Como preparar pratos saudáveis da culinária espanhola

17 de abril de 2019
Como toda boa gastronomia típica do Mediterrâneo, a comida espanhola se destaca pela sua qualidade, com contrastes entre norte e sul, mas sempre equilibrada e com muita variedade.

A dieta espanhola é considerada uma das mais saudáveis do mundo. Isto se deve à famosa dieta mediterrânea. Veja como preparar pratos da culinária espanhola a seguir.

Todos os dias, os espanhóis usam azeite de oliva – um ingrediente essencial em qualquer preparação – e outros alimentos frescos como frutas, legumes ou carnes que são produzidos no próprio país.

Além disso, devemos acrescentar os cereais, que são uma parte fundamental do dia a dia do espanhol. Por tudo isto é muito fácil encontrar comida saudável típica da culinária espanhola.

Opções saudáveis da culinária espanhola

A seguir, mostraremos algumas das receitas mais saudáveis da gastronomia desse país. Desde carnes até peixes ou legumes, comer saudável com essas opções da culinária espanhola é uma tarefa simples.

Apesar do fato de que o fast food ganhou terreno nos últimos anos, assim como aconteceu em todos os países do mundo, voltando às origens seremos mais saudáveis.

Gaspacho

O gaspacho tem sua origem na Andaluzia

O gaspacho tem sua origem na Andaluzia, onde é muito comum tomá-lo principalmente no verão. Seu consumo se espalhou por toda a Espanha, a ponto de poder ser comprado pronto em qualquer supermercado.

Esta receita tem sua origem no século XVI, quando o consumo de tomates surgiu na Espanha após a conquista da América. Era uma comida típica dos camponeses andaluzes pois era muito econômica e ao mesmo tempo lhes dava energia e também refrescava para assim suportar os longos dias no campo.

Para fazer esta sopa fria é necessário:

  • Meio quilo de tomates maduros
  • Meio pepino
  • Um pedaço de pimentão verde
  • Azeite de oliva
  • Vinagre
  • Pão
  • Sal

Só é preciso cortar os ingredientes e bater no liquidificador. É importante prepará-lo com antecedência para que assim possa esfriar na geladeira. Na hora de servir, ele pode ser apresentado com alguns pedaços de tomate, salsinha ou simplesmente com um pouco de azeite.

Escalivada

Atravessamos a península de uma ponta a outra até chegarmos na Catalunha e sua famosa escalivada. Este prato também é popular em outras comunidades como Valência, Múrcia ou Aragão. Devido ao seu baixo teor calórico e alto teor de fibra, ganhou um lugar na nossa lista de alimentos saudáveis típicos da Espanha.

O nome escalivada vem do catalão e significa assar. Então a receita é simplesmente isso, vegetais assados. Para fazer uma elaboração mais completa, o bacalhau pode ser adicionado.

Se você se animar a fazer este prato delicioso, recomendamos que você faça uma grande quantidade. Você pode guardar na geladeira e assim verá como ele serve para complementar muitos outros pratos.

É perfeito como acompanhamento de carnes e vegetais, também para fazer torradas ou sanduíches ou então como um prato único, misturado com bacalhau ou anchovas.

Embora você possa assar os vegetais de que mais gosta, a receita típica da escalivada contém cebola, tomate, berinjela e pimentão vermelho. Você só tem que assar esses ingredientes e então descascar e cortar em tiras. Finalmente, você terá que temperar com sal e azeite de oliva.

Ternasco

E saltamos para outra Comunidade Autônoma, Aragão. Nesta área da Espanha encontramos o ternasco de Aragão. O ternasco é o cordeiro jovem, com em torno de 10 kg e que ainda se alimenta de leite materno e cereais. Por causa de sua juventude, é uma peça de carne muito macia, suculenta e saborosa.

O ternasco faz parte da nossa lista de alimentos saudáveis típicos da Espanha por causa do seu baixo teor de colesterol. Além disso, também possui uma grande quantidade de proteínas e vitaminas.

É uma carne indicada tanto para crianças quanto para adultos e pessoas que querem perder peso porque contém pouca gordura.

A maneira mais comum de preparar o ternasco é assando na brasa ou ao forno. Geralmente é acompanhado por batatas também assadas. Você também pode prepará-lo de outras maneiras, como faz com carnes no geral.

Espeto

O espeto é geralmente de sardinha

Para apresentar a última proposta, voltamos para o sul da Espanha, mais especificamente para Málaga. O espeto vem da palavra espetar e significa espetar o peixe. Como o nome sugere, para cozinhá-lo, o peixe é inserido em alguns espetos e colocado próximo ao fogo.

O mais comum é espetar sardinhas, mas também costuma ser feito com outros peixes, como por exemplo o dourado ou o robalo. Esta preparação também pode ser feita em um churrasco.

Embora sua elaboração pareça simples, prepará-lo na verdade é uma arte. As sardinhas são colocadas em um espeto com sal. Em seguida, o espeto é colocado perto da brasa para que assim cozinhe. Como você pode ver, é uma das maneiras mais naturais e saudáveis de comer peixe, pois contém apenas um pouco de sal.