A dieta Dukan é benéfica para a saúde?
Há alguns anos, a dieta Dukan ficou famosa e muitas pessoas defenderam sua eficácia. Os resultados pareciam estar já mais que comprovados, mas e as suas consequências? A dieta Dukan é realmente benéfica? Vamos ver a seguir sua definição e se é realmente boa para o nosso organismo.
O que é a dieta Dukan?
Ela é conhecida como uma dieta hiperproteica porque é baseada praticamente em proteínas. Dizem que com ela você pode perder entre 5 e 7 quilos por mês. Vamos ver em que essa dieta consiste exatamente. Estas são as suas principais fases:
Fase de ataque
A primeira fase é a mais rigorosa e cria um conflito entre o organismo e o metabolismo. É importante comer alimentos como frango, carne, frutos do mar, ovos e iogurte natural. Em suma, apenas proteínas, mas acompanhadas de uma grande quantidade de água.
Fase do descanso
A chamada fase cruzeiro ou do descanso consiste em proteínas, mas também são introduzidos alguns vegetais. As gorduras e o azeite de todo o tipo são proibidos. Na verdade, existe até uma lista de alimentos para essa fase que consiste em 72 alimentos ricos em proteína e em 28 vegetais.
Fase da consolidação
Nessa fase da dieta Dukan, as frutas podem ser incluídas aos poucos, assim como o pão e o queijo. Existem dias em que os carboidratos são adicionados e uma refeição pode ter vinho ou sobremesa.
Essa fase irá durar aproximadamente uns dez dias e permitirá que o corpo vá se acostumando aos alimentos novos que antes haviam sido eliminados por completo da nossa dieta.
Fase da estabilização
E, por fim, chega a fase de estabilização, que vai estabilizar o corpo no peso atingido e fará com que não voltemos a recuperar os quilos que foram perdidos.
Nessa fase vamos incluir o resto dos alimentos que anteriormente não estavam envolvidos na dieta. No entanto, é importante ter algum dia da semana para consumir só proteínas e dar um choque no metabolismo.
Como funciona a dieta Dukan?
Na primeira fase dessa dieta conseguimos que o organismo libere as reservas de glicose para que a energia necessária chegue ao cérebro. Ele precisa do açúcar para realizar as suas funções.
Ao liberar essa glicose, o corpo também expulsa água. Por isso o peso é rapidamente reduzido, uma vez que muito líquido é eliminado.
Uma vez terminada a reserva de glicose, o cérebro ainda precisa de energia. Assim, agora ele pega as proteínas que consumimos, levando-as aos músculos.
Portanto, nessa fase não se elimina a gordura, mas sim líquido e massa muscular. Você já deve saber que isso não é nada benéfico. Você, no entanto, perde peso rapidamente e é por isso que essa dieta atrai muitas pessoas.
Na segunda fase é consumida muita proteína que cria saciedade e, portanto, a pessoa come menos. A maior parte da perda de peso vem da massa muscular, embora alguma gordura também seja removida. O objetivo real é perder um quilo por semana.
A dieta Dukan funciona de verdade?
Devemos ter em mente que nenhuma dieta é milagrosa e que, mesmo que nos permita perder peso, se não a suplementarmos com exercícios, nosso corpo não ficará como desejamos. A dieta Dukan tem dado resultados para muitas pessoas, embora não haja nenhuma evidência da manutenção desse resultado.
Essa dieta recebeu várias críticas. Há muitos médicos e especialistas que dizem que essa dieta cria grandes deficiências no organismo, porque grande parte do processo é baseado no consumo exclusivo de proteínas.
Como consequência, há mudanças do humor, tristeza e fadiga gerados pela falta de nutrientes. É por isso que não se recomenda começar a fazer a dieta Dukan sem antes fazer uma consulta médica.
Mesmo assim, se você decidir iniciar essa dieta é sempre bom complementá-la com suplementos vitamínicos que te fornecerão os nutrientes necessários, tais como vitaminas ou minerais. Não será necessário suplementar as proteínas nem ômega 3 já que esses nutrientes estarão presentes nas carnes e nos peixes.
Sim, com a dieta Dukan você vai perder peso relativamente rápido. Mas a que preço? Nós do Sou Fitness acreditamos que um corpo bonito é muito mais que uma questão estética. Por isso, o mais recomendável é ter saúde e um estilo de vida saudável.
Uma dieta saudável em que todos os nutrientes estejam presentes simultaneamente, ao mesmo tempo em que há a prática de exercício, é a melhor maneira de perder peso e ser saudável. Vai ser mais devagar do que a dieta Dukan, mas será mais seguro e confiável.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.