A dieta Dukan é benéfica para a saúde?

6 de julho de 2019
A dieta Dukan ficou famosa depois que vários artistas e celebridades começaram a segui-la, mostrando resultados e promovendo-a na opinião pública.

Há alguns anos, a dieta Dukan ficou famosa e muitas pessoas defenderam sua eficácia. Os resultados pareciam estar já mais que comprovados, mas e as suas consequências? A dieta Dukan é realmente benéfica? Vamos ver a seguir sua definição e se é realmente boa para o nosso organismo.

O que é a dieta Dukan?

Ela é conhecida como uma dieta hiperproteica porque é baseada praticamente em proteínas. Dizem que com ela você pode perder entre 5 e 7 quilos por mês. Vamos ver em que essa dieta consiste exatamente. Estas são as suas principais fases:

Fase de ataque

A primeira fase é a mais rigorosa e cria um conflito entre o organismo e o metabolismo. É importante comer alimentos como frango, carne, frutos do mar, ovos e iogurte natural. Em suma, apenas proteínas, mas acompanhadas de uma grande quantidade de água.

Menina mordendo pedaço de bife

Fase do descanso

A chamada fase cruzeiro ou do descanso consiste em proteínas, mas também são introduzidos alguns vegetais. As gorduras e o azeite de todo o tipo são proibidos. Na verdade, existe até uma lista de alimentos para essa fase que consiste em 72 alimentos ricos em proteína e em 28 vegetais.

Fase da consolidação

Nessa fase da dieta Dukan, as frutas podem ser incluídas aos poucos, assim como o pão e o queijo. Existem dias em que os carboidratos são adicionados e uma refeição pode ter vinho ou sobremesa.

Essa fase irá durar aproximadamente uns dez dias e permitirá que o corpo vá se acostumando aos alimentos novos que antes haviam sido eliminados por completo da nossa dieta.

Fase da estabilização

E, por fim, chega a fase de estabilização, que vai estabilizar o corpo no peso atingido e fará com que não voltemos a recuperar os quilos que foram perdidos.

Nessa fase eles vamos incluir o resto dos alimentos que anteriormente não estavam envolvidos na dieta. No entanto, é importante ter algum dia da semana para consumir só proteínas e dar um choque no metabolismo.

Como funciona a dieta Dukan?

Na primeira fase dessa dieta conseguimos que o organismo libere as reservas de glicose para que a energia necessária chegue ao cérebro. Ele precisa do açúcar para realizar as suas funções.

Ao liberar essa glicose, o corpo também expulsa água. Por isso o peso é rapidamente reduzido, uma vez que muito líquido é eliminado.

Uma vez terminada a reserva de glicose, o cérebro ainda precisa de energia. Assim, agora ele pega as proteínas que consumimos, levando-as aos músculos.

Portanto, nessa fase não se elimina a gordura, mas sim líquido e massa muscular. Você já deve saber que isso não é nada benéfico. Você, no entanto, perde peso rapidamente e é por isso que essa dieta atrai muitas pessoas.

Na segunda fase é consumida muita proteína que cria saciedade e, portanto, a pessoa come menos. A maior parte da perda de peso vem da massa muscular, embora alguma gordura também seja removida. O objetivo real é perder um quilo por semana.

A dieta Dukan funciona de verdade?

Devemos ter em mente que nenhuma dieta é milagrosa e que, mesmo que nos permita perder peso, se não a suplementarmos com exercícios, nosso corpo não ficará como desejamos. A dieta Dukan tem dado resultados para muitas pessoas, embora não haja nenhuma evidência da manutenção desse resultado.

Pessoa com a calça larga

Essa dieta recebeu várias críticas. Há muitos médicos e especialistas que dizem que essa dieta cria grandes deficiências no organismo, porque grande parte do processo é baseado no consumo exclusivo de proteínas.

Como consequência, há mudanças do humor, tristeza e fadiga gerados pela falta de nutrientes. É por isso que não se recomenda começar a fazer a dieta Dukan sem antes fazer uma consulta médica.

Mesmo assim, se você decidir iniciar essa dieta é sempre bom complementá-la com suplementos vitamínicos que te fornecerão os nutrientes necessários, tais como vitaminas ou minerais. Não será necessário suplementar as proteínas nem ômega 3 já que esses nutrientes estarão presentes nas carnes e nos peixes.

Sim, com a dieta Dukan você vai perder peso relativamente rápido. Mas a que preço? Nós do Sou Fitness acreditamos que um corpo bonito é muito mais que uma questão estética. Por isso, o mais recomendável é de ter saúde e um estilo de vida saudável.

Uma dieta saudável em que todos os nutrientes estejam presente simultaneamente, ao mesmo tempo em que há a prática de exercício, é a melhor maneira de perder peso e ser saudável. Vai ser mais devagar do que a dieta Dukan, mas será mais seguro e confiável.