Dicas de café da manhã saudável para você preparar na sua casa

· 8 de janeiro de 2019
Trata-se da refeição mais importante do dia, apesar do fato de muitas vezes não darmos a importância que ela merece. Temos muitas opções diferentes, saudáveis e cheias de energia para nunca saltar o café da manhã

Todos os atletas sabem da importância do café da manhã. No entanto, mesmo que seja a primeira refeição do dia, você deve levar em conta o estilo de vida saudável; além de compor um café da manhã adequado com os nutrientes necessários. Neste post, daremos algumas dicas de café da manhã saudável!

Dicas de café da manhã saudável

Calorias

Embora a nossa intenção seja perder peso, o café da manhã é a refeição que nos fornecerá a energia necessária para realizar as atividades que o dia exige. Estima-se que essa refeição deve conter entre 20 a 25% das calorias diárias necessárias.

Mulher tomando café da manhã fácil na cama

Carboidratos

Essa é a hora do dia ideal para consumir carboidratos, que serão usados como uma fonte de energia durante o dia. Já comentamos uma vez que, embora os carboidratos em excesso não sejam saudáveis, removê-los da dieta pode ser muito perigoso, porque a glicose que faz parte deles é responsável por “alimentar” o nosso cérebro.

Eles devem ser 50% das calorias diárias, e no café da manhã devemos incluir grande parte deles, porque assim durante o dia eles serão queimados sem que influenciem negativamente o nosso corpo.

Proteínas

O café da manhã deve conter pelo menos 15% da proteína diária recomendada e ser de boa qualidade, como aquelas contidas no leite, nos ovos, no iogurte, no queijo ou algum derivado de peixe, como o atum.

Menina comendo iogurte

Gorduras

As gorduras também são necessárias e no café da manhã devem estar presentes. Elas podem ser encontradas no abacate, nos óleos, nas oleaginosas ou no queijo.

Vitaminas e minerais

Frutas e verduras contêm vitaminas e minerais necessárias para o nosso corpo, e por isso devem estar presentes sempre em nosso café da manhã. Um suco espremido na hora será a maneira ideal de incluí-los na nossa dieta na da primeira refeição do dia.

Dicas de café da manhã: refeições completas

Após ver tudo o que você precisa para tomar um bom café da manhã, agora vamos analisar algumas receitas que nos trarão tudo isso e também que serão deliciosas.

Café da manhã mediterrâneo

Muitos são os benefícios proporcionados pela dieta mediterrânea, e o café da manhã clássico desse tipo de gastronomia também pode ser incluído na lista de cafés da manhã saudáveis.

Em países como a Espanha, é comum comer pão com tomate, temperado com sal e azeite. Só nesses alimentos teremos carboidratos, gorduras e até uma fonte de vitaminas, graças ao tomate e aos minerais que o sal proporciona.

Para incluir proteínas, nós podemos adicionar presunto no pão ou, na sua falta, peru, atum, ovos ou qualquer outra fonte de proteína. Você pode acompanhar com um suco natural de laranja que nos dará as vitaminas que estavam faltando, ou um café com leite.

Torrada com queijo, presunto e café

Café da manhã dinamarquês

Os cafés da manhã dos países nórdicos são conhecidos em todo o mundo. Eles são completos e fornecem tudo que o nosso corpo precisa para começar bem o dia.

Eles consistem em: ovo frito na água, pão com manteiga, verduras, suco de laranja, presunto, queijo. Embora os ingredientes possam variar, siga sempre a linha de raciocínio de ter todos os nutrientes necessários.

Café da manhã vegano

Para aqueles que optaram por eliminar certos alimentos da sua dieta, oferecemos uma alternativa muito saudável que contém todos os nutrientes que o nosso corpo precisa.

Alimentos de café da manhã banana maça oleaginosas

Uma fatia de pão com tomate, óleo, sal, algumas fatias de abacate e algumas nozes no topo irão fornecer o que você precisa para começar o dia com força.

Tome um suco natural de frutas ou um suco verde com verduras para acompanhar, ou um café com leite de soja ou de aveia. Se você quiser comer algo doce, você pode adicionar uma panqueca. Lembre-se que os carboidratos pela manhã são permitidos.

Essas foram as nossas dicas de café da manhã mais saudáveis, mas você sabe que a imaginação na cozinha não tem limites. Sendo assim, siga as regras que contamos no início e escolha os ingredientes à vontade!