A dieta paleolítica é compatível com a prática de CrossFit?

22 de julho de 2019
Se você pratica CrossFit, é importante levar uma alimentação de acordo com essa disciplina tão exigente. Seria a dieta paleolítica uma opção compatível?

A dieta paleolítica tornou-se bastante popular nos últimos anos. Se você leva esse tipo de alimentação, pode ter a dúvida se pode realizar exercícios de alto desempenho, como o CrossFit, sem ter problemas de saúde. A seguir, analisamos se a dieta paleolítica é compatível com a prática de CrossFit.

Além de analisar a adequação da dieta para esses atletas, explicaremos um pouco em que ela consiste. Apesar de estar na moda, ainda é um conceito desconhecido para muitas pessoas.

Em que consiste a dieta paleolítica?

A dieta paleolítica nos remete de volta às origens. Ela diz para nos alimentarmos de uma maneira mais saudável, e assim prevenir doenças e desfrutar de uma melhor saúde. Esse estilo de alimentação é idêntico ao levado pelos povos no período Paleolítico, nada mais nada menos que 10 mil anos atrás.

Naquela época a agricultura ainda não havia sido inventada, então os alimentos consumidos eram a carne e o peixe, provenientes da caça e da pesca. Além disso, também eram ingeridas sementes, frutas e verduras. Os alimentos excluídos dessa dieta são, portanto, os carboidratos e o açúcar.

Os defensores da dieta paleolítica argumentam que o ser humano não está preparado a nível genético para ingerir os alimentos consumidos hoje. Prova disso são as altas taxas de sobrepeso, obesidade, diabetes ou doença coronárias.

Até agora, tudo parece muito saudável. No entanto, esse tipo de alimentação é recomendado para as pessoas que praticam CrossFit? A seguir, vamos nos aprofundar em detalhes para que você se alimente e pratique esportes de maneira saudável e sempre priorizando a saúde e o bem-estar.

A dieta paleolítica é compatível com a prática de CrossFit?

Os carboidratos são fundamentais para as pessoas que praticam esportes com regularidade, pois são a melhor maneira de dispor de energia suficiente para realizar o exercício que quisermos.

Por outro lado, como na dieta paleolítica os cereais e seus derivados são totalmente proibidos, perde-se a principal fonte desse nutriente.

Em que consiste a dieta paleolítica?

Para alcançar os níveis desejados e poder praticar esportes de alta intensidade com a energia necessária, a melhor opção é consumir uma grande quantidade de frutas e verduras. Muitas pessoas não sabem que esses alimentos também possuem carboidratos, além de constituírem uma alimentação de qualidade.

Ao ingerir frutas e verduras diariamente, consegue-se um efeito semelhante ao que seria obtido ingerindo carboidratos de outras fontes. Além disso, a fruta contribui para elevar os níveis de açúcar, já que esse também é proibido.

Portanto, se a base da dieta paleolítica são as frutas e as verduras, pode-se combinar perfeitamente esse tipo de alimentação com a prática de exercícios de alta intensidade, como é o caso do CrossFit.

Benefícios da dieta paleolítica

A dieta paleolítica possui múltiplos benefícios, e é por isso que é cada vez mais popular. A seguir, apresentamos alguns deles:

  • Reduz o risco de obesidade e sobrepeso, uma vez que se baseia em ingredientes totalmente naturais e cozidos de forma saudável.
  • Regula a quantidade de insulina naturalmente, uma vez que nenhum açúcar adicionado é consumido, é ingerido somente aquele presente nos alimentos de forma natural.
  • A dieta paleolítica é sinônimo de dieta saudável, pois proíbe o consumo de pães e bolos e de todo tipo de comida rápida. Restringir esses alimentos contribuirá para a prevenção de um grande número de doenças.
  • Trata-se de uma dieta saciante, então, apesar de não ingerir uma grande quantidade de alimentos, você não passará fome.

Esses são apenas alguns dos benefícios dessa dieta, que é uma das formas mais naturais de se alimentar. Parece que voltar às origens é uma boa opção em termos de alimentação.

Quando se pratica o CrossFit, é importante levar uma alimentação de acordo com essa disciplina tão exigente

Conclusão

Considerando as observações realizadas, a dieta paleolítica é perfeitamente compatível com o CrossFit. É preciso apenas ter em mente que você não estará ingerindo carboidratos ou açúcares adicionados. Então, você deverá tomar um cuidado especial para ingerir frutas e verduras para que seu corpo obtenha esses nutrientes.

Mantendo essas precauções, você não deverá ter nenhum problema em relação à saúde ou à prática de qualquer exercício. De qualquer forma, sempre é aconselhável que você realize as mudanças de alimentação e intensidade do exercício de forma progressiva para que seu corpo as assimile.

E claro, consultar um médico também é prudente. O profissional de saúde analisará a situação particular de cada pessoa e, com base nisso, indicará o tipo de dieta mais adequada.

  • Cox, R. W. (2012). Crossfit Nutrition Guide. NeuroImage. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2011.08.056
  • Maxwell, C., Ruth, K., & Friesen, C. (2017). Sports Nutrition Knowledge, Perceptions, Resources, and Advice Given by Certified CrossFit Trainers. Sports5(2), 21. https://doi.org/10.3390/sports5020021
  • Kramer, S. J., Baur, D. A., Spicer, M. T., Vukovich, M. D., & Ormsbee, M. J. (2016). The effect of six days of dietary nitrate supplementation on performance in trained CrossFit athletes. Journal of the International Society of Sports Nutrition13(1). https://doi.org/10.1186/s12970-016-0150-y
  • TURBON, D., & PÉREZ-PÉREZ, A. (1991). Paleodieta y Paleopatología. In Arqueología. Nuevas tendencias (pp. 45–56).