Benefícios do consumo de proteínas magras

9 de abril de 2019
As proteínas magras são encontradas em alimentos de todos os grupos e, como principal benefício, podemos citar o fato que são ricas em nutrientes com o mínimo de gordura

As proteínas magras são especialmente consumidas por aqueles que querem aumentar sua massa muscular. A seguir, vamos mostrar que, além desse, há muitos outros benefícios no consumo de proteínas magras.

Elas também podem ser encontradas em uma grande variedade de alimentos de todos os grupos, dessa forma, consumi-las diariamente é muito simples.

Quais alimentos contêm proteínas magras?

A seguir, vamos enumerar os alimentos que contêm esse tipo de nutriente tão benéfico e saudável para o organismo.

  • O ovo. É um dos alimentos que mais contêm proteína e, além disso, também tem um benefício que o diferencia e o torna especial comparado com qualquer outro. Suas duas partes podem ser separadas, deixando de um lado a clara e do outro a gema. Assim, é possível consumir apenas a clara, que é um ingrediente que tem uma quantidade elevada de proteína e absolutamente nenhuma gordura. Isso faz com que ele seja o alimento de destaque entre os atletas.
  • A carne de frango. Todas as carnes contêm proteínas, mas entre todas elas destacamos a de frango. Nós escolhemos esta carne porque é uma das que contém menos gordura, juntamente com o peru. O peito de frango é uma das partes mais saudáveis, porque contém um elevado número de proteínas em comparação com a quantidade de gorduras. Quando se trata de consumir carne, é preciso ter em mente que a carne branca é muito mais saudável do que a vermelha.
Quais alimentos contêm proteínas magras?

  • O atum. De todos os peixes, o atum é o que contém mais proteínas. Além disso, outro ponto positivo deste alimento é que apenas 1% de sua composição é de gordura. Outra vantagem é que ele pode ser consumido tanto fresco quanto enlatado. Neste segundo caso, é um alimento muito versátil, pois pode ser consumido em saladas ou em sanduíches. Seu ponto negativo é o sódio, então você não deve consumi-lo em grandes quantidades.

Ajudam a definir os músculos

As proteínas magras são especialmente conhecidas por sua propriedade de aumentar a massa muscular. Elas são um dos alimentos fundamentais na dieta de qualquer pessoa que vai para a academia com o objetivo de aumentar sua massa muscular.

Com uma dieta rica em proteínas magras, é possível aumentar o tamanho do músculo e eliminar a gordura que o cobre. Esta dieta forma a combinação perfeita juntamente com o exercício adequado para exibir um corpo atlético e em forma.

As gorduras também desempenham um papel fundamental para a definição dos músculos. É essencial eliminar as gorduras saturadas da dieta e, no seu lugar, consumir gorduras saudáveis. De qualquer forma, as gorduras sempre precisam estar presentes em uma pequena proporção.

As proteínas magras ajudam a definir os músculos

Ajudam a emagrecer

Como já comentamos anteriormente, as proteínas magras são caracterizadas por seu baixo teor de gordura. É por isso que elas são especialmente recomendadas para aqueles que querem perder peso. Com alimentos como as proteínas magras, é possível obter um alto nível de proteína sem precisar ingerir gorduras.

Outro aspecto pelo qual as proteínas magras ajudam a emagrecer é porque elas são alimentos que saciam a fome. Esses alimentos fazem com que a pessoa se sinta saciada e, assim, a sensação de fome não apareça até várias horas depois.

Esse é um ponto fundamental na hora de realizar uma dieta, porque quase sempre a fome é a culpada por fazer com que a pessoa que está de dieta acabe abandonando o processo de emagrecimento.

Fortalecem o sistema imunológico

O último dos benefícios de consumir proteínas magras que apresentamos é o mais desconhecido, mas nem por isso menos importante.

As proteínas magras fortalecem o sistema imunológico

Trata-se do fortalecimento do sistema imunológico. As proteínas magras são quase sempre consumidas com o objetivo de aumentar a massa muscular ou de emagrecer. O que muitas pessoas que não sabem é que, ao mesmo tempo, elas fortalecem o sistema imunológico.

As proteínas magras têm uma função fundamental dentro do sistema imunológico. Elas são responsáveis por prevenir doenças e fazer com que o corpo esteja preparado contra qualquer vírus. As pessoas com defesas baixas devem aumentar a ingestão desse tipo de proteína para dessa forma fortalecer o seu sistema imunológico.