ser consumido em momentos e quantidades variáveis. É por isso que não faz nenhum sentido comparar as calorias de um tipo de nutrientes com as de outro. Menos ainda generalizar todos os tipos de calorias.

Sim, as calorias podem servir de orientação, mas não devem ser as protagonistas da dieta. Normalmente, as pessoas que fazem dieta têm um número máximo de calorias, que não podem superar. Para controlar isso as pessoas usam diversos métodos.

Imagine que uma pessoa que faz dieta come de forma saudável durante o dia e cumpre seu objetivo diário de não ultrapassar uma certa quantidade de calorias.

Aplicativo para contar calorias

Outra pessoa conta as calorias e também não supera a quantidade indicada, com a diferença de que se alimentou a base de fast food. Valeu a pena contar as calorias?

Com esse exemplo, você pode ver claramente como as calorias não são tudo. Fast food definitivamente não é saudável mesmo que você se mantenha abaixo da sua meta diária de calorias.

Nosso organismo não digere da mesma maneira os diferentes tipos de nutrientes. Por isso um mesmo número de calorias de dois nutrientes diferentes não são absorvidos da mesma forma.

Também é preciso levar em conta a hora do dia na qual ingerimos os nutrientes. Por exemplo, não é a mesma coisa ingerir carboidratos durante o café da manhã e na hora do jantar.

Não leva em conta os diferentes nutrientes

Tomar como referência um número máximo de calorias por dia faz com que não sejam ingeridos os nutrientes necessários. Não é certo imaginar que todas as calorias são iguais, como falamos anteriormente.

Para fazer uma dieta equilibrada, é preciso levar em conta o físico da pessoa e sua atividade física. Uma pessoa que faça muito exercício físico deverá consumir mais calorias, porque também queima muito mais.

Da mesma maneira, não podemos ter a mesma referencia para uma mulher de 1,60m e 55 quilos e um homem de 1,90m e 85 quilos. Com isso, queremos dizer que uma dieta equilibrada vai muito além das calorias.

Vários alimentos saudáveis em uma mesa

Há outros aspectos mais importantes

Esse é mais um motivo para não contar as calorias da dieta. Para que você veja que nem tudo é somar calorias nem ficar obcecado pela composição dos alimentos, a seguir vamos mostrar outros detalhes importantes para fazer uma dieta saudável:

  • Beber dois litros de água por dia. Você pode chegar a essa quantidade tomando chás ou sucos naturais.
  • Consuma alimentos com fibra. Você vai melhorar a digestão e o trânsito intestinal.
  • Coma frutas e verduras cinco vezes por dia. São fundamentais para o funcionamento correto do organismo. Você se sentirá melhor se consumi-las em todas as refeições do dia.
  • Coma cinco vezes ao dia. Se você está de dieta, o melhor é comer em pequenas quantidades várias vezes ao dia. Tente tomar café da manhã, almoçar e jantar. Você também deve tomar um lanche no meio da manha e outro no meio da tarde. Esqueça as comidas pesadas e você verá como seu estômago vai agradecer.
  • Concentre o consumo de carboidratos nas primeiras refeições. Os carboidratos devem ser consumidos preferencialmente nas primeiras horas do dia. Assim, você terá toda a energia e vitalidade para encarar o dia.